3º edição do CIS EMPREENDE apresenta vencedores em Ideação e Desenvolvimento

A grande final da terceira edição do CIS EMPREENDE– Concurso para Novas Soluções Sociais, decorreu ontem, dia 8 de fevereiro. Uma iniciativa do Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida.

Na sessão final, à qual assistiram cerca de 80 pessoas, foram selecionados os quatro projetos vencedores nas categorias Ideação e Desenvolvimento, tendo ainda sido atribuídas duas menções honrosas.

Os 10 projetos finalistas apresentaram o seu pitch ao Júri constituído por Daniel Barradas, Founder da Live Sketching, Hernâni Zão Oliveira, Founder da BRIGHT e membro local no EIT Health, Nuno Moreno, Incubators & Accelerators’ Booster na Startup Portugal, António Ribeiro, Founder da Yurtle e Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida

Os vencedores foram:

Categoria “Ideação”:
1º Lugar – Home, um projeto inovador que consiste na criação de uma rede qualificada de caregivers em Portugal, com o objetivo de colmatar a enorme falta de cuidadores profissionais de idosos e garantir a qualidade da intervenção;

2º Lugar – The Umbrella Academy, iniciativa que visa minimizar problemas de saúde pública dos animais em via pública e melhorar a saúde e bem-estar dos animais em Centros de Recolha Oficial, através de um programa de capacitação inovador;

Categoria “Desenvolvimento”:
1º Lugar – Ismael, e se fosses tu?, um programa de combate e prevenção de bullying, que recorrer à inclusão social e às artes, a ser desenvolvido na comunidade escolar e na comunidade em geral;

2º Lugar –Numa vida, quantas vidas, criação do conceito de editora itinerante, a qual leva tempo e empatia a idosos em situação de solidão, criando, com eles, um legado da vida de cada indivíduo.

Menções Honrosas:
Conectados, Uma Escola de Literacia Digital para seniores e outros públicos infoexcluídos, apoiando a introdução ao mundo digital e a utilização de ferramentas tecnológicas para as situações do dia a dia.

Viver na Aldeia, iniciativa que visa combater o despovoamento dos territórios rurais, através da mobilização de pequenos investidores para recuperação de casas nas aldeias e sua disponibilização a jovens e famílias em pré-reforma.

Os 10 projetos finalistas, participaram, previamente, num programa de pré-aceleração dinamizado por Tomás Ceiro, da Startup23, com a participação de João Freitas, da Host Hotel Systems, João de Sousa Aroso, da Leadzai e Eduado Sette-Camara, da Trigrr Ventures.

O CIS EMPREENDE enquadra-se na estratégia do Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, para estimular e apoiar novas ideias e iniciativas que contribuam para minimizar problemas sociais distintos alinhados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os projetos agora distinguidos terão acesso a Incubação no Centro de Inovação Social, e um prémio de consultorias específicas para o desenvolvimento das iniciativas, bem como outros benefícios.