IPDJ com várias ações no Mês da Juventude em Évora

IPDJ

Março é o “Mês da Juventude” em Évora: uma iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com várias associações juvenis e outras entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Segundo o diretor regional do IPDJ no Alentejo, Miguel Rasquinho, este “é um mês inteiro com atividades direcionadas para os jovens e, obviamente, que o IPDJ Alentejo também promove aqui o seu programa”.

Com a sua ação, o IPDJ pretende “chegar a todos os públicos jovens”, desenvolvendo diversas atividades, entre elas, ações de sensibilização, sobretudo, nas escolas secundárias, mas também “ações de divulgação e promoção do voluntariado jovem.” Miguel Rasquinho destaca ainda a importância do programa “Cuida-te”, direcionado para a “promoção de saúde juvenil”.

Na próxima quarta-feira, 15 de março, o IPDJ promove um conjunto de ações de sensibilização sobre saúde juvenil, atividade física, direitos humanos, igualdade de género, bem como o projeto “Namorar com Fair Play”, com a Unidade Móvel “Cuida-te +”, entre as 10h30 e as 16h30, junto à Arena D’ Évora.

No dia 22, decorrerá um workshop sobre associativismo, entre as 10h30 e o meio-dia. Para o dia 28 está programada uma sessão de informação do programa “Conhecer para Agir”, entre as 17h30 e as 19h30.

Até final do mês, é ainda possível visitar a exposição “O Jardim dos Poetas”, na loja Ponto Já, a sede do IPDJ, em Évora, entre as 9h30 e as 17h30.

Município de Montemor-o-Novo visita empresas Logos e Inspecentro

O ciclo de visitas às empresas instaladas na Zona Industrial da Adua continua, desta vez, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Montemor, Olímpio Galvão, acompanhado por técnicos da autarquia e por Paula Martins, chefe de gabinete de apoio ao presidente.

Estas visitas têm como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pelas empresas, perspetivas futuras, dificuldades, para desta forma apoiar e dinamizar o tecido económico local.

No passado dia 9 de março foram visitadas as seguintes empresas:  Logos, Mosaicos e Artefactos em Betão, dedica-se à área de produção de mosaico hidráulico e conta atualmente com seis trabalhadores, e a Inspecentro, dedica-se à área de inspeção de Veículos Automóveis, e conta atualmente com seis trabalhadores.

Esta iniciativa insere-se no Programa Mor + Economia – desenvolver, empreender e inovar – contactos com Agentes Económicos.

Equipa de basquetebol do ACM em jornada das Mini Estrelas

O Pavilhão Municipal de Montemor-o-Novo acolheu mais uma jornada das Mini Estrelas, no passado dia 5 de março. Uma prova organizada pela Associação de Basquetebol do Alentejo para atletas Sub8 e Sub10. Mais de 70 atletas de sete equipas jogaram nesta jornada. A equipa do ACM marcou presença pela primeira vez esta época.

Na organização, o apoio de jovens atletas da equipa do ACM contribuíram como árbitros e oficiais de mesa.

Ainda no dia 5 de março houve tambémn o jogo de Sub16 masculinos frente ao vice campeão alentejano ASC/BV Reguengos Monsaraz. Pela primeira vez esta época, uma equipa do ACM apenas masculina competiu.

Já no passado sábado, dia 11 de março, em Sub14/16 femininos, o ACM participou em conjunto com o NS Vendas Novas com uma equipa feminina.

YouthFest na Arena d’Évora de 15 a 18 de março

O Festival YouthFest, inserido no Mês da Juventude de Évora, decorre entre os dias 15 a 18 de março, na Arena d’Évora, com diversas atividades para os jovens.

A realização deste festival, dedicado especialmente aos jovens estudantes, conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora, bem como das associações juvenis que pertencem à Universidade de Évora.

O festival que começa esta quarta-feira, dia 15, tem preparado o Geek Day (dia do orgulho nerd), um espetáculo de anime e um campeonato de counter-strike (CS).

Na quinta-feira, dia 16, o evento será dedicado a uma feira de associações de Évora, com um Arraial programado para o final do dia.

O fest day decorrerá no dia 17, sexta-feira, com os concertos noturnos de Valete e da dj Carolina Torres.

No sábado, último dia do festibval, durante a tarde, haverá uma exposição sobre ecléticos e elétricos. A animação musical noturna será dedicado à metal music, com os Gaiatos Infernais, Unera, Critical Hazard e Thrash Wall.

Escola de Música e Dança Ensemble MonteMor planeia várias atividades

A Escola de música e dança Ensemble MonteMor e, depois dos workshops que promoveu no passado mês de janeiro, tem já agendadas algumas atividades para os próximos meses.

Carlos Cruz, coordenador pedagógico desta instituição de ensino artístico, revela que “a partir de março estão planeadas as audições de instrumento, em que os alunos atuam ao sábado à tarde, sendo uma atividade aberta ao público em geral”. Já em abril, será celebrado o Dia Mundial da Dança e, “teremos algumas saídas com alguns grupos da escola, que ainda estão a ser agendadas e teremos também a nossa festa de final de ano”.

Ensemble MonteMor que tem já agendado para os próximos meses várias iniciativas, relacionadas com a música e dança.

Ovibeja já tem mais 10% de expositores inscritos que em 2022

A 39ª edição da Ovibeja, que se vai realizar de 27 de abril a 1 de maio, tem inscritos, a esta altura do ano, mais cerca de 10 por cento de expositores, comparativamente ao ano passado, muitos deles são entidades que pretendem participar pela primeira vez.

Ao encontro de todos os públicos-alvo, a Ovibeja é uma feira agrícola, dos sabores e aromas da terra, mas também um evento urbano, eclético, com atrativos para todos os gostos, que dá pontos na inovação, no ambiente de festa e de partilha. É uma montra e uma mesa de produtos agroalimentares de qualidade superior, de restaurantes de carnes certificadas de raças autóctones nacionais. A oferta do evento inclui concursos, exposições de gado, demonstrações equestres, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais, comércio. Integra ainda o 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, para o qual estão ainda a decorrer as inscrições até dia 24 de março.

A feira inclui uma vasta programação cultural com espetáculos e concertos, onde se destacam as famosas “ovinoites” que atraem milhares de jovens. Luís Trigacheiro, Quatro e Meia, Xutos e Pontapés, Bárbara Tinoco são apenas alguns dos pretextos para juntar os amigos e rumar a Beja. A 27 atua o bejense Luís Trigacheiro e o DJ Groove. A 28 o palco vai ser preenchido pelos Quatro e Meia e pelo DJ Nuno Luz (Rádio Comercial). A 29 de Abril os holofotes vão para os Xutos e Pontapés, seguido de DJ Ana Isabel Arroja (Rádio Comercial). A última noite da Ovibeja é entregue a Bárbara Tinoco e ao DJ Sek Mintendes (Rádio Comercial).

“Comunicar, Um Grande Desafio para a Agricultura” é o tema central da 39ª Ovibeja que convida a refletir sobre o que está em causa quando se fala de agricultura, agricultores, sustentabilidade, soberania alimentar, biodiversidade, Política Agrícola Comum, alterações climáticas, cultura urbana e cultura rural, informação e contrainformação.

A organização da Ovibeja é da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Mestre FIDE Bruno Martins é bicampeão nacional Sub20 em Rápidas

O mestre FIDE Bruno Martins da A.XAT Montemor-o-Novo venceu este fim de semana passado em Meirinhas (Pombal), o Campeonato Nacional de Sub-20 em Rápidas, com 7,5 pontos em nove possíveis, continuado a mostrar a sua raça no ritmo rápido, onde é ainda o Campeão Nacional  absoluto da modalidade.

José Guilherme Santos, o outro representante da A.XAT nos Sub-20 não teve uma prova ao seu nível, terminando em 6º lugar com seis pontos.

Torneio de kickboxing Interno da StoneBoysTeam este sábado

Torneio de kickboxing Interno da StoneBoysTeam decorre este sábado, no Pavilhão Gimnodesportivo de Montemor, a partir das 9 horas, onde terão lugar 30 combates de Light Kick, sem decisão, como forma de preparar o Campeonato Regional de Kickboxing.

A entrada é livre.

“Ambiente em FM”: CIMBAL em projeto de adaptação às alterações climáticas

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) integra o projeto europeu RESIST – “Regiões para Resiliência às Alterações Climáticas por meio da Inovação, Ciência e Tecnologia”, para demonstração de soluções inovadoras de adaptação às alterações climáticas e que envolve 56 parceiros de 15 países.

No edição desta semana do “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, explica que o RESIST “é um projeto de cinco anos, que surgiu da necessidade de tornar as regiões mais resilientes às alterações climáticas”. O projeto, adianta, “adotará uma nova estrutura prática na qual os caminhos de adaptação ao clima serão testados em regiões da UE com diferentes perfis socioeconómicos: Sudoeste da Finlândia, Dinamarca Central, Catalunha e Portugal Central e Baixo Alentejo”.

No projeto cada região “testará soluções de adaptação para cinco principais desafios climáticos: inundações, secas, ondas de calor, incêndios florestais e erosão do solo, e reunirá a sociedade civil, empresas, formuladores de políticas e a comunidade de investigadores para trabalhar em prol de sua resiliência futura”.

A edição desta semana do “Ambiente em FM” para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

Festival do Peixe do Rio é “uma aposta ganha”, garante João Grilo

Terminou ontem, domingo, 12 de março, a primeira edição do Festival Do Peixe do Rio, em Alandroal, depois de duas semanas em que o certame envolveu um vasto leque de atividades, quer gastronómicas, desportivas e culturais.

Para o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, esta primeira edição do festival foi “uma aposta ganha”, no sentido em que lançamos mais alguns desafios” e fazemos um balanço bastante positivo, quer em termos de visitantes, quer em participantes nas atividades desenvolvidas, os restaurantes estiveram cheios e tiveram até alguma dificuldade em gerir a procura”.

João Grilo adianta que um dos objetivos da autarquia era também envolver a comunidade, algo que também foi conseguido. Está aberto um caminho que queremos aprofundar, no sentido de envolver cada vez mais a comunidade, porque conseguimos levar o Peixe do Rio às escolas e conseguimos que as pessoas percebam que temos aqui um potencial não só de identidade cultural, mas também de desenvolvimento económico para o território”.

Questionado sobre se há aspetos a melhorar na próxima edição e também novidades, o presidente esclarece que é objetivo “avançar para um modelo complementar de Feira, aos restaurantes, ou seja ter um espaço com atividades económicas e tasquinhas, este ano ainda não foi possível, porque tem implicações financeiras significativas, e estamos num ano em que o município tem que refletir o aumento da inflação, mas o festival deste ano mostrou que faz sentido voltar a esse modelo, que existiu, antes da pandemia”.

Primeira edição do Festival do Peixe do Rio que terminou ontem, em Alandroal.

VII Semana da Bolota de Montemor está a decorrer até domingo

A VII Semana da Bolota de Montemor-o-Novo, está a decorrer até domingo, 19 de março. Esta iniciativa afigura-se, não só, mas também, como uma mostra dos sabores caraterísticos do concelho, com especial foco na bolota, o fruto do montado.

“O mais importante nesta semana é centralizarmos a utilização da bolota para consumo humano, que é consumida há muitos anos por nós humanos. A bolota é um produto alimentar completamente adaptado da nossa região e o que nós celebramos esta semana é consumo da bolota e a saber usa-lo, com experiências gastronómicas”, afirma Alfredo Sendim, proprietário do Montado do Freixo do Meio, sobre o objetivo desta Semana da Bolota.

Existe cada vez mais pessoas a utilizar a bolota para benefício da economia “em composta e doçarias, por isso, a bolota é um alimento universal e temos que saber o preservar”, explica ainda Alfredo Sendim.

São 5 padarias aderentes (Padaria Alfredo Justino, Padaria Almansor, Padaria Almodôvar & Irmão, Padaria Pãezinhos Doces e Padaria do Freixo do Meio), 5 pastelarias que se associaram ao evento (Pastelaria Almodôvar & Irmão, Pastelaria Caproi, Pastelaria Estudantil, Pastelaria 4 Bicas e Pastelaria D. Queijada) e 21 restaurantes (Adega, A Pintada, A Ribeira, Cantina da Cabana dos Bois do Montado do Freixo do Meio, Feito ao Gosto Hamburgueria Steak House, Manuel Azinheirinha, Maçã, O Arado, O Bacalhau, O Chouriço, O Cortiço, O Leilão, Pátio dos Petiscos, Petiscaki, Pôr-do-Sol, Quinta da Nora, Raiz e Tradição, São Cristóvão, Santos, Sem Moengas e Tasquinha Ai-Ai). “São cada vez mais os estabelecimentos a juntarem-se, estes são apenas os que estão no concelho de Montemor. Nós aqui no Montado do Freixo do Meio, mandamos bolota para países do estrageiro, como por exemplo, a Suíça, Alemanha e Holanda”, revela proprietário do Montado do Freixo do Meio.

A Montado do Freixo do Meio vai ter em destaque até sexta-feira o hambúrguer de bolota e esta quarta-feira a população vai ter a oportunidade de provar o cozido de bolota.

Quem promove esta semana dedicada à bolota é a Câmara Municipal de Montemor e, por isso, o vereador da Câmara de Montemor, António Pinto Xavier explica que esta semana é uma conjunção entre o montado e a bolota com “os sabores e os saberes associados ao montado e ao seu fruto”.

VII Semana da Bolota está a decorrer até domingo, dia 19 de março, com 5 padarias, 5 pastelarias e 21 restaurantes aderentes.

O programa para esta semana:

15 de março

“Os Caminhos da Bolota”
Org: Montado do Freixo do Meio
Horário – 14 horas às 16 horas
Local: Montado do Freixo do Meio
Número mínimo de participantes: 5
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias para visitas@herdadedofreixodomeio.pt ou para telemóvel 266877136

17 de março

Bolotas – Histórias na Biblioteca e Atelier de costura
Org: CMMN
Local Biblioteca Municipal Almeida Faria
Horario:18 horas

Durante a Semana

Exposição permanente – Tela Coletiva A Bolota
Local: Mercado Municipal Montemor-o-Novo

Espaço “A Bolota nos Livros”
Biblioteca Municipal Almeida Faria

Outras Atividades – Exclusivas para Utentes

14 de março

Lanche – Biscoitos de Bolota
Org: Centro Social e Paroquial de Santo António de Lavre (Creche)

Atelier de culinária com os utentes -confeção de compota de bolota
Org: Associação o Sobreiro

15 de março

Atelier de Culinária confecionado pelos utentes – Pão de Bolota com Chouriço
Org: Comunidade Sócio – Terapêutica Casa João Cidade

Oferta de frasquinhos de compota de bolota leitura de um conto sobre a Bolota e a Azinheira; elaboração de quadras alusivas à Bolota (atividades conjuntas com entidade parceira)
Org: Associação o Sobreiro

16 de março

Lanche – Bolo de Bolota
Org: Centro Social e Paroquial de Santo António de Lavre (ERPI e Centro de Dia)

15 detenções efetuadas pela GNR de Évora durante o fim de semana

15 detenções foram efetuadas pelo Comando Territorial de Évora da GNR, durante o fim de semana, de dia 10 a 12 de março. Destas detenções 14 foram em flagrante delito, sendo nove pelo crime de condução em estado de embriaguez, duas pelo furto de metais não preciosos, uma pelo crime de tráfico de estupefacientes, uma pelo crime de detenção ao tráfico de armas proibidas e outra pelo crime de condução sem habilitação legal. Foi ainda dado cumprimento a mandato de detenção para cumprimento de pena.

Foram registados, este fim de semana, 14 acidentes de viação, sendo oito colisões e seis despistes. Destes sinistros resultaram oito feridos leves e danos materiais.

Foi ainda registado um incêndio urbano na localidade de Redondo, em anexo de habitação, do qual resultaram danos em arca congeladora.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 31 ocorrências, sendo 12 crimes contra o património, nove contra a vida em sociedade, sete crimes contra as pessoas e três crimes previstos em legislação avulsa.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 113 infrações à legislação rodoviária, dez à legislação ambiental e quatro à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake.

Inscrições abertas para a “Médis Corrida Sempre Mulher” até esta segunda-feira

“Médis Corrida Sempre Mulher” vai decorrer no dia 16 de março, no Ciborro, às 9 horas.

Para participar na caminhada pelas ruas da freguesia, basta adquirir o kit de participação, no valor de 12 euros, e inscrever-se na Junta de Freguesia do Ciborro até esta segunda-feira, dia 13 de março.

O kit contém uma t-shirt rosa, um saco mochila, um dorsal e uma barra de cereais.

5.ª sessão “StartUP Convida…” com o tema “Mulheres Empreendedoras”

A 5.ª sessão “StartUP Convida” vai decorrer dia 24 de março no Edifício startUP Montemor-o-Novo® localizado na Zona Industrial da Adua, pelas 18.30 horas.

Esta sessão será dedicada ao tema “Mulheres Empreendedoras em Montemor-o-Novo” e contará com a presença de três convidadas: Anabela Jorge, promotora do projeto Id Velit – Natural Cosmetics, Célia Macedo, promotora do projeto Célia Macedo Ceramics, e  Teresa Paiva neurologista, especialista em medicina do sono e promotora do projeto Sleep & Nature Hotel.

Este será um momento informal de partilha de experiências, entre convidadas e participantes, dando a conhecer projetos interessantes e desenvolvidos no concelho, focando nos percursos pessoais e profissionais de três mulheres empreendedoras.

Esta iniciativa é organizada pela incubadora de empresas startUP Montemor-o-Novo®.

As inscrições podem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível ou através de contacto telefónico para 266 898 111.