U. Montemor arranca vitória difícil em Portel

Neste domingo, 5 de março, no distrital de seniores da Associação de Futebol de Évora, realizou-se a 16.ª jornada da Liga Elite e a 14.ª jornada da Liga AFE. Na Elite, o Grupo União Sport (GUS) foi a Portel arrancar 3 pontos muito suados, ganhando por 1-2, e o Cabrela foi ao terreno do Redondense perder por 2-0. Já na série B da Liga AFE, o Fazendas do Cortiço bateu o Valenças por 3-0, o Escouralense venceu em casa por 8-1 ao Cortiçadense, enquanto que o Foros de Vale de Figueira foi a Santana do Campo empatar 1-1, e a equipa B do Grupo União Sport descansou nesta jornada.

No jogo que a RNA acompanhou com relato, em direto do Campo D. Nuno Álvares Pereira, com o Portel a receber o GUS, a equipa treinada por João Guerra repetiu o 11 inicial das partidas anteriores, já que em equipa que ganha não se mexe. Uma boa notícia foi o regresso, após lesão, do capitão Nuno Brás ao lote de convocados, sentando-se no banco ao lado de João Guerra. Já o Portel vinha de chicotada psicológica, com a saída do treinador Joaquim Cardoso, sendo orientado por João Pedro Dias (treinador dos Juniores do Portel), que assumiu a equipa de forma interina. Aos 5 minutos, o União deu um primeiro aviso, com a bola a entrar na baliza do Portel, mas foi assinalado fora de jogo a Thalison. O Portel, aos 15 minutos, teve boa oportunidade, mas Zé Feio rematou por cima. Aos 28 minutos, a equipa da casa teve nova grande chance para marcar, com Ike e Sunny a pautarem o jogo e a colocarem grandes dificuldades à defesa do União. Até aos 30 minutos houve mais Portel, que tinha mais posse de bola, assumia mais o jogo, criava perigo, e estava mais perto de inaugurar o marcador, enquanto que o União mostrava dificuldades e não entrou bem na partida. Aos 35 minutos, o Portel chegou de forma justa à vantagem, com Ike a fazer um golaço, um pontapé canhão à entrada da área, com a bola a ir ao ângulo superior esquerdo da baliza à guarda de Willian Paes. O União acordou com o golo sofrido e, aos 41 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Gonçalo Catalão fez também ele um enorme golo, protagonizando um pontapé soberbo, com a bola a anichar-se no ângulo superior esquerdo da baliza de Renato Almeida. Ainda antes do apito final dos primeiros 45 minutos, o União podia ter consumado a cambalhota no marcador, contudo, tal não sucederia e, ao intervalo, o marcador registava o empate a 1 bola.
A 2.ª parte iniciou sem substituições, com o União a entrar novamente displicente e o Portel a estar muito perto de marcar, através de Daniel. João Guerra não estava a gostar do que acontecia e colocou 2 jogadores a aquecer de imediato. O meio campo do União não estava bem e não conseguia suster o Portel. Aos 61 minutos, surgiram as primeiras alterações, com Leonardo e Rodrigo Vicente a serem substituídos por Luís Madeira e João Bugio, no União, enquanto que, no Portel, Skillful entrou para o lugar de Zé Feio. O Portel continuava com sinal mais e o figurino mantinha-se, quando também a chuva subia de tom. Aos 81 minutos, é assinalada grande penalidade a favor do GUS, com Abubu de carrinho a fazer falta sobre Catalão. Thalison, na marcação, não vacilou e colocou o União em vantagem. Aos 84 minutos, no Portel, Afonso e Bordas entraram para os lugares de Bryan e Relíquias. Aos 86 minutos, no GUS, Capela e Semedo renderam Catalão e Bruno Machado. O Portel apertava, quando, já muito perto do final do encontro, no União, Wesley substituiu Thalison. O desafio terminaria com o União a alcançar uma vitória importante, num jogo muito difícil, numa vitória suada e arrancada literalmente a ferros, com o Portel a fazer uma boa exibição, a ser superior em boa parte da partida, mas o União foi eficaz nas poucas oportunidades que teve. Em suma, “quando não há inspiração tem de ser com transpiração”, e foi desta forma que o GUS alcançou a sua 13.ª vitória consecutiva.

Resultados:

Liga Elite > 16.ª jornada> 05/03
Canaviais 4-2 Arraiolense
Sp. Viana 2-2 Estrela Vendas Novas
Redondense 2-0 Cabrela
Alcaçovense 1-0 Arcoense
Portel 1-2 Grupo União Sport
Monte Trigo 0-1 At. Reguengos

Liga AFE > Grupo A> 14ª jornada> 05/03
Borbense 5-3 Bencatelense
Estremoz 2-1 Calipolense
Aguiar 11-0 Tourega
Oriolenses 2-0 Vera Cruz
Descansa: Lusitano Évora B

Liga AFE > Grupo B>14ª jornada> 05/03
Fazendas do Cortiço 3-0 Valenças
CHE Morense 6-1 S. Pedrense
Santana do Campo 1-1 Foros Vale Figueira
Escouralense 8-1 Cortiçadense
Descansa: U. Montemor B

Espetáculo “Fado Mimado” na Alma Box esta segunda-feira

O espetáculo “Fado Mimado” da d’Orfeu Associação Cultural, junta-se à Festa do Teatro, pela mão da Alma d’Arame, esta segunda-feira, dia 6 de março, pelas 14.30 horas.

A Alma Box (sede da Alma d’Arame) recebe este espetáculo direcionado para o público pré-escolar.

Um palhaço mimado, não do mimo que lhe dão mas da mímica que ele faz. Uma cantora prendada, um instrumento na mão e a vida em tempo de paz. O palhaço e a cantora estão juntos na mesma arena. Ela é linda e sedutora, já dele… só temos pena! A história de um azarado, mal-amado, desgraçado ou, talvez, abençoado. Canta-se o destino do menino até ser um belo rapaz. Mas o karma deste herói, num futuro que até dói, vai mostrar de que é capaz. Não é história de encantar, pode ser minha ou a tua… tudo aqui vamos mostrar, menos a cantora nua. Barulho, que se vai mimar o fado.

Esta iniciativa tem a duração de 45 minutos e é classificada para maiores de três anos.

CCDR e ADRAL apresentam Agenda Digital para o Alentejo

A Agenda Digital do Alentejo tem como alicerces a estratégia da década digital da União Europeia que estabelece uma visão para a transformação digital da Europa até 2030, e assenta nos mesmos pilares estratégicos, nomeadamente, Competências Digitais, Infraestruturas Digitais Seguras e Sustentáveis, a Transformação Digital das Empresas e a Digitalização dos Serviços Públicos, adaptados às características, necessidades e prioridades do Alentejo.

A Agenda Digital do Alentejo, que será apresenta esta segunda-feira, 6 de março, pelas 15 horas, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), em Évora, tem como missão estratégica o desenvolvimento do ecossistema digital e tecnológico da sociedade e das empresas, como alavanca para o desenvolvimento regional do território de forma integrada e sustentável, em simbiose com as tradições e o património cultural e natural que caracterizam o Alentejo.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, o secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, estarão presentes na apresentação da Agenda Digital do Alentejo, que será feita pela vice-presidente da CCDRA, Carmen Carvalheira, e por João Grilo, presidente da ADRAL.

Na apresentação da Agenda, “que se pretende que seja uma Agenda Digital inclusiva, humanista, que inclua nos seus processos de desenvolvimento as características e recursos endógenos, bem como, as vantagens competitivas do Alentejo”, estarão ainda presentes o eurodeputado Carlos Zorrinho, pelo Conselho Estratégico da Agenda Digital do Alentejo, e António Ceia da Silva, presidente CCDRA.

Exposição “Velhos são os trapos” no Núcleo Rural de Coruche

A exposição “Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição”, está patente no Núcleo Rural de Coruche.

“ Esta exposição Velhos são os trapos bordados, saber-fazer, arte e tradição, inaugurou a 10 de dezembro do ano passado, resultou da colaboração entre o Núcleo Rural e o Rancho Folclórico Regional do Sorraia e também de um protocolo que o Município de Coruche desenvolveu com os vários ranchos folclóricos em que mensalmente desenvolvemos no Núcleo Rural um conjunto de atividades com os ranchos. Ou seja, em cada mês um rancho folclórico do nosso concelho dinamiza este conjunto de atividades. E foi neste protocolo de colaboração com Rancho Folclórico Regional do Sorraia que surgiu esta oportunidade de criar esta exposição dedicada aos bordados de Coruche”, explica Susana Cruz, vereadora da Câmara de Coruche, sobre como foi organizada a mostra “Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição”.

A exposição traz consigo tradição e história, como revela Susana Cruz: “tem muito a ver com o espólio que este rancho folclórico tem, de bordados, e no fundo vem demonstrar que esta arte já tem raízes muito antigas no nosso concelho (Coruche), e que desde sempre, sobretudo as mulheres, sempre tiveram um grande carinho e dedicação em enfeitar, através dos bordados, as suas vestes. E esta exposição mostra a riqueza dos trabalhos feitos por estas mulheres, que faziam aos serões estes bordados pormenorizados, porque durante o dia trabalhavam no campo e à noite faziam esta arte, que era ensinada pelas amigas, vizinhas, mães, irmãs e avós”.

O Núcleo Rural de Coruche vai ter a intervenção de obras brevemente, e por isso, a mostra “Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição” alterou a data de exposição (até dia 30 de abril), ficando patente até estas obras começarem e o edifício do Núcleo fechar.

O Núcleo Rural de Coruche está aberto de terça a sexta-feira, das 14.30 horas até às 17 horas. Sábado e domingo das 9.30 horas até às 13 horas e das 14.30 até às 17 horas.

 

GUS desloca-se a Portel para a 16.ª jornada da Liga Elite

No distrital de seniores da Associação de Futebol de Évora, realiza-se, este domingo, dia 5 de março, a 16.ª jornada da Liga Elite.

O Grupo União Sport desloca-se a Portel nesta jornada da Liga Elite. João Guerra, treinador do GUS, espera “um jogo complicado” porque “o Portel é uma boa equipa e este é um campo sempre difícil”. O técnico alvinegro diz que “o União está focado nos três pontos”.

Já o Cabrela viaja até ao Redondo, para jogar com o Redondense. André Repolho, treinador do Cabrela, recorda que “o Cabrela venceu o Redondense na 1.ª volta em casa”, mas sabe que “esta é uma equipa cheia de qualidade e de bons jogadores, que tem vindo pouco a pouco a subir na tabela classificativa”. André Repolho acrescenta que “para sonhar com a manutenção tem de vencer todos os jogos e é para isso que o Cabrela está a trabalhar”.

Acompanhe hoje, aqui na RNA, na Bancada Desportiva, entre as 15 horas e as 19 horas, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado dos jogos da Liga Elite.

Visita guiada à Igreja Matriz no dia 8 de março

Dia de S. João de Deus é também um dia de comemoração do património religioso do concelho de Montemor. Pelas 11 horas, do dia 8 de março, tem lugar uma visita guiada à Igreja Matriz, à cripta e às antigas enfermarias do Convento de S. João de Deus.
As incrições pode sem feitas presencialmente no Posto de Turismo ou através do contacto 266 898 103.

Arcebispo de Évora partilhou mensagem para a Quaresma deste ano

O Arcebispo de Évora partilhou a mensagem para a Quaresma deste ano, que é dedicada a todos aqueles que estão na guerra na Ucrânia e aqueles que foram afetados pelo sismo na Turquia e na Síria.

“A mensagem é sempre um texto que os bispos publicam no início da Quaresma, onde recordam a espiritualidade deste tempo da quaresma como um tempo de reconciliação, de interioridade, reflexão e sentido crítico. E na mensagem também faz referência a acontecimentos a nível mundial, que marcam a humanidade e a própria diocese, que particularmente fazem referência ao tema deste ano pastoral, que é a virtude da esperança e caminhar juntos na esperança” explica o padre José Morais, pároco de Montemor, sobre o texto publicado envolvido na mensagem da Quaresma deste ano.

Relativamente à referência à guerra na Ucrânia “é porque ninguém pode estar alheio à guerra na europa. E naturalmente anseiam e rezam pela paz”, afirma o padre José Morais. No entanto, existe sobretudo um tema na mensagem que está envolvido na renúncia quaresmal “que consiste em prescindir de algumas despesas e gastos e destinar esse produto, aquilo que poupamos e abdicamos, às pessoas e comunidades onde haja mais necessidades, e este ano o arcebispo decidiu que seria para as vítimas do sismo na Turquia e Síria que este esforço de solidariedade coletiva seria entregue”.

O padre José Morais deseja a todos “uma santa quaresma”.

40 atletas do Rugby Clube de Montemor no Torneio Internacional em Elvas (c/fotos)

O Torneio Internacional de Elvas, na modalidade de rugby, juntou na cidade, mais de 800 crianças, provenientes dos escalões de formação de 16 clubes nacionais e espanhóis, numa organização do Rugby Clube de Elvas (RCE).

O Rugby Clube de Montemor foi uma das equipas a participar no torneio. Bernardo Xavier, treinador no clube revela que levaram 40 atletas, considerando que este torneio é um desafio grande e é precisa muita coragem para fazer um torneio desta dimensão, mas é bom para o Alentejo e, ao mesmo tempo positivo para as crianças, que convivem a jogar”.

Esta é uma modalidade, segundo Bernardo Xavier, que “durante a pandemia teve um decréscimo de atletas, mas que agora está em fase de crescimento exponencial”.

Rugby Clube de Montemor a marcar presença no torneio internacional cidade de Elvas que decorreu ontem, sábado, 4 de março, em Elvas, tendo contado com equipas dos escalões de formação da modalidade.

Festival do Peixe do Rio em Alandroal com diversas iniciativas este domingo

O Festival do Peixe do Rio que decorre em Alandroal conta este domingo, 5 de março, com diversas iniciativas.

Pelas 8.30 horas, no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias, tem início o Passeio BTT, num total de 35 quilómetros percorridos.

Já pelas 13 horas há animação de Rua com ZuluBand, na Praça da República, e simultaneamente, decorre até às 17 horas, uma Feira de Produtos Locais.

Para terminar, a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Alandroal promovem, às 16 horas um torneio de sueca, no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal.

Lavre ganha 3-2 ao Figueirense e regressa às vitórias no inatel de Santarém

O Lavre disputou neste sábado, 4 de março, no Campo da Amoreira, a 5.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato do Inatel de Santarém. Depois do seu segundo desaire da época, o 1.º no campeonato, o Lavrense regressou às vitórias, ao derrotar por 3-2 o Figueirense, com os golos do Lavre a serem apontados por Tomás Ferreira, que bisou na partida e foi considerado o melhor campo, e Rúben Martins.
Após uma semana atípica, que levou a mexidas no 11 inicial, o Lavre acusou a pressão e entrou mal no jogo. Desse modo o Figueirense iria aproveitar para inaugurar o marcador. O Lavre reagiu e, até ao intervalo, conseguiu a cambalhota no marcador. No final dos primeiros 45 minutos, a vantagem de 2-1 para equipa da casa era justa.
Na 2.ª parte o jogo perdeu qualidade. O Lavre iria chegar ao 3-1 aos 80 minutos e as Figueiras, não desarmaram, e ainda iriam reduzir para 3-2.
Em suma, este foi um resultado justo, perante um adversário que causou muitas dificuldades a Lavre.
Na próxima jornada, o Lavre joga novamente em casa, desta feita com Montinhos dos Pegos. Neste momento o Lavre segue em 1.º lugar, em igualdade pontual com o Estevense, ambos com 12 pontos.