A exposição “Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição”, está patente no Núcleo Rural de Coruche.
“ Esta exposição Velhos são os trapos bordados, saber-fazer, arte e tradição, inaugurou a 10 de dezembro do ano passado, resultou da colaboração entre o Núcleo Rural e o Rancho Folclórico Regional do Sorraia e também de um protocolo que o Município de Coruche desenvolveu com os vários ranchos folclóricos em que mensalmente desenvolvemos no Núcleo Rural um conjunto de atividades com os ranchos. Ou seja, em cada mês um rancho folclórico do nosso concelho dinamiza este conjunto de atividades. E foi neste protocolo de colaboração com Rancho Folclórico Regional do Sorraia que surgiu esta oportunidade de criar esta exposição dedicada aos bordados de Coruche”, explica Susana Cruz, vereadora da Câmara de Coruche, sobre como foi organizada a mostra “Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição”.
A exposição traz consigo tradição e história, como revela Susana Cruz: “tem muito a ver com o espólio que este rancho folclórico tem, de bordados, e no fundo vem demonstrar que esta arte já tem raízes muito antigas no nosso concelho (Coruche), e que desde sempre, sobretudo as mulheres, sempre tiveram um grande carinho e dedicação em enfeitar, através dos bordados, as suas vestes. E esta exposição mostra a riqueza dos trabalhos feitos por estas mulheres, que faziam aos serões estes bordados pormenorizados, porque durante o dia trabalhavam no campo e à noite faziam esta arte, que era ensinada pelas amigas, vizinhas, mães, irmãs e avós”.
O Núcleo Rural de Coruche vai ter a intervenção de obras brevemente, e por isso, a mostra “Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição” alterou a data de exposição (até dia 30 de abril), ficando patente até estas obras começarem e o edifício do Núcleo fechar.
O Núcleo Rural de Coruche está aberto de terça a sexta-feira, das 14.30 horas até às 17 horas. Sábado e domingo das 9.30 horas até às 13 horas e das 14.30 até às 17 horas.