Alandroal com várias iniciativas este fim de semana, no âmbito do Festival do Peixe do Rio

Um percurso pedestre pelas margens do Alqueva, seguido de uma caldeta para todos, na aldeia de Rosário, são algumas das propostas para este fim de semana, em Alandroal, inseridas no Festival do Peixe do Rio.

João Grilo, presidente da Câmara revela que haverá também “mercado de rua, assim como atividades desportivas este sábado, 11 de março, haverá o roteiro do petisco que passará pelos 14 estabelecimentos, para petiscar, sendo este um momento de convívio muito interessante”.

Já este domingo, 12 de março, decorre uma caminhada pelas margens do Alqueva, às 8 horas, que culmina com um convívio, na aldeia do Rosário, onde depois será servida uma caldeta a todos”.

Festival do Peixe do Rio, em Alandroal que termina este domingo, sendo que este fim de semana são várias as iniciativas a decorrer.

Novo episódio do podcast “Descomplicar a Juventude” este sábado

O oitavo episódio da segunda temporada do podcast “Descomplicar a Juventude” vai ter lugar este sábado no Facebook do Município de Montemor-o-Novo e no Youtube e Spotify do podcast Descomplicar a Juventude, às 11.30 horas.

Neste episódio, Eduardo e João colocaram a câmara e o tripé na mala e partiram em gravações fora do estúdio. Pelo caminho, encontraram quatro convidados que tratam o desporto por ‘tu’. De dia, conheceram a Sónia (futsal) e o Gonçalo (ténis). À noite, e para relaxar depois de um dia agitado, conheceram o Fernando e a Luísa (yoga). Uma série de desportistas que convidam a sair de casa, sozinho ou com amigos, a experimentar as mais diversas atividades desportivas.

Montemor: Ana Galvão modera mesa redonda sobre “Empoderamento Feminino”

Está marcado para este sábado, dia 11 de março, em Montemor-o-Novo, uma conversa sobre “Empoderamento Feminino”, resultante das comemorações do Dia Internacional da Mulher, do Município e de São João de Deus.

Programada para as 16 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, esta mesa redonda conta com a participação das designers Clara Não e Telma Barrelas, da escritora Cláudia Lucas Chéu, da atriz Maria Caetano Vilalobos e da professora Vitalina Roque Sofio.

A sessão será moderada pela radialista Ana Galvão (na imagem).

Montemor celebrado em Vila Real de Santo António no dia das quatro cidades

Montemor-o-Novo é celebrado em Vila Real de Santo António este sábado.

Terão lugar as comemorações conjuntas do 35.º Aniversário de elevação a cidade das “Quatro Cidades” (Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António), e do 29.º Aniversário do projeto educativo “À Descoberta das quatro Cidades”.

Universidade de Évora atribui Honoris Causa ao Arquiteto Carrilho da Graça

A Universidade de Évora (UÉ) vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa ao arquiteto João Luís Carrilho da Graça, numa cerimónia agendada para o dia 16 de março de 2023, pelas 15 horas, na sala dos Actos do Colégio Espírito Santo da UÉ.

O discurso laudatório está a cargo de Jorge Araújo, professor e antigo Reitor da Universidade de Évora que é patrono da distinção, conjuntamente com o arquiteto Siza Vieira.

Inicialmente marcada para o dia 13 de dezembro a cerimónia foi adiada devido às condições meteorológicos ocorridas em Lisboa e aos constrangimentos que se lhe associam. Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da UÉ, justifica a outorga “pela genialidade que Carrilho da Graça imprime em todos os seus trabalhos, caracteristicamente com forte relação com os territórios”, o que, para a Reitora, “diz muito sobre a sua personalidade e a relevância que, desde cedo, tem assumido na Arquitetura em Portugal e além-fronteiras”.

Considerando-o “figura ímpar” no panorama cultural, concretamente na área da arquitetura, “o arquiteto Carrilho da Graça procura nos seus trabalhos oferecer-nos algo de novo, experimentando soluções inovadoras que nos desafiam”, como é exemplo a junção de cortiça e betão na obra do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, recentemente considerado o “Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa”, prémio atribuído pelos World Cruise Awards.

A Reitora da Universidade de Évora realça ainda a “forte ligação de Carrilho da Graça à Universidade de Évora e à região do Alentejo, de onde é natural (Portalegre). Foi professor e diretor do Departamento de Arquitetura e impulsionador do Programa de Doutoramento em Arquitetura. Mais recentemente, projetou o novo edifício do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PACT), em Évora. Estes são apenas alguns argumentos que motivaram a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora ao Arquiteto Carrilho da Graça, que em abril deu a conhecer os mais de 40 anos de trabalho e percurso profissional, através da exposição “Flashback", composta dez obras selecionadas, patente na Casa de Arquitetura em Matosinhos.

A este respeito, a arquiteta Marta Sequeira, curadora da exposição Flashback/Carrilho da Graça, incluído no Catálogo da exposição, que refere também este sugestivo título e o relaciona com a obra e praxis do Arquiteto João Luís Carrilho da Graça, sublinha que o título Flashback “remete naturalmente para um carácter antológico, mas a recapitulação do trabalho de Carrilho da Graça forma, ao mesmo tempo, um naipe de alianças instrumentais para o futuro da Arquitetura. Além de conservar a presença do que foi feito, esta exposição, tal como o catálogo que a acompanha, traz igualmente a promessa de tudo o que está por fazer. Chegados ao fim do percurso expositivo, e fazendo o trajeto inverso, ou chegados ao fim da leitura deste catálogo, e folheando-o de trás para a frente, estaremos, como no título do livro de artista de Lawrence Weiner, «WITHIN FORWARD MOTION».”

João Luís Carrilho da Graça é licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, autor de projetos em Portugal, Espanha, França, Chipre, Itália, Suíça, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Áustria, Hungria, Finlândia, Egipto, Brasil e Estados Unidos da América.

À sua obra foram atribuídos diversos prémios, entre os quais, prémio secil de arquitectura (1994); prémio valmor (1998, 2008, 2010, 2017, menção em 1993, 2007, 2013); prémio fad ibérico (1999); prémio bienal internacional da luz – luzboa (2004); prémio piranesi – prix de rome (2010); prémio internacional de arquitectura sacra frate- sole (2012); prémio bienal ibero americana de arquitectura e urbanismo (2012); prémio bienal internacional de arquitectura de buenos aires (2018); prémio leon battista alberti do politecnico di milano, mantova (2018); prémio arpafil, guadalajara, méxico (2018.

Professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa entre 1977 e 1992 e, posteriormente, entre 2014 e 2019; fundador e coordenador do curso de arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa, entre 2001 e 2010; Professor no departamento Arquitectura da Universidade de Évora entre 2005 e 2013; diretor de 2005 a 2010; fundador, na mesma instituição, do programa de doutoramento em Arquitectura do qual foi coordenador e docente entre 2011 e 2013; professor, entre outras instituições internacionais, na Universidade de Navarra entre 2005 e 2015; na Cornell University, New York, em 2015; na Haute École du Paysage, d’ingénierie et d’architecture de Genève, em 2019; da cátedra unesco Leon Battista Alberti do campus de Mantova do Politecnico di Milano de 2017 a 2019; actualmente Professor na Accademia di Architettura da Università della Svizzera Italiana, em Mendrisio.

Mês do Teatro em Campo Maior com espetáculos para todos os gostos

Em Campo Maior, março é Mês do Teatro e durante todo o mês não vão faltar propostas de espetáculos, para miúdos e graúdos.

De toda a programação, a vereadora no Município de Campo Maior, São Silveirinha (na imagem), destaca, por um lado, a peça “Monólogos da Vagina”, que servirá para assinalar o Dia Internacional da Mulher, bem como uma peça de comemoração dos 45 anos da carreira literária do escritor campomaiorense Fernando Fitas. A aposta da Câmara Municipal neste evento, diz ainda, volta a ser “muito forte”.

São Silveirinha revela ainda que é sempre um objetivo da autarquia, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, aproximar os mais novos das artes. “Nós pensamos que, realmente, a educação pela arte é uma grande aposta, até porque nós estamos prestes a assinar o Protocolo do Plano Nacional das Artes. Que esta parceria, com o Agrupamento de Escolas, seja cada vez mais forte, para levarmos os nossos alunos a todas estas dinâmicas das artes, seja teatro, a música, a dança, seja o que for”, assegura.

Este sábado, dia 11, às 21h30, Teresa Guilherme, Marta Andrino e Melânia Gomes sobem ao palco com os “Monólogos da Vagina”. Até final do evento, há ainda para assistir “Uma História Lusitana”, no dia 17; “Sementeira”, no dia 18; “Egresso ao Passado”, no dia 19; e, por fim, “O Sítio do Picapau Amarelo”, a 26 de março.

Espetáculo “Memórias de uma Falsificadora” no Cineteatro Curvo Semedo este sábado

O espetáculo “Memórias de uma Falsificadora” vai ter lugar no Cineteatro Curvo Semedo, este sábado, às 17 horas. Nesta peça de teatro entra em cena Catarina Requeijo e Joaquim Horta. O espetáculo tem acolhimento Artemrede.

“Memórias de uma Falsificadora” evoca a vida de Margarida Tengarrinha, sobretudo o longo período em que viveu na clandestinidade (1954-1974). O seu trabalho como falsificadora, a mudança constante de casa e de identidade, a morte do companheiro José Dias Coelho, brutalmente assassinado pela PIDE, a separação das filhas, o isolamento da família e dos amigos. Numa relação de grande proximidade com o público, recorrendo a artefactos muito simples, uma atriz – habituada a fazer-se passar por outras pessoas – recria os passos mais importantes do percurso de Margarida e dá voz à perspetiva das mulheres sobre a vida na clandestinidade. Uma vida cheia de privações, mas que ainda assim, a autora considera uma vida feliz, plena de sentido.

O espetáculo tem a duração de 60 minutos, é dedicado ao público em geral e é classificado para maiores de 12 anos.

Os bilhetes estão disponíveis no Posto de Turismo e na BOL do Município.

Assembleia Geral Ordinária do Lar dos Pequeninos vai reunir a 13 de março

Assembleia Geral Ordinária do Lar dos Pequeninos de Montemor-o-Novo vai reunir no próximo dia 13 de março, pelas 18 horas, na sua sede na Rua D. Nuno Álvares Pereira.

De acordo com a ordem de trabalhos, vai ser discutida a aprovação e votação da Conta de Gerência referente ao ano de 2022 e outros assuntos.

Se à hora indicada não estiverem presentes mais de metade dos seus associados, a Assembleia Geral reunirá 30 minutos depois, com todos os sócios presentes.

Avis “viaja” no tempo com Feira Medieval Ibérica em maio

Arquivo

“D. João I – Entre a religiosidade e a devoção, a causa e a ação” é o tema da edição deste ano da Feira Medieval Ibérica de Avis, que decorre entre os dias 12 a 14 de maio, no centro histórico da vila.

Neste evento destacam-se as recriações históricas de episódios associados à Ordem Militar de S. Bento de Avis, uma das mais importantes Ordens Militares da História de Portugal. Esta edição representa o período entre 1372 e 1421, onde são descritas as guerras e batalhas, os atos de fé, as celebrações, as quezílias da Corte, esconjuros e perseguição às bruxas e muito mais.

Numa experiência imersiva, a Feira Medieval Ibérica será uma verdadeira viagem aos tempos medievais, onde se pode assistir a cortejos, lutas de armas a cavalo, encenações, danças e teatros de fogo. É ainda possível degustar os sabores tradicionais e dançar ao som dos ritmos medievais. A entrada do evento será gratuita.

Festival do Peixe do Rio do Alandroal com várias propostas este fim de semana

O Festival do Peixe do Rio do Alandroal vai a meio e não faltam motivos de interesse para uma visita ao concelho até ao próximo domingo, dia 12.

Os 14 restaurantes aderentes em todo o concelho apresentam uma oferta diversificada de pratos de peixe do rio que vai dos mais tradicionais aos mais contemporâneos. Barbo, carpa, lúcio-perca, achigã e outras espécies menos frequentes dão lugar a uma grande diversidade de propostas.

Além das propostas gastronómicas nos restaurantes, pode contar com uma feira de produtos tradicionais na Praça da República, no sábado e no domingo, antes da hora do almoço e durante toda a tarde.

No sábado, dia 11, realiza-se o “Roteiro do Petisco”, um circuito por 13 locais diferentes para petiscar peixe do rio, contactar com as tradições, conversar com os locais e os chefes convidados e onde não falta animação musical. O circuito arranca às 09 horas e exige inscrição prévia.

Ainda no sábado, há uma prova de longa distância de BTT organizada pelo Clube de Natureza de Alvito e o Torneio de FIFA organizado pelo Centro Cultural de Alandroal.

No domingo, dia 12, realiza-se a caminhada “Nas Margens de Alqueva”, com “Caldeta para Todos” de entrada livre, na aldeia do Rosário. Também no domingo, há uma Prova de Sprint BTT urbano e o Concurso de Pesca Desportiva que já vem sendo tradição, organização da Associação de Pesca “Os Marujos”

Não faltam motivos de interesse gastronómico, cultural e desportivo para visitar o Alandroal até ao final do festival.

Exposição “Um Mês. Uma História”- A Simbologia da Heráldica Municipal até 31 de março

Está patente a exposição “Um Mês. Uma História” – A Simbologia da Heráldica Municipal, no Arquivo Municipal, o Dia do Município celebra-se ao longo de todo o mês de março.

Esta é uma oportunidade para a população conhecer um pouco mais acerca dos símbolos e da história do concelho de Montemor-o-Novo.

As visitas são gratuitas e pode visitar a exposição no Arquivo Municipal de segunda a sexta-feira das 10 horas às 12.30 horas e das 14 horas às 18 horas.

Homem e mulher detidos em Alandroal por tráfico de droga

Um homem de 39 anos e uma mulher de 51 foram detidos pela GNR, na passada quarta-feira, 8 de março, por tráfico de estupefacientes, no concelho do Alandroal.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares do Posto Territorial de Alandroal e do Núcleo de Proteção Ambiental de Reguengos de Monsaraz detetaram “uma viatura num local ermo e dois indivíduos a efetuar pesca lúdica no período noturno, pelo que procederam à sua abordagem. No decorrer da ação policial, foi efetuada uma revista pessoal de segurança e uma busca ao veículo, tendo sido detetado produto estupefaciente”, revela a GNR em comunicado.

No decorrer das diligências policiais foram apreendidas 23,4 doses de liamba e ainda 200 euros em numerário. Foram, ainda, elaborados dois autos de contraordenação: “um por exercício da pesca sem a respetiva licença e outro por falta de registo de canídeo”.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetido ao Tribunal Judicial de Redondo.

DECO esclarece sobre os juros remuneratórios

Quando alguém vai pedir um empréstimo para compra de casa e lhe é concedido um crédito à habitação, o valor pedido terá de ser reembolsado num determinado prazo, em prestações mensais que incluem capital e juros.

Na edição desta semana da DECO a jurista Ana Sofia Baptista explica que “o capital que o banco concede está sujeito ao juro remuneratório, isto é, o consumidor terá que devolver não só o montante do capital que pediu, mas pagar também um juro ao banco que constitui o preço a pagar por aquele crédito. Estes juros servem então como forma de remunerar o banco pelo capital concedido em empréstimo num determinado período de tempo”, explica.

Quando o consumidor acabar de pagar o empréstimo “terá pago o montante solicitado para a compra da casa acrescido dos juros remuneratórios, que são os juros que incidem sobre o capital em dívida, dentro de uma taxa de juro acordada, ou seja, a TAM”, clarifica Ana Sofia Baptista

Caso o consumidor entre em incumprimento ou a demore a pagar no prazo estipulado “entrará em mora ficando sujeito a juros moratórios”, elucida a jurista da DECO Alentejo.

Quando é que juros remuneratórios aparecem na vida dos consumidores, é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, que pode ouvir no podcast abaixo:

Quinzena Gastronómica do Porco até domingo em Arronches

Começou na passada sexta-feira, dia 3 de março, mais uma edição da Quinzena Gastronómica do Porco de Arronches.

Esta iniciativa do Município de Arronches, que já conta com seis edições, em parceria com os empresários locais, aproveita para inaugurar a calendarização sob a marca ‘Arronches com Sabor – Cozinha com Alma’, agendados para 2023.

Até domingo, dia 12 de março, há uma vasta diversidade de iguarias para desfrutar, tais como Miolada com carne de porco preto, Bacorinho, Hambúrguer pode-se desfrutar de uma vasta diversidade de iguarias à Cultural, Bochechas de porco confitadas com cogumelos silvestres, espinafres e castanhas, Rins de porco grelhados, Pezinhos de coentrada, Terra à mesa de porco preto, Lombo recheado com farinheira, Tiras de entrecosto de porco preto, Feijoada de cabeça de porco, Bochechas com molho de vinho tinto, entre outras, que serão preparadas nos 11 restaurantes aderentes.

Nesta sexta edição, o Município conta com a colaboração do Monte da Faia, cujo proprietário, Duarte Silva, disponibiliza uma visita interpretativa à sua exploração de porco alentejano, mediante marcação prévia.

Oficina de Fotochopada esta sexta-feira

Oficina de Fotochopada, esta sexta-feira, dia 10 de março, na Multimédia do Centro Juvenil, das 14.30 horas às 18 horas.

Esta oficina incentiva os jovens a aprender mais sobre edição de imagem e fotografia, manipulando e compondo a imagem à tua vontade.

Oficina de Fotochopada é destinada a maiores de 14 anos.

Estremoz: mercado de sábado de regresso a “casa”

O tradicional mercado de sábado, em Estremoz, retoma o seu local de origem, após a requalificação do espaço público do Rossio Marquês de Pombal, já a partir de amanhã, 11 de março.

Esta mudança, de acordo com a Câmara Municipal, “será feita de forma faseada para garantir toda a logística necessária, assim como o apoio por parte da equipa que está a acompanhar este processo”.

Amanhã, será realizada a mudança dos produtos hortícolas, frutas, plantas, doçaria, queijos, enchidos e artesanato. No dia 25 de março é feita a mudança do mercado de velharias.

A decisão dos espaços a ocupar por cada vendedor ou feirante (ilustrada na imagem abaixo), “resulta de um inquérito realizado no mês de janeiro e das consequências da informação prestada na reunião do dia 6 de março”.

“Não havendo consenso entre vendedores e feirantes, relativamente à proposta apresentada pelo executivo municipal, relativamente à expansão do mercado para a rua dos cafés, entendeu-se que os vendedores da secção dos queijos e enchidos retomarão os seus lugares habituais, com as devidas adaptações decorrentes da obra realizada”, adianta o Município de Estremoz.

“Os processos de mudança nem sempre são fáceis, pelo que se apela ao bom senso de todos para que esta mudança decorra de forma ordenada e pacífica”, diz ainda a autarquia.

Espetáculo “Fado Mimado” apresentado no Espaço Alma Box esta segunda-feira

O espetáculo “Fado Mimado” d’Orfeu Associação Cultural, foi apresentado esta segunda-feira, dia 6 de março, no Espaço Alma Box, a sede da Alma d’Arame. Esta iniciativa estava inserida na atividade A Festa do Teatro de Montemor.

Ao longo do espetáculo pediu-se “barulho, que se vai mimar o fado”, e os mais pequenos corresponderam ao solicitado.

Escola de Natação Municipal comemora 16 anos de existência esta sexta-feira

A Escola de Natação Municipal comemora hoje 16 anos de existência.

Inaugurada a 10 de Março de 2007, a Piscina Coberta Municipal completa hoje 16 anos ao serviço do desporto. Com dois tanques, um de competição e outro de aprendizagem, esta infraestrutura pública tem tido um papel fundamental na formação dos jovens, e de acesso ao incremento do desporto e da prática da natação à generalidade dos cidadãos.

Manifestação Nacional de Mulheres em Lisboa este sábado

Manifestação Nacional de Mulheres vai decorrer em Lisboa, este sábado, dia 11 de março, a partir das 14.30 horas, no qual o MDM de Montemor-o-Novo vai participar.

“Nós temos toda uma questão de direitos que são necessários, nomeadamente, o direito ao trabalho, o direito à conciliação da vida pessoal e profissional, a questão da violência doméstica que não para de aumentar, pronto, o que não falta são motivos para ir manifestar”, explica Joana Sofio, do MDM de Montemor-o-Novo, sobre motivos que levaram à criação desta manifestação.

Joana Sofio convida ainda a todos a participar.

Município de Montemor promoveu agentes turísticos do concelho na BTL

A Bolsa de Turismo de Lisboa decorreu do dia 1 a 5 de Março e o Município de Montemor, através do seu stand, deu palco aos agentes turísticos do concelho para promoverem os seus produtos e ideias neste salão de referência para o turismo nacional.

Aceitaram o convite a IDVelit, a Célia Macedo Ceramics, a Herdade do Freixo do Meio, o Festival de Lavre, os agentes económicos de Cabrela, a Tia Dulce – Doces e Licores Artesanais, o Burriscas e o restaurante A Ribeira.

Nove detenções efetuadas pela GNR de Évora esta quinta-feira

Nove detenções foram efetuadas pelo Comando Territorial de Évora da GNR, esta quinta-feira, dia 9 de março. Destas detenções oito foram em flagrante delito, sendo três pelo furto de combustível, três pelo crime de outros furtos, hastes de veado, uma pelo crime de condução em estado de embriaguez e outra pelo crime de desobediência. Foi ainda dado cumprimento a mandato de detenção para cumprimento de atos processuais.

Foram registados, esta quinta-feira, dois acidentes de viação, sendo duas colisões. Destes sinistros resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 17 ocorrências, sendo 11 crimes contra o património, quatro crimes contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e outro contra o estado.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 31 infrações à legislação rodoviária e cinco à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake.

Festival Nacional de Folclore de Montemor vai decorrer este sábado

Cinco grupos de cinco regiões do país sobem ao palco do Cineteatro Curvo Semedo este sábado, dia 11 de março, às 21.30 horas, para o Festival Nacional de Folclore de Montemor, organizado pelo Rancho Folclórico Fazendeiros Montemor que celebram 65 anos.

“Para além do Rancho Folclórico Fazendeiros Montemor, o Festival Nacional de Folclore de Montemor vai ter outros participantes como: Típico de Cadima (Cantanhede); Rancho Folclórico da Luz de Tavira (Tavira); Rancho Folclórico de Geraldes (Peniche) e o Rancho Folclórico da Fajarda (Coruche). O folclore continua a ser uma vertente importante ”, revela Henrique Lopes, vereador da Cultura e Arte.

“O folclore é algo que promove a nossa identidade e as nossas raízes. Este evento também tem como objetivo dar escala a este típico de prática artística que é fundamental, e que tem imensos anos na nossa cidade e no próprio país. Por isso, apareçam e assistam a este festival”, sugere ainda Henrique Lopes.

Os bilhetes para o Festival Nacional de Folclore de Montemor, estão disponíveis no Posto de Turismo e na BOL.