Primeira reunião ibérica de cirurgia em Elvas a 27 de maio

A primeira reunião Ibérica de Cirurgia vai decorrer no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, no próximo sábado, dia 27.

Trata-se de um evento pioneiro, organizado pelo Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Santa Luzia de Elvas, e tem como tema central a Patologia Ano-Rectal Benigna.

O diretor do serviço de cirurgia do Hospital de Elvas, Miguel Ángel revela que “foi criada uma consulta específica, em Elvas, para fazer cirurgia com laser em hemorróidas e fístulas, daí vieram muitos médicos formar-se aqui, por isso fazemos esta reunião para trocarmos impressões sobre o que nós fazemos aqui, e também o que os outros médicos fazem nos hospitais, espanhóis e portugueses, onde trabalham”.

Este tipo de tratamento já existe, desde 2017, no Hospital de Santa Luzia, tendo começado com o tratamento de varizes, tendo sido um dos primeiros hospitais a realizar este tipo de cirurgia e, daí, começamos a publicitar esta cirurgia, para tratar hemorroidas e fístulas, que “é mais rápida e tem uma melhor recuperação”.

O médico Miguel Ángel revela que, em termos de benefícios, para o utente, esta cirurgia, no que diz respeito às hemorroidas dura cinco minutos, o doente sai no mesmo dia e o pós operatório não causa feridas, uma vez que é feito com laser”. Quanto ao tratamento para dores, a recuperação é melhor e mais rápida, e esta é uma cirurgia e pode ser repetida as vezes que forem necessárias”.

O diretor do serviço de cirurgia do Hospital de Elvas espera que esta primeira reunião ibérica traga “benefícios para o Hospital e para a população da cidade”.

 Com espaço para debate e apresentação de novas técnicas de intervenção, o evento tem início marcado para as 8.30 horas e é dedicado a profissionais de saúde. Durante a tarde, está ainda agendada uma visita guiada ao Forte da Graça.