A VII Semana da Bolota de Montemor-o-Novo, está a decorrer até domingo, 19 de março. Esta iniciativa afigura-se, não só, mas também, como uma mostra dos sabores caraterísticos do concelho, com especial foco na bolota, o fruto do montado.
“O mais importante nesta semana é centralizarmos a utilização da bolota para consumo humano, que é consumida há muitos anos por nós humanos. A bolota é um produto alimentar completamente adaptado da nossa região e o que nós celebramos esta semana é consumo da bolota e a saber usa-lo, com experiências gastronómicas”, afirma Alfredo Sendim, proprietário do Montado do Freixo do Meio, sobre o objetivo desta Semana da Bolota.
Existe cada vez mais pessoas a utilizar a bolota para benefício da economia “em composta e doçarias, por isso, a bolota é um alimento universal e temos que saber o preservar”, explica ainda Alfredo Sendim.
São 5 padarias aderentes (Padaria Alfredo Justino, Padaria Almansor, Padaria Almodôvar & Irmão, Padaria Pãezinhos Doces e Padaria do Freixo do Meio), 5 pastelarias que se associaram ao evento (Pastelaria Almodôvar & Irmão, Pastelaria Caproi, Pastelaria Estudantil, Pastelaria 4 Bicas e Pastelaria D. Queijada) e 21 restaurantes (Adega, A Pintada, A Ribeira, Cantina da Cabana dos Bois do Montado do Freixo do Meio, Feito ao Gosto Hamburgueria Steak House, Manuel Azinheirinha, Maçã, O Arado, O Bacalhau, O Chouriço, O Cortiço, O Leilão, Pátio dos Petiscos, Petiscaki, Pôr-do-Sol, Quinta da Nora, Raiz e Tradição, São Cristóvão, Santos, Sem Moengas e Tasquinha Ai-Ai). “São cada vez mais os estabelecimentos a juntarem-se, estes são apenas os que estão no concelho de Montemor. Nós aqui no Montado do Freixo do Meio, mandamos bolota para países do estrageiro, como por exemplo, a Suíça, Alemanha e Holanda”, revela proprietário do Montado do Freixo do Meio.
A Montado do Freixo do Meio vai ter em destaque até sexta-feira o hambúrguer de bolota e esta quarta-feira a população vai ter a oportunidade de provar o cozido de bolota.
Quem promove esta semana dedicada à bolota é a Câmara Municipal de Montemor e, por isso, o vereador da Câmara de Montemor, António Pinto Xavier explica que esta semana é uma conjunção entre o montado e a bolota com “os sabores e os saberes associados ao montado e ao seu fruto”.
VII Semana da Bolota está a decorrer até domingo, dia 19 de março, com 5 padarias, 5 pastelarias e 21 restaurantes aderentes.
O programa para esta semana:
15 de março
“Os Caminhos da Bolota”
Org: Montado do Freixo do Meio
Horário – 14 horas às 16 horas
Local: Montado do Freixo do Meio
Número mínimo de participantes: 5
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias para visitas@herdadedofreixodomeio.pt ou para telemóvel 266877136
17 de março
Bolotas – Histórias na Biblioteca e Atelier de costura
Org: CMMN
Local Biblioteca Municipal Almeida Faria
Horario:18 horas
Durante a Semana
Exposição permanente – Tela Coletiva A Bolota
Local: Mercado Municipal Montemor-o-Novo
Espaço “A Bolota nos Livros”
Biblioteca Municipal Almeida Faria
Outras Atividades – Exclusivas para Utentes
14 de março
Lanche – Biscoitos de Bolota
Org: Centro Social e Paroquial de Santo António de Lavre (Creche)
Atelier de culinária com os utentes -confeção de compota de bolota
Org: Associação o Sobreiro
15 de março
Atelier de Culinária confecionado pelos utentes – Pão de Bolota com Chouriço
Org: Comunidade Sócio – Terapêutica Casa João Cidade
Oferta de frasquinhos de compota de bolota leitura de um conto sobre a Bolota e a Azinheira; elaboração de quadras alusivas à Bolota (atividades conjuntas com entidade parceira)
Org: Associação o Sobreiro
16 de março
Lanche – Bolo de Bolota
Org: Centro Social e Paroquial de Santo António de Lavre (ERPI e Centro de Dia)