Neste domingo, 7 de maio, jogou-se a 22.ª jornada da Liga Elite, ou seja, a última jornada do campeonato, já com o título de Campeão atribuído ao Canaviais. A despedida do campeonato foi feita com o derby concelhio, onde o Grupo União Sport (GUS) recebeu no 1.º de Maio o Cabrela, que nos últimos jogos somava resultados muito interessantes, com vitórias diante Viana, Reguengos e Alcaçovense. Apesar de ser uma partida sem história, de final de época, o União venceu de forma tranquila e justa por 4-0, um resultado demasiado pesado para um Cabrela que em alguns momentos deu réplica. Neste jogo, João Guerra promoveu algumas alterações no 11 inicial, com destaque para o regresso de Marco Oliveira, após lesão, e a titularidade de Tiago Minhoca. Já no Cabrela, o treinador André Repolho, terminava um ciclo e fazia o seu último jogo no comando técnico deste emblema do concelho de Montemor-o-Novo. A partida não podia ter começado da melhor forma para o GUS, com Gonçalo Catalão, logo aos 4 minutos, a fuzilar para o golo inaugural da partida, aproveitando uma falha defensiva do Cabrela. Foi uma primeira parte algo estranha, com ambos os conjuntos a acumularem muitos erros individuais, mas com o União a ter mais oportunidades para ampliar o resultado, sendo a mais clara protagonizada por Thalison, que esbanjou de forma inacreditável, de baliza estava aberta, com guarda-redes adversário no chão. Já nos 5 minutos finais da 1.ª parte, o Cabrela assustou o União, a subir no campo, mas a bola saiu ao lado da baliza à guarda de Nuno Brás. Apesar de estar a ser uma partida pouco interessante, o União vencia ao intervalo de forma justa e demonstrava ser a melhor equipa.
Os segundos 45 minutos iniciaram-se com 4 alterações. João Guerra efetuou tripla substituição, com João Semedo, João Bugio e Bruno Machado a renderem Tiago Minhoca, Gonçalo Catalão e Marco Oliveira. Já no Cabrela, David Cruz foi rendido por Rodrigo Patoleia. Logo no 1.º minuto da 2.ª parte, o Cabrela aproximou-se mas o remate saiu por cima. O Cabrela, mantendo-se o resultado com vantagem magra para o GUS, mostrava-se afoito, crescia e tentava a sua sorte, com o União a ter também em contra-ataque chances para ampliar o resultado. Aos 60 minutos, André Repolho realiza dupla alteração, com Carlos Miguens e Gonçalo Charrua a entrarem para o lugar de Tomás Martins e João Diogo. Aos 62 minutos, quando o jogo continuava feio, Thalison remata na cara de Nuno Roque para o segundo da tarde. Aos 73 minutos, João Semedo marca o terceiro para o União, com o Cabrela a acusar algum cansaço. Entretanto, no União, saem Carlos Cassola, Guilherme Francisco e António Vicente, entrando para jogo Gonçalo Ambrósio, Tomás Silva e Sálio Ai Ai. Pouco depois, e no espaço de 2 minutos o Cabrela tem oportunidade para o seu golo de honra, mas não o consegue concretizar. No Cabrela, André Repolho esgotou as substituições, com João Piteira, Tiago Cabecinha e André Pires a renderem Nuno Roque, Fadista e Bernardo Lopes. Aos 88 minutos, Rodrigo Vicente, o melhor em campo, cruzou de régua e esquadro para Bruno Machado marcar o 4.º da tarde e fixar o resultado final em 4-0.
Resultados:
LIGA ELITE 22.ª jornada (última)
Gd Monte Trigo 0-1 Sp. Viana do Alentejo
Gr. União Sport 4-0 Casa Povo Cabrela
Atlético Reguengos 5-0 Lusitano Arraiolense
Portel 2-3 Canaviais
Arcoense 2-1 Estrela V. Novas
Alcaçovense 4-0 Redondense
Classificação Final:
Liga ELITE
1 GDR Canaviais 54
2 At. Reguengos 49
3 U. Montemor 49
4 Estrela Vendas Novas 38
5 Redondense 29
6 Alcaçovense 28
7 Arcoense 27
8 Sp. Viana 26
9 Monte Trigo 22
10 GD Portel 21
11 GD Cabrela 17
12 Arraiolense 10


Embora ainda não anunciado oficialmente, a Rádio Nova Antena está em condições de confirmar de que Cipriano Madeira será o novo treinador da equipa Estrela de Vendas Novas, na próxima época.
Os ex-militares do Centro de Instrução de Condutores Auto e do Regimento de Infantaria de Elvas promovem o seu quarto almoço convívio, no dia 11 de junho, a partir das 10.30 horas. O encontro conta com algumas atividades em parceria com a Câmara Municipal de Elvas, entre elas, uma visita ao Forte da Graça, marcada para as 11.30 horas.
A construção de duas novas unidades de Saúde em Veiros e Evoramonte, no concelho de Estremoz, vão receber financiamento no âmbito do PRR.
O Lavre terminou ontem, 6 de maio, a sua participação no campeonato do Inatel de Santarém, a jogar em casa, no Campo da Amoreira, as meias-finais do Inatel de Santarém, diante do Grupo Desportivo de Pontével.
Integrada na programação da Feira da Maio, realizou-se ontem, 6 de maio, na Praça de Touros de Montemor-o-Novo, uma Corrida de Touros que tinha, por um lado, o inédito mano a mano entre as dinastias Moura e Rouxinol, com os cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol, Miguel Moura e Luís Rouxinol Jr, e, por outro lado, a histórica competição da Barra de Ouro, entre os Forcados de Santarém, capitaneados por João Grave, e os Forcados de Montemor, capitaneados por António Pena Monteiro. Esta é uma “corrida que, na sua História, só dois Grupos têm o privilégio de pegar e apenas uma Praça de Toiros a recebe, a nossa”!
“Super Mario Bros: O Filme” é a proposta cinematográfica do Município de Montemor-o-Novo para este domingo, dia 7 de maio, às 15 horas, no cineteatro Curvo Semedo.
Neste sábado, 6 de maio, às 17h00, no Campo Aliança do Povo Heróis do 25 de Abril, em Santana do Campo, teve lugar a Final da Liga AFE, entre Fazendas do Cortiço e Lusitano de Évora “B”. Frente a frente estiveram os emblemas que já haviam vencido as respetivas séries na fase regular, sendo que o Cortiço era, até esta final, a única equipa que não conhera o sabor da derrota. Já a jovem equipa do Lusitano apresentava-se como a formação com mais vitórias.


O livro “Laços da Liberdade – com todos os sentidos”, da autoria de Filipa Almeida, é apresentado este domingo, dia 7 de maio, no Centro Cultural de Borba.
A Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, tem a decorrer, até final de junho, o ciclo temático “História e Ficção”.
O jornalista montemorense Pedro Coelho recebeu na passada quarta-feira, 3 de maio, o Prémio Mário Mesquita 2023, atribuído pela SPA – Sociedade Portuguesa de Autores.