Arraiolos tem novo percurso pedestre

A Câmara Municipal de Arraiolos já deu por concluída a marcação do percurso pedestre “Rota das Azinhagas de São Pedro da Gafanhoeira”.

Em comunicado, o município esclarece que este novo percurso está inserido na Rede Municipal de Percursos Pedestres, sendo que se irá agora proceder à “criação de infraestruturas de suporte e dinamização da atividade turística no concelho”. Este percurso “será dotado de equipamentos, cumprindo as normas nacionais e internacionais para a homologação de percursos pedestres”.

Com um formato redondo, o novo percurso tem aproximadamente três quilómetros e meio e uma duração entre uma e uma hora e meia. Segundo a autarquia, este caminho “leva o caminhante a descobrir os principais locais históricos da aldeia”, como o lavadouro público ou a Igreja de São Pedro. Para além disso, pode-se ainda descobrir “azinhagas ancestrais, caminhos entre os muros de pedra que delimitavam a propriedade privada da aldeia e que foram alvo de intervenção de limpeza e requalificação”.

Este projeto foi desenvolvido em conjunto com a União de Freguesias de São Pedro da Gafanhoeira e Sabugueiro.