U. Montemor arranca vitória difícil em Portel

Neste domingo, 5 de março, no distrital de seniores da Associação de Futebol de Évora, realizou-se a 16.ª jornada da Liga Elite e a 14.ª jornada da Liga AFE. Na Elite, o Grupo União Sport (GUS) foi a Portel arrancar 3 pontos muito suados, ganhando por 1-2, e o Cabrela foi ao terreno do Redondense perder por 2-0. Já na série B da Liga AFE, o Fazendas do Cortiço bateu o Valenças por 3-0, o Escouralense venceu em casa por 8-1 ao Cortiçadense, enquanto que o Foros de Vale de Figueira foi a Santana do Campo empatar 1-1, e a equipa B do Grupo União Sport descansou nesta jornada.

No jogo que a RNA acompanhou com relato, em direto do Campo D. Nuno Álvares Pereira, com o Portel a receber o GUS, a equipa treinada por João Guerra repetiu o 11 inicial das partidas anteriores, já que em equipa que ganha não se mexe. Uma boa notícia foi o regresso, após lesão, do capitão Nuno Brás ao lote de convocados, sentando-se no banco ao lado de João Guerra. Já o Portel vinha de chicotada psicológica, com a saída do treinador Joaquim Cardoso, sendo orientado por João Pedro Dias (treinador dos Juniores do Portel), que assumiu a equipa de forma interina. Aos 5 minutos, o União deu um primeiro aviso, com a bola a entrar na baliza do Portel, mas foi assinalado fora de jogo a Thalison. O Portel, aos 15 minutos, teve boa oportunidade, mas Zé Feio rematou por cima. Aos 28 minutos, a equipa da casa teve nova grande chance para marcar, com Ike e Sunny a pautarem o jogo e a colocarem grandes dificuldades à defesa do União. Até aos 30 minutos houve mais Portel, que tinha mais posse de bola, assumia mais o jogo, criava perigo, e estava mais perto de inaugurar o marcador, enquanto que o União mostrava dificuldades e não entrou bem na partida. Aos 35 minutos, o Portel chegou de forma justa à vantagem, com Ike a fazer um golaço, um pontapé canhão à entrada da área, com a bola a ir ao ângulo superior esquerdo da baliza à guarda de Willian Paes. O União acordou com o golo sofrido e, aos 41 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Gonçalo Catalão fez também ele um enorme golo, protagonizando um pontapé soberbo, com a bola a anichar-se no ângulo superior esquerdo da baliza de Renato Almeida. Ainda antes do apito final dos primeiros 45 minutos, o União podia ter consumado a cambalhota no marcador, contudo, tal não sucederia e, ao intervalo, o marcador registava o empate a 1 bola.
A 2.ª parte iniciou sem substituições, com o União a entrar novamente displicente e o Portel a estar muito perto de marcar, através de Daniel. João Guerra não estava a gostar do que acontecia e colocou 2 jogadores a aquecer de imediato. O meio campo do União não estava bem e não conseguia suster o Portel. Aos 61 minutos, surgiram as primeiras alterações, com Leonardo e Rodrigo Vicente a serem substituídos por Luís Madeira e João Bugio, no União, enquanto que, no Portel, Skillful entrou para o lugar de Zé Feio. O Portel continuava com sinal mais e o figurino mantinha-se, quando também a chuva subia de tom. Aos 81 minutos, é assinalada grande penalidade a favor do GUS, com Abubu de carrinho a fazer falta sobre Catalão. Thalison, na marcação, não vacilou e colocou o União em vantagem. Aos 84 minutos, no Portel, Afonso e Bordas entraram para os lugares de Bryan e Relíquias. Aos 86 minutos, no GUS, Capela e Semedo renderam Catalão e Bruno Machado. O Portel apertava, quando, já muito perto do final do encontro, no União, Wesley substituiu Thalison. O desafio terminaria com o União a alcançar uma vitória importante, num jogo muito difícil, numa vitória suada e arrancada literalmente a ferros, com o Portel a fazer uma boa exibição, a ser superior em boa parte da partida, mas o União foi eficaz nas poucas oportunidades que teve. Em suma, “quando não há inspiração tem de ser com transpiração”, e foi desta forma que o GUS alcançou a sua 13.ª vitória consecutiva.

Resultados:

Liga Elite > 16.ª jornada> 05/03
Canaviais 4-2 Arraiolense
Sp. Viana 2-2 Estrela Vendas Novas
Redondense 2-0 Cabrela
Alcaçovense 1-0 Arcoense
Portel 1-2 Grupo União Sport
Monte Trigo 0-1 At. Reguengos

Liga AFE > Grupo A> 14ª jornada> 05/03
Borbense 5-3 Bencatelense
Estremoz 2-1 Calipolense
Aguiar 11-0 Tourega
Oriolenses 2-0 Vera Cruz
Descansa: Lusitano Évora B

Liga AFE > Grupo B>14ª jornada> 05/03
Fazendas do Cortiço 3-0 Valenças
CHE Morense 6-1 S. Pedrense
Santana do Campo 1-1 Foros Vale Figueira
Escouralense 8-1 Cortiçadense
Descansa: U. Montemor B