U. Montemor ganha a Cabrela na despedida da Liga Elite

Neste domingo, 7 de maio, jogou-se a 22.ª jornada da Liga Elite, ou seja, a última jornada do campeonato, já com o título de Campeão atribuído ao Canaviais. A despedida do campeonato foi feita com o derby concelhio, onde o Grupo União Sport (GUS) recebeu no 1.º de Maio o Cabrela, que nos últimos jogos somava resultados muito interessantes, com vitórias diante Viana, Reguengos e Alcaçovense. Apesar de ser uma partida sem história, de final de época, o União venceu de forma tranquila e justa por 4-0, um resultado demasiado pesado para um Cabrela que em alguns momentos deu réplica. Neste jogo, João Guerra promoveu algumas alterações no 11 inicial, com destaque para o regresso de Marco Oliveira, após lesão, e a titularidade de Tiago Minhoca. Já no Cabrela, o treinador André Repolho, terminava um ciclo e fazia o seu último jogo no comando técnico deste emblema do concelho de Montemor-o-Novo. A partida não podia ter começado da melhor forma para o GUS, com Gonçalo Catalão, logo aos 4 minutos, a fuzilar para o golo inaugural da partida, aproveitando uma falha defensiva do Cabrela. Foi uma primeira parte algo estranha, com ambos os conjuntos a acumularem muitos erros individuais, mas com o União a ter mais oportunidades para ampliar o resultado, sendo a mais clara protagonizada por Thalison, que esbanjou de forma inacreditável, de baliza estava aberta, com guarda-redes adversário no chão. Já nos 5 minutos finais da 1.ª parte, o Cabrela assustou o União, a subir no campo, mas a bola saiu ao lado da baliza à guarda de Nuno Brás. Apesar de estar a ser uma partida pouco interessante, o União vencia ao intervalo de forma justa e demonstrava ser a melhor equipa.

Os segundos 45 minutos iniciaram-se com 4 alterações. João Guerra efetuou tripla substituição, com João Semedo, João Bugio e Bruno Machado a renderem Tiago Minhoca, Gonçalo Catalão e Marco Oliveira. Já no Cabrela, David Cruz foi rendido por Rodrigo Patoleia. Logo no 1.º minuto da 2.ª parte, o Cabrela aproximou-se mas o remate saiu por cima. O Cabrela, mantendo-se o resultado com vantagem magra para o GUS, mostrava-se afoito, crescia e tentava a sua sorte, com o União a ter também em contra-ataque chances para ampliar o resultado. Aos 60 minutos, André Repolho realiza dupla alteração, com Carlos Miguens e Gonçalo Charrua a entrarem para o lugar de Tomás Martins e João Diogo. Aos 62 minutos, quando o jogo continuava feio, Thalison remata na cara de Nuno Roque para o segundo da tarde. Aos 73 minutos, João Semedo marca o terceiro para o União, com o Cabrela a acusar algum cansaço. Entretanto, no União, saem Carlos Cassola, Guilherme Francisco e António Vicente, entrando para jogo Gonçalo Ambrósio, Tomás Silva e Sálio Ai Ai. Pouco depois, e no espaço de 2 minutos o Cabrela tem oportunidade para o seu golo de honra, mas não o consegue concretizar. No Cabrela, André Repolho esgotou as substituições, com João Piteira, Tiago Cabecinha e André Pires a renderem Nuno Roque, Fadista e Bernardo Lopes. Aos 88 minutos, Rodrigo Vicente, o melhor em campo, cruzou de régua e esquadro para Bruno Machado marcar o 4.º da tarde e fixar o resultado final em 4-0.

Resultados:

LIGA ELITE 22.ª jornada (última)
Gd Monte Trigo 0-1 Sp. Viana do Alentejo
Gr. União Sport 4-0 Casa Povo Cabrela
Atlético Reguengos 5-0 Lusitano Arraiolense
Portel 2-3 Canaviais
Arcoense 2-1 Estrela V. Novas
Alcaçovense 4-0 Redondense

Classificação Final:

Liga ELITE
1 GDR Canaviais 54
2 At. Reguengos 49
3 U. Montemor 49
4 Estrela Vendas Novas 38
5 Redondense 29
6 Alcaçovense 28
7 Arcoense 27
8 Sp. Viana 26
9 Monte Trigo 22
10 GD Portel 21
11 GD Cabrela 17
12 Arraiolense 10

Cipriano Madeira novo treinador dos seniores do Estrela de Vendas Novas

Embora ainda não anunciado oficialmente, a Rádio Nova Antena está em condições de confirmar de que Cipriano Madeira será o novo treinador da equipa Estrela de Vendas Novas, na próxima época.

Há 2 anos inativo, após a sua saída do comando técnico do Grupo União Sport, o treinador montemorense regressa aos bancos para orientar os seniores do Estrela de Vendas Novas, rendendo Paulo Mendes que já anunciou a sua saída do clube.
Quanto à restante composição da equipa técnica, esta ainda aguarda confirmação.

Quarto almoço convívio dos ex-militares de Elvas a 11 de junho

Os ex-militares do Centro de Instrução de Condutores Auto e do Regimento de Infantaria de Elvas promovem o seu quarto almoço convívio, no dia 11 de junho, a partir das 10.30 horas. O encontro conta com algumas atividades em parceria com a Câmara Municipal de Elvas, entre elas, uma visita ao Forte da Graça, marcada para as 11.30 horas.

João Coré, um dos organizadores do quarto almoço convívio, afirma que um dos grandes objetivos desta iniciativa é “recordar esta etapa da vida de cada militar e visitar a nossa linda cidade de Elvas”.

O convite, reforça João Coré, “estende-se aos familiares” de todos que forem participar no almoço convívio, reforçando que as famílias “estão sempre envolvidas e foram um grande apoio durante a vida militar”.

João Coré também reforça a importância deste evento ocorrer todos os anos na cidade de Elvas, por ser “uma cidade património da UNESCO com várias instituições militares”.

Para além do almoço, que está previsto para as 13.30 horas, o convívio também pretende levar os ex-militares aos lugares onde prestaram serviço, como o Museu Militar, e a “visitar alguns locais emblemáticos”, como a antiga Casa de Reclusão, o Quartel de São Paulo, a Casa das Barcas, e o Tribunal Militar.

As inscrições para este convívio podem ser feitas através dos contactos 961 406 842 ou 962 780 605.

Unidades de Saúde de Veiros e Evoramonte financiadas pelo PRR

A construção de duas novas unidades de Saúde em Veiros e Evoramonte, no concelho de Estremoz, vão receber financiamento no âmbito do PRR.

O presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, revela que estas unidades de saúde “serão financiadas a 100%, pelo PRR, pelo que é fundamental ter serviços de saúde em condições para dar resposta Às necessidades da população, sendo a saúde uma área prioritária nesta região”.

No total, o investimento é de 230 mil euros para cada unidade de saúde.

Lavre perde nos penaltis nas meias-finais do Inatel de Santarém

O Lavre terminou ontem, 6 de maio, a sua participação no campeonato do Inatel de Santarém, a jogar em casa, no Campo da Amoreira, as meias-finais do Inatel de Santarém, diante do Grupo Desportivo de Pontével.

Após um empate a 1 bola no tempo regulamentar, a decisão passou para a marcação de pontapés da marca de grande penalidade, com a vitória a sorrir para a formação forasteira por 1-4, que foi mais feliz, naquela que foi a 3.ª meia-final do Lavre perdida.

Forcados de Montemor vencem Barra de Ouro

Integrada na programação da Feira da Maio, realizou-se ontem, 6 de maio, na Praça de Touros de Montemor-o-Novo, uma Corrida de Touros que tinha, por um lado, o inédito mano a mano entre as dinastias Moura e Rouxinol, com os cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol, Miguel Moura e Luís Rouxinol Jr, e, por outro lado, a histórica competição da Barra de Ouro, entre os Forcados de Santarém, capitaneados por João Grave, e os Forcados de Montemor, capitaneados por António Pena Monteiro. Esta é uma “corrida que, na sua História, só dois Grupos têm o privilégio de pegar e apenas uma Praça de Toiros a recebe, a nossa”!

Numa corrida abrilhantada pela Banda da Carlista, fora lidados 6 imponentes touros da Ganadaria Fernandes de castro.

No final da Corrida, o júri constituído pelos Cabos do GFA de Lisboa, GFA de Vila Franca de Xira e GFA Aposento da Moita, decidiu de forma unanime que a Barra de Ouro seria atribuída ao GFA de Montemor!

“Super Mario Bros: O Filme” este domingo no Curvo Semedo

“Super Mario Bros: O Filme” é a proposta cinematográfica do Município de Montemor-o-Novo para este domingo, dia 7 de maio, às 15 horas, no cineteatro Curvo Semedo.

Sinopse: “Enquanto trabalham numa instalação subterrânea para reparar uma conduta de água, Mario e o seu irmão Luigi, dois canalizadores do bairro de Brooklyn, viajam para um mundo mágico através de um labirinto misterioso. Quando são separados, Mario inicia uma missão épica para se reencontrar com o irmão”.

Lusitano de Évora B bate Fazendas do Cortiço numa grande final da Liga AFE

Neste sábado, 6 de maio, às 17h00, no Campo Aliança do Povo Heróis do 25 de Abril, em Santana do Campo, teve lugar a Final da Liga AFE, entre Fazendas do Cortiço e Lusitano de Évora “B”. Frente a frente estiveram os emblemas que já haviam vencido as respetivas séries na fase regular, sendo que o Cortiço era, até esta final, a única equipa que não conhera o sabor da derrota. Já a jovem equipa do Lusitano apresentava-se como a formação com mais vitórias.
Tratou-se de um bom jogo, numa partida equilibrada, com muitos golos e resultado quase incerto até muito perto do final da partida. Ao intervalo registava-se um empate a duas bolas e no final do tempo regulamentar mantinha-se um empate no marcador mas a 3-3. Somente na 2.ª parte do prolongamento, nos últimos 5 minutos, surgiram os 2 golos da vitória do Lusitano de Évora B, com o marcador a fixar-se no 3-5, com o Lusitano a comemorar o título de Campeão da Liga AFE . A vitória poderia ter calhado a qualquer um dos emblemas, pois ambos deram tudo de si para alcançar a vitória, e não escandalizaria ninguém que o Fazendas do Cortiço, inclusivamente, tivesse vencido esta final.
Neste domingo, 7 de maio, às 15h00, a Bancada Desportiva da RNA, recebe a equipa do Fazendas do Cortiço, para um rescaldo de uma grande temporada.

GUS quer terminar campeonato com vitória frente ao Cabrela

João Guerra, treinador do GUS

Joga-se este domingo, 7 de maio, a 22ª e última jornada da Liga Elite da Associação de Futebol de Évora, com o título de Campeão já atribuído ao Canaviais.

A partir das 17 horas, o Grupo União Sport (GUS), em terceiro lugar, com os mesmos 46 pontos do segundo, o Atlético de Reguengos, recebe no Estádio 1º de Maio, o Cabrela, penúltimo classificado.

O treinador do GUS, João Guerra, espera algumas dificuldades, até porque os atletas castigados do Cabrela regressam neste jogo. De acordo com o treinador do União, um derby tem sempre “um resultado imprevisível”, considerando que a classificação “não traduz a qualidade” do plantel do Cabrela.

João Guerra diz ainda querer respeitar o adversário, mas conquistar os três pontos, de modo a fechar a Liga Elite com uma vitória. O treinador alvinegro não descura também que quer ter a equipa na máxima força para o jogo da meia-final da Taça.

O Cabrela, por sua vez, vem de uma vitória caseira por 3-2, diante do Alcaçovense, após estar a perder por 0-2. Este triunfo permitiu ao Cabrela festejar a manutenção na Elite.

Quanto à antevisão do derby com o GUS, o treinador do Cabrela, André Repolho, adianta que vão “mais tranquilos” pois já asseguraram a manutenção na Elite. O técnico quer que a sua equipa faça o que fez nos últimos jogos, prometendo dificultar a vida ao União, que certamente quer despedir-se dos seus adeptos com um bom jogo e resultado.

Livro “Laços da Liberdade” apresentado este domingo em Borba

O livro “Laços da Liberdade – com todos os sentidos”, da autoria de Filipa Almeida, é apresentado este domingo, dia 7 de maio, no Centro Cultural de Borba.

A apresentação da obra está marcada para as 16 horas e trata-se de uma coletânea de textos e poemas sobre o amor, as emoções e os sentimentos, sobre o prazer e as perdas, a vida, a imaginação, a reflexão e a construção de sentidos para a realidade.

Montemor: história mistura-se com ficção em novo ciclo temático da Comunidade de Leitores

A Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, tem a decorrer, até final de junho, o ciclo temático “História e Ficção”.

Trata-se, segundo Nuno Cacilhas, da Biblioteca Municipal, de uma iniciativa através da qual se procura “trabalhar romances”, em que “a história influencia a criação de personagens de ficção”.

A primeira sessão aconteceu no passado domingo, dia 30 de abril, na Casa das Letras, em Cabrela, com a apresentação de “A História de Roma”, de Joana Bértholo.

No próximo dia 25 de maio, pelas 18 horas, a Comunidade de Leitores vai abordar o romance histórico “O Rei Sombra”, numa sessão a decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Este ciclo termina a 29 de junho, com um serão literário dedicado ao romance histórico “Dona de Teresa de Távora – A Amante do Rei”, também na biblioteca municipal de Montemor-o-Novo, na presença da autora, a escritora Sara Rodi.

Jornalista montemorense Pedro Coelho distinguido com Prémio Mário Mesquita

O jornalista montemorense Pedro Coelho recebeu na passada quarta-feira, 3 de maio, o Prémio Mário Mesquita 2023, atribuído pela SPA – Sociedade Portuguesa de Autores.

Pedro Coelho integra o corpo redatorial da SIC e é professor auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Autor dos livros “Jornalismo e Mercado: Os Novos Desafios Colocados à Formação” e “A TV de Proximidade e os novos desafios do Espaço Público”, Pedro Coelho é um dos mais prestigiados repórteres de investigação do país.

Esta cerimónia foi transmitida em direto no facebook da SPA. Para ver aqui.