Grupo cívico contesta instalação de central fotovoltaica no concelho de Santiago do Cacém

O grupo cívico “Proteger Alentejo 1260 hectares” foi criado para proteger o total de hectares que um projeto de instalação de uma central fotovoltaica no concelho de Santiago do Cacém vai abranger.

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela da Quercus revela que este grupo cívico “contesta a emissão da Declaração de Impacte Ambiental favorável ao projeto fotovoltaico que a Iberdrola e a Prosolia Energy vão desenvolver na freguesia de São Domingos e Vale de Água, pelo que terá como consequência o abate de um milhão e meio de árvores para plantar dois milhões de painéis solares e que 80% da área está localizada em Reserva Ecológica Nacional e pode haver impactos na biodiversidade”.

“O projeto em causa teve anteriormente e por duas vezes parecer negativo por parte da Comissão de Avaliação devido aos impactes negativos previstos”, acrescenta José Janela.

A contestação do projeto de instalação de uma central fotovoltaica no concelho de Santiago do Cacém, por parte de um grupo cívico, é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir no podcast abaixo: