Dia Internacional da Proteção Civil celebra-se esta quarta-feira

O Dia Internacional da Proteção Civil comemora-se esta quarta-feira, dia 1 de março. Este dia é instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil.

No nosso país e no mundo, a celebração da data visa alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, assim como, prestar tributo a todos os seus agentes, promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, e o papel que cabe à população, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

Foi neste âmbito que a rádio nova antena, foi até ao quartel de bombeiros de Montemor à ação de sensibilização conjunta com o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros Voluntários com os alunos do Jardim de Infância N.º 1.

“Foi nesta data que entrou em vigor a Constituição da Organização Internacional da Proteção Civil, e este ano temos o tema “Todos são Proteção Civil”. Pretende-se neste dia alertar a população para a importância da Proteção Civil, da salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental, perante a ocorrência de acidentes que possam ocorrer”, esclarece Sandra Matias, coordenadora municipal da Proteção Civil, sobre a importância deste dia.

Foi aprovado, em sede de Assembleia Municipal, no passado dia 24 de fevereiro, o Plano Municipal de Emergência “documento que já vem a ser elaborado há algum tempo e que define as regras de orientação para ações de prevenção e resposta operacional”, revela ainda Sandra Matias.

Esta importante data está ser assinalada, em Montemor-o-Novo, desde o dia 3 de fevereiro, segundo Sandra Matias “no dia 4 de fevereiro teve lugar um simulacro de incêndio urbano no Cineteatro Curvo Semedo, que se realizou com a colaboração de toda a equipa do Cineteatro e com a participação e empenho das várias entidades com responsabilidade na emergência. No dia 24 de fevereiro no âmbito do Programa de Sensibilização e Formação Escolar, realizou-se um simulacro de incêndio na Escola Básica N.º 2 Conde de Ferreira, onde foi envolvida toda a comunidade escolar, o Serviço Municipal de Proteção Civil e os vários Agentes de Proteção Civil”.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor, esteve presente no quartel de bombeiros esta manhã, deixando também a sua palavra relativamente a este dia: “há todo um conjunto de sensibilizações que têm sido feitas ao longo do mês de fevereiro. É muito bom sensibilizar os jovens para esta temática, porque quem sabe um dia mais tarde não se tornam bombeiros e gostam desta atividade e trabalham em prol do próximo. As crianças são o futuro”.

Custódia Aurélio e Domingas Vidigal são educadoras do Jardim de Infância N.º 1, contam que as crianças “ficarem a conhecer o trabalho desta força de proteção é essencial para o futuro”, até porque “é importante serem solidários, a respeitar a natureza e as necessidades das outras pessoas”. “Tudo aquilo que fazemos com eles, eles chegam a casa e contam aos pais, por exemplo, o que podem ou não fazer”

Já os mais pequenos aproveitaram este momento, a visitar o quartel e apagar um suposto fogo, afirmando que “foi um dia divertido” ou “foi bom”. Ou então “quero trabalhar na Proteção Civil”.