EHT Portalegre capacita a região Alentejo para o turismo de percursos pedestres

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre inicia, já no próximo dia 28 de março, um programa de formação sobre a “Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo”. A iniciativa, inserida no programa Formação + Próxima, do Turismo de Portugal, procura, em parceria com os municípios da região Alentejo, dotar técnicos, profissionais de animação turística ou de alojamentos, dirigentes associativos, entre outros, de conhecimentos que contribuam para a melhor promoção do destino.

Depois do estabelecimento da rede, que aconteceu entre 2014 e 2018, a Entidade Regional de Turismo Alentejo sentiu, juntamente com as autarquias, a necessidade de capacitar o destino com pessoal formado para o tornar mais interessante e competitivo dentro do setor do turismo de natureza.

A formação “Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo” arranca, assim, no final deste mês. Com uma duração de 20 horas, o programa pressupõe um misto de aulas teórico/práticas, com o objetivo de capacitar os formandos nesta temática. A primeira ação de formação realiza-se entre os dias 28 e 30 de março, no Alvito e dirige-se, em particular, aos agentes dos concelhos de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira.

A ação de formação criada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre está disponível na Academia Digital do Turismo de Portugal e a inscrição é gratuita. O acesso pode ser feito a partir desta ligação.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Espetáculo “Peek-a-Boo” chega ao Cineteatro Curvo Semedo este domingo

“Peek-a-Boo” é o terceiro e último espetáculo trazido pela Theatron – Associação Cultural à Festa do Teatro, no âmbito do Contra-Regra – Mostra de Teatro Amador. Catarina Caetano apresenta o seu espetáculo a um público infantil e familiar no Cineteatro Curvo Semedo, este domingo, dia 26 de março, às 17 horas.

Sinopse: Mais de um quinto dos portugueses sofre de perturbação psiquiátrica de gravidade moderada ou ligeira. Em Portugal, temos 1 milhão e 668 mil ansiosos e 800 mil deprimidos. É muita gente avariada da corneta… Não sou expert no assunto, googlei!

Em dias cinzentos, em que tanto se fala de baboseiras e disparates, porque não pensar nisto? Mas não é para isto que aqui estamos… Ou será? Quem sois vós para apontar o dedo?

Eu comia macacos do nariz aos 13 anos, e ainda hoje durmo de luz acesa! Para não falar dos borbotos nos casacos de malha!

E tu? Jogas comigo?

Peek-a-Boo, um espetáculo sem grande sentido, carregado de sentimento, que pretende apenas espicaçar mentes… Antes isso que picar miolos!

O espetáculo tem a duração de 40 minutos e é classificado para maiores de seis anos.

Os bilhetes para o espetáculo estão disponíveis no Posto de Turismo e na BOL do Município.

Teatro Contra-Senso pisa o palco do Cineteatro Curvo Semedo este sábado

O Teatro Contra-Senso pisa o palco do Cineteatro Curvo Semedo este sábado, dia 25 de março, com a peça “Estamos Todos Aqui”, trazido pela Theatron – Associação Cultural no âmbito do Festival Contra Regra – Mostra de Teatro Amador, o espetáculo tem início às 21.30 horas.

“Estamos Todos Aqui” traduz-se num conjunto de experiências com a verdade: a cénica e a de cada um. Sendo um espetáculo, é um organismo vivo, e os seus intervenientes também. Sendo um espetáculo, usa palavras para se exprimir e oferece-lhes a sua importância óbvia, mas não mais do que a importância da experiência através delas.

Este é um espetáculo sobre a procura desta fronteira de equilíbrio, onde se atribui igual importância a cada um dos componentes deste binómio. Que tem isto a ver com teatro? Tudo.

A peça tem a duração de 80 minutos, é dedicado ao público em geral e é classificado para maiores de 14 anos.

Os bilhetes estão disponíveis na BOL do Município.

16ª jornada da Liga AFE disputa-se este fim de semana

Neste fim de semana, após os Oitavos de Final da Taça Distrito de Évora, regressa o Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Évora, com a 16ª jornada da Liga AFE. Os jogos este fim de semana, devido à mudança de hora, vão começar às 16 horas.

Na Liga da associação vai haver dois derbys do concelho de Montemor.

A equipa B do Grupo União Sport recebe este sábado o Estrela Escouralense. Gonçalo Teixeira, treinador do GUS B, assume que a sua equipa vem “de uma má série” e espera “um jogo extremamente difícil, diante do melhor ataque e da melhor defesa do Grupo B da Liga AFE”.

Já João Rolo, treinador do Escouralense, refere que apesar dos últimos resultados do GUS B “esta é uma equipa competente e foi das equipas que mais problemas causou ao Escoural até ao momento”.

Neste domingo, na presente jornada da Liga AFE, o Fazendas do Cortiço recebe o Cortiçadense. Fábio Regouga, treinador do Fazendas do Cortiço, afirma que “o objetivo é fazer um jogo competente para garantir os três pontos e o apuramento para a próxima fase”.

Já Mário Carrasco, treinador do Cortiçadas de Lavre, garante que “tudo aponta para que não compareça a esta partida”. Segundo o técnico do Cortiçadense “este tem sido um jogo muito difícil de preparar, já que a equipa do Cortiçadense tem dez jogadores que são militares, os quais estão a participar num exercício que decorre até meados da próxima semana”, pelo que existem, diz Mário Carrasco, “98% de hipóteses de faltarem ao jogo”.

Por sua vez o Foros de Vale de Figueira vai até ao CHE Morense. Pedro Pereira, treinador do Foros de Vale de Figueira, encara esta partida “como das mais difíceis”.

O Valenças recebe nesta jornada, no D. Manuel I, a formação do S. Pedrense.  Fábio Neves, treinador do Valenças, refere que a equipa “está determinada” e tem como único objetivo “vencer este jogo”.

Acompanhe, aqui na RNA, na Bancada Desportiva, entre as 15 horas e as 19 horas, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado dos jogos da Liga AFE e Liga Elite.

Liga Elite > 18.ª jornada
Alcaçovense – At. Reguengos
Montemor – Arcoense
Portel – Estrela Vendas Novas
Monte Trigo – Arraiolense
Sp. Viana – Cabrela 9h30
Canaviais – Redondense

Liga AFE > Grupo A> 16ª jornada
Estremoz 5-0 Vera Cruz (19/03)
O Calipolense – Tourega
Aguiar – Bencatelense
Oriolenses – Lusit. Évora B
Descansa: Borbense

Liga AFE > Grupo B>16ª jornada
Montemor B – Escouralense (25/3 – 15h00)
Valenças – S. Pedrense 10h
Fazendas do Cortiço – Cortiçadense 10h30/11h00
CHE Morense – Foros Vale Figueira 11h30
Descansa: Santana do Campo

Chaminés de Alandroal de Vítor Rosa em exposição até dia 31

Uma exposição de pintura, em aguarelas, dedicada às chaminés de Alandroal, da autoria de Vítor Rosa, está disponível para visita, até final deste mês, no Fórum Cultural e Transfronteiriço da vila.

Num trabalho que teve início em 2021, o pintor explica que com esta exposição, em que as obras serão posteriormente transformadas em postais, pretende-se criar um roteiro das chaminés do concelho, surgindo de uma proposta feita pelo presidente da Câmara, João Grilo.

“Comecei a fazer em 2021, tive um interregno e agora, em 2023, terminei, mas isto provavelmente continuará, porque não se esgotam aqui as chaminés do Alandroal. Há muitas a que eu ainda não tive acesso, mas já me referenciaram e continuarei”, explica o autor.

A mostra é composta por 32 pinturas, distribuídas por 20 molduras. Para além das várias telas, esta exposição conta ainda com uma pintura em acrílico sobre xisto: um trabalho que, segundo Vítor Rosa, iniciou nas escolas, nas aulas de Educação Visual.

A exposição de pintura “Chaminés de Alandroal”, inserida no âmbito do primeiro Festival do Peixe do Rio, e inaugurada a 4 de março, pode ser visitada até dia 31, no Centro Cultural e Transfronteiriço de Alandroal.

Horário de verão: relógio adianta uma hora esta madrugada

O horário de verão começa oficialmente nesta madrugada de sábado para domingo. Altura em que os relógios devem ser adiantados uma hora, ou seja, da uma para as duas da manhã.

Formos questionar os nossos ouvintes sobre o que pensam sobre esta mudança de hora e se preferem o horário de verão ou de inverno. Todas as pessoas que questionamos preferem o horário de verão, porque “se gasta menos luz”, as pessoas “andam menos depressivas”, “o dia é mais rentável”, “andamos mais bem-dispostos”.

Este é, assim, o dia mais curto do ano, onde desaparece uma hora em todos os relógios. A mudança do horário de inverno para o horário de verão é feita todos os anos sempre no último domingo de março.

Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 66 milhões de euros, saiu ontem, sexta-feira, 24 de março, a um apostador no estrangeiro.

O segundo prémio, de 126 mil euros, foi para seis apostadores, também fora de território nacional.

O terceiro prémio, de 25 mil euros contemplou sete apostadores, três deles com aposta registada em Portugal.

Já o quarto prémio, de 1.624 euros, saiu a 34 apostadores, seis com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 05 – 12 – 25 – 36 – 46 e pelas estrelas 06 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Cyril Barthe vence terceira etapa da “Alentejana” em Estremoz

Cyril Barthe conquistou ontem, sexta-feira, 24 de março, a terceira etapa da Volta ao Alentejo em Bicicleta, que ligou Vendas Novas a Estremoz, sendo o novo camisola amarela.

O corredor da equipa Burgos-BH passou a comandar a prova com sete segundos de vantagem sobre o anterior líder, Luke Lamperti  (Trinity Racing). Na longa reta que proporcionou um final de etapa muito rápido, Francisco Guerreiro (Efapel Cycling) terminou na segunda posição e Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) foi terceiro.

Este sábado, a “Alentejana” irá enfrentar uma etapa considerada Rainha pelas muitas contagens de montanha, entre Crato e Castelo de Vide.

A quilometragem é curta,148,2 quilómetros, compensada pelas dificuldades das subidas no Cabeço do Mouro (82,2 km), Serra de São Mamede (90,2 km), Porto da Espada (99,4 km), Marvão (108,2 KM) e Serra de São Paulo (128,8km). As Metas Volantes assinalam-se em Gáfete (42,3 km), Portalegre (79 km) e Castelo de Vide (126,5 km).