Acidente de trator em Cortiçadas de Lavre faz ferido leve

Acidente com trator na localidade de Cortiçadas de Lavre, faz um ferido leve, na tarde desta quarta-feira, dia 22 de fevereiro. O ferido foi transportado para o Hospital do Espírito Santo em Évora.

Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, o alerta do acidente foi dado às 15.10 horas. No local estiveram os Bombeiros de Montemor-o-Novo, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e GNR, num total de 11 operacionais, apoiados por quatro viaturas.

2ª Fase da campanha Missão Cascas Solitárias chegou ao fim

A segunda fase da campanha Missão Cascas Solitárias chegou ao fim este mês. Este é um projeto-piloto de compostagem desenvolvido pela Gesamb-EIM em parceria com 12 municípios do distrito de Évora. Os donativos desta campanha já foram entregues às três IPSS´s: ASCTE, CERCIESTREMOZ e CERCIMOR.

“A missão cascas solitárias surge após este panorama nacional, dado as obrigações legais para a separação ou reciclagem na origem dos biorresíduos, a missão surge então neste âmbito, para tentar corresponder e acompanhar as metas que temos a cumprir, do desvio deste tipo de resíduos”, explica Joana Bonacho da gestão de projetos da maismomentos, sobre o objetivo da campanha.

Para além de a população beneficiar o meio ambiente, em aderir a esta campanha, também está a ajudar as IPSS´s,  tendo em conta que o “mote foi aliar esta campanha à solidariedade social, ou seja, as pessoas para além de estarem a contribuir para o benefício ambiental, para o cumprimento das metas europeias e nacionais, podem também ter a hipótese de ajudar os IPSS´s apenas com o seu lixo, isto é, apenas em depositar os seus biorresíduos também estão apoiar nesta verba”, como esclarece Joana Bonacho.

“Esta verba foi calculada com base no desvio que foi feito ao longo do último ano de biorresíduos do lixo indiferenciado, ou seja, estes biorresíduos não foram para o aterro, foram tratados localmente, deram origem a composto e agora vai servir como fertilizante”, como explica ainda Joana Bonacho sobre os efeitos dos biorresíduos.

Em termos de resultados globais Joana Bonacho indica que “a compostagem comunitária ficou com a taxa de adesão de 89%, ou seja, mais de 3 300 utilizadores estão a colocar os seus resíduos nas ilhas de compostagem”. “Entregamos também mais de 1 140 compostores domésticos, nesta vertente as pessoas também estão a contribuir para as IPSS´s. Nós também capacitamos os 12 municípios”, revela também Joana Bonacho.

Esta obrigatoriedade estava em princípio a cargo dos SGRU. No entanto, a lei alterou e esta lei passou a fazer parte do domínio dos municípios. Neste sentido, os municípios, individualmente, vão dar continuidade à Missão Cascas Solitárias.

A campanha Missão Cascas Solitárias foi lançada em 2021, tendo o seu maior desenvolvimento “em fevereiro de 2022, com uma segunda fase, que foi no lançamento da componente da compostagem comunitária, com a instalação das 28 ilhas de compostagem, com ações de sensibilização de proximidade, com promotores locais”, como conta Joana Bonacho.

Dos 14 municípios do distrito de Évora, 12 participaram no projeto desenvolvido pela Gesamb, sendo eles: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

No passado dia 16 de fevereiro, foram entregues apoios monetários às três instituições de solidariedade social beneficiárias, Associação Sociocultural e Terapêutica de Évora, CERCIESTREMOZ e CERCIMOR. O valor atribuído a cada uma das IPSS foi de 4 mil euros. Este contributo foi possível através da participação de 2 500 famílias aderentes e um total de 7 200 cidadãos que já reciclam os seus resíduos orgânicos.

Município de Borba dá início à campanha de controlo da vespa velutina

O município de Borba deu início na segunda-feira, 20 de fevereiro, à campanha de controlo da vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática.

Esta campanha consiste “na distribuição de várias armadilhas pelo concelho que contém um atrativo que deverá atrair as vespas”, sendo objetivo, segundo revela o município, “o conhecimento do território onde já se encontra esta espécie invasora, evitar a sua proliferação e destruir os ninhos que eventualmente possam existir, protegendo da melhor forma toda a comunidade”.

As armadilhas são monitorizadas quinzenalmente, pelo que o município chama a atenção de todos para a existência das armadilhas, apelando para que não sejam retiradas ou destruídas.

Na primavera, cada rainha constrói o seu ninho sozinha, na maioria das vezes num lugar protegido. No fim da primavera e verão, esta espécie constrói o seu ninho secundário, geralmente no cimo das árvores, que pode conter até cerca 2200 vespas.

Com o início da campanha antecipado, o objetivo “será de capturar as vespas fundadoras ou rainhas, a fim de evitar a construção dos ninhos secundários, com elevado número de indivíduos”.

A vespa asiática caracteriza-se pela cabeça preta, o tórax castanho-escuro ou preto, um segmento no abdómen amarelo-alaranjado na parte dorsal, as asas escuras e as patas castanhas com extremidades amarelas.

Microbioma é o tema da rubrica InnovPlantProtect desta semana

O departamento de Gestão de Dados e Análise de Risco, do InnovPlantProtect, tem vindo a trabalhar e investigar microbiomas.

O microbioma “é o conjunto de microorganismos, como bactérias e fungos, que existem num ambiente, sendo que diferentes ambientes têm diferentes microbiomas”, de acordo com Augusto Franco, bio informático do laboratório elvense

Já João Colaço explica que “um dos projetos do Innov estuda a podridão branca das raízes. É uma doença causada por um fungo, que afeta principalmente as raízes de plantas como é o caso das macieiras e pereiras”.

João Colaço é natural de Lisboa e Augusto Franco da Guatemala. Os dois mudaram-se para Elvas, nos últimos dois anos, para trabalhar no InnovPlant Protect e são os convidados na rúbrica desta semana.

Faleceu o padre José António Gonçalves

Faleceu o padre José António Gonçalves, aos 57 anos, em Terras de Bouro ao final do dia de ontem, terça-feira, 21 de fevereiro. Segundo a informação da Arquidiocese de Évora, o sacerdote foi encontrado sem vida.

O sacerdote foi pároco, durante vários anos em Elvas, tendo depois assumido essas funções em Rio de Moinhos, no concelho de Borba, onde se encontrava até então.

A Rádio Nova Antena endereça à família enlutada as mais sentidas condolências.

Quatro detenções efetuadas pela GNR de Évora esta segunda e terça-feira

Quatro detenções em flagrante delito foram efetuadas, esta segunda e terça-feira, 20 e 21 de fevereiro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destas detenções uma foi pelo crime de condução em estado de embriaguez, uma pelo crime de desobediência, uma pelo crime de violação de domicílio e introdução em local vedado ao público e uma pelo furto de metais não preciosos.

Foram registados pela GNR de Évora três acidentes de viação, sendo duas colisões e um atropelamento. Dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade, foram ainda registadas 23 ocorrências, sendo oito crimes contra o património, nove crimes contra as pessoas, quatro contra a vida em sociedade, um contra o estado e um crime previsto em legislação avulsa.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 49 infrações à legislação rodoviária e nove à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Escola Segura, Lake e Floresta Segura.

FICOR e Wine & Cork 2023: inscrições abertas para expositores

Estão abertas as inscrições até 22 de abril para a 15.ª edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça que se realiza este ano de 25 a 28 de maio. Estas incrições estão abertas para a participação de expositores – empresas e instituições locais, regionais, nacionais ou estrangeiras cuja atividade se enquadre no âmbito da Feira. Também a 5.ª edição do evento Wine & Cork, espaço exclusivamente dedicado na FICOR a provas livres e à reflexão sobre a interação simbiótica e ancestral da cortiça e do vinho, abriu inscrições para expositores até 2 de maio.

O programa, a revelar oportunamente, vai te eventos temáticos, culturais e até gastronómicos que abrangem seminários, webinares, espetáculos e exposições.

Desfile de Carnaval em Cabrela num momento de pura folia e música ao vivo

O Desfile de Carnaval em Cabrela decorreu esta terça-feira, dia 21 de fevereiro, num momento de pura folia e música ao vivo, quer no bater dos bombos, no sopro de clarinetes, saxofones e trombones, como num bailarico no final de tarde.

Tradição e alegria foram as palavras deste momento carnavalesco no Dia do Entrudo.

Vestida de mascote, Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, exprime que esta festividade foi além das expectativas: “felizmente estão muitas pessoas a verem e muitas crianças a verem e a participarem. Nós temos tido todos os anos um desfile, matiné, pipocas e as filhoses de Cabrela, que é tradição no carnaval. No caso das mascotes, as mesmas juntaram-se a nós quando fomos concorrentes das Sete Maravilhas dos Doces de Portugal e a primeira mascote aparecer em Cabrela foi a Cabrelinha, a partir dai temos a sorte de contar com muitas mais. Este ano no desfile, penso que temos 21 mascotes”.

Uma matiné, foi o seguimento do desfile da tarde de ontem, juntamente com um pé de dança. Relativamente às filhoses de Cabrela, as mesmas “eram uma tradição de carnaval, as famílias juntavam-se no carnaval para fazerem filhoses e faziam filhoses que durassem entre o carnaval e a páscoa”, revela ainda a presidente da Junta de Freguesia, sobre as filhoses de Cabrela. Por outro lado e ainda nesta ocasião, a Rádio Nova Antena encontrou Maria Lutas, confeiteira das filhoses de Cabrela, que nos contou que esta tradição tem já algum tempo: “lembro-me de ser miúda e era só mais na altura do carnaval é que faziam as filhoses. As filhoses não têm ingrediente especial, são as mesmas do natal. No que toca às pessoas, nesta altura do carnaval vêm para Cabrela e divertem-se imenso”.

Por fatos e máscaras, estão as mascotes, ou figuras animadas, como o próprio nome indica, que animou a população de Cabrela e arredores.

Raquel Costa, faz parte da empresa que produziu as mascotes do desfile, e que explica como foi o desenvolver deste projeto em Cabrela : “já fazemos mascotes há mais de 30 anos e para o carnaval não temos hábito de fazer só aqui em Cabrela, desde há dois anos. Este é um caso muito especial por ser Cabrela, é uma terra muito aconchegante e cativa as pessoas numa maneira muito especial, pelas pessoas e por a história em si.” Este ano, segundo Raquel Costa, decidiram apostar mais nas crianças em participarem no desfile com as mascotes: “acho que correu bem, as crianças estão contentes. Tivemos algum receio, porque os pequenos não estão habituados às cabeças das figuras, mas acabou por correr bem, elas (as crianças) habituaram-se depressa às mascotes”

Vários são os temas que marcam sempre o Carnaval, e Cabrela não é excepção, como esclarece ainda Raquel Costa: “tentamos que as figuras fossem sobretudo remetidas à laranja, à bolota, ao grilo, por serem figuras que representam o Alentejo. Depois as outras mascotes, algumas já eram existentes e outras são específicas da região, como por exemplo, a Cabrelinha que anda com o estandarte a dizer Cabrela.”

Folia, animação, matiné, figuras animadas, máscaras e muita diversão fazem história no concelho de Montemor-o-Novo, não só pelas suas ruas, ainda com confetes que marcam as festividades carnavalescas de 2023, como também na memória dos mais pequenos até aos mais seniores.

Euromilhões: segundo prémio 305 mil euros sai em Portugal

O segundo prémio do sorteio de ontem, 21 de fevereiro, do Euromilhões, de mais de 305 mil euros, saiu a um apostador em Portugal e outros dois no estrangeiro.

O primeiro prémio não foi atribuído, pelo que o jackpot de sexta-feira, 24 de fevereiro, aumentou para 101 milhões de euros.

O terceiro prémio, de 47 mil euros, contemplou três jogadores fora de Portugal, enquanto o quarto, de 1.200 euros saiu a 37 apostadores, quatro deles em território nacional.

A chave vencedora de ontem é composta pelos números 21, 22, 34, 41 e 49 e pelas estrelas 2 e 7.

A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.