Skip to content

Ana Abrunhosa garante que serão encontradas formas de financiamento para o Convento da Saudação

O Convento da Saudação recebeu esta sexta-feira, 28 de abril, a visita da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, depois de uma reunião de trabalho, levada a cabo, na Câmara Municipal.

Ana Abrunhosa considera a intervenção no Convento da Saudação, um momento nacional, “urgente” e assegura que serão encontradas “fontes de financiamento que queremos que sejam rápidas”.

O presidente da Câmara de Montemor, Olímpio Galvão revela que o objetivo desta reunião foi “avaliar a possibilidade de obter financiamento para a recuperação do Convento da Saudação, falamos de uma obra de mais de seis milhões de euros e que não pode ser enquadrada na verba que está entregue ao município, no âmbito do PT2030, que são sete milhões, e assim só esta obra ficava com todo o financiamento, daí estarmos a tentar encontrar soluções, neste que é mais um passo para isso”.

Olímpio Galvão recorda que o Convento da Saudação recebeu, anteriormente, financiamento no Fundo de Salvaguarda do Ministério da Cultura, de cerca de um milhão e 600 mil euros, e se agora não se fizer nada é esse dinheiro que se perde e também este património”.

São vários os projetos que o município tem para este local, nomeadamente “fazer o Centro Nacional de Artes Transdisciplinares, com residências artísticas, com o contributo do Espaço do Tempo, que está há mais de 20 anos, ali sediado, mas também um local de trabalho para o serviço municipal do património e de fruição turística para quem nos visita, porque queremos que seja um espaço aberto a todos”, remata Olímpio Galvão.

Município de Montemor-o-Novo que reuniu com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, com o objetivo de obter financiamento para a recuperação do Convento da Saudação.

Compartilhe este artigo: