Fime “Seal Team – Brigada Especial” em exibição este domingo no Curvo Semedo

“Seal Team – Brigada Especial” é o filme que é exibido este domingo, 12 de fevereiro, no Cineteatro Curvo Semedo.

Sinopse: Quinn, uma foca adorável mas tenaz, reúne um grupo de recrutas desajeitados para fazer frente a um bando de tubarões que tomou a vizinhança. O alegre bando de focas não está de todo treinado para a missão. Por isso, procuram a ajuda do mais experiente Claggart.

A exibição do filme está marcada para as 15 horas.

“Domingos em casa” na escola primária este domingo em Montemor

“Domingos em casa” apresenta a versão test drive este domingo, dia 12 de Fevereiro, em Casa Branca, a partir das 12.30 horas.

De modo a ocupar a antiga escola primária, um domingo por mês, várias pessoas se juntam para almoçar e conviver neste espaço.

A abertura do bar está marcada para às 12.30 horas, seguido do almoço às 13 horas, e por fim às 15.30 horas a tertúlia.

Neste primeiro “domingos em casa”, vai decorrer a segunda edição das tertúlias exploratórias “Ligações, Autonomia e Resistência”, uma iniciativa de Ulf Ding, desta vez em torno do tema “Cultura e Artes”, com a partilha de experiências de Virgínia Fróis, Francisco Campos, Renata Bueno, Ana Galeano, João Rolaça e Luísa Homem.

Ao longo de toda a tarde, vai haver ainda um passeio pela aldeia, para saber mais sobre os projetos da Estação Cooperativa e apanha de laranjas (onde os participantes têm que levar sacos).

Os interessados podem fazer a reserva para o email rcantinacasabranca@gmail.com  ou através do contacto 933210285

Futebol de equipas do concelho de Montemor no sábado e domingo

Nos clubes do concelho de Montemor-o-Novo, o futebol tem dez jogos, nos dias 11 e 12, sábado e domingo, para lá dos seniores que competem no âmbito da Associação de Futebol de Évora.

Nos seniores de futebol, para a terceira jornada da segunda fase do Inatel de Santarém, jogam Lavre e Santanense, no sábado às 15 horas, no Campo da Amoreira, em Lavre.

Nos juvenis de futebol, na 14ª jornada do campeonato distrital, defrontam-se Grupo União Sport e Bairro de Santo António, no sábado às 15 horas, no Parque Desportivo de Montemor.

Nos iniciados de futebol, na segunda jornada da Liga Ouro, enfrentam-se o Grupo União Sport e o GDR Canaviais, no domingo às 9 horas, no Parque Desportivo de Montemor.

Também nos iniciados de futebol, mas para a segunda jornada da Liga Prata, jogam Valenças e Arraiolense, no domingo às 10 horas, no Campo D. Manuel I, em Ciborro.

Nos infantis de futebol de nove, na 15ª jornada do campeonato distrital, defrontam-se Grupo União Sport e Lusitano de Évora, no domingo às 11 horas, no Parque Desportivo de Montemor.

Nos infantis de futebol de sete, na quinta jornada do Joga à Bola, joga-se o Juventude – Grupo União Sport, no sábado às 10.30 horas, no Complexo Desportivo de Évora .

Também nos infantis de futebol de sete, na quinta jornada do Joga à Bola Grupo B, jogam Grupo União Sport e Morense, no sábado às 11 horas, no Parque Desportivo de Montemor.

Nos benjamins de futebol, na quinta jornada do Joga à Bola, sub-11, Grupo A, o SL Évora recebe o Grupo União Sport, no Campo do Sport Lisboa e Évora.

Também nos benjamins de futebol, na quinta jornada do Joga à Bola, sub-10, no sábado às 9.30 horas, o Grupo União Sport defronta o Canaviais, no Parque Desportivo de Montemor.

Nos petizes de futebol, na quinta jornada do Joga à Bola, no sábado às 14.30 horas, tem lugar esta competição, no Campo D. Nuno Álvares Pereira, em Portel.

3º edição do CIS EMPREENDE apresenta vencedores em Ideação e Desenvolvimento

A grande final da terceira edição do CIS EMPREENDE– Concurso para Novas Soluções Sociais, decorreu ontem, dia 8 de fevereiro. Uma iniciativa do Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida.

Na sessão final, à qual assistiram cerca de 80 pessoas, foram selecionados os quatro projetos vencedores nas categorias Ideação e Desenvolvimento, tendo ainda sido atribuídas duas menções honrosas.

Os 10 projetos finalistas apresentaram o seu pitch ao Júri constituído por Daniel Barradas, Founder da Live Sketching, Hernâni Zão Oliveira, Founder da BRIGHT e membro local no EIT Health, Nuno Moreno, Incubators & Accelerators’ Booster na Startup Portugal, António Ribeiro, Founder da Yurtle e Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida

Os vencedores foram:

Categoria “Ideação”:
1º Lugar – Home, um projeto inovador que consiste na criação de uma rede qualificada de caregivers em Portugal, com o objetivo de colmatar a enorme falta de cuidadores profissionais de idosos e garantir a qualidade da intervenção;

2º Lugar – The Umbrella Academy, iniciativa que visa minimizar problemas de saúde pública dos animais em via pública e melhorar a saúde e bem-estar dos animais em Centros de Recolha Oficial, através de um programa de capacitação inovador;

Categoria “Desenvolvimento”:
1º Lugar – Ismael, e se fosses tu?, um programa de combate e prevenção de bullying, que recorrer à inclusão social e às artes, a ser desenvolvido na comunidade escolar e na comunidade em geral;

2º Lugar –Numa vida, quantas vidas, criação do conceito de editora itinerante, a qual leva tempo e empatia a idosos em situação de solidão, criando, com eles, um legado da vida de cada indivíduo.

Menções Honrosas:
Conectados, Uma Escola de Literacia Digital para seniores e outros públicos infoexcluídos, apoiando a introdução ao mundo digital e a utilização de ferramentas tecnológicas para as situações do dia a dia.

Viver na Aldeia, iniciativa que visa combater o despovoamento dos territórios rurais, através da mobilização de pequenos investidores para recuperação de casas nas aldeias e sua disponibilização a jovens e famílias em pré-reforma.

Os 10 projetos finalistas, participaram, previamente, num programa de pré-aceleração dinamizado por Tomás Ceiro, da Startup23, com a participação de João Freitas, da Host Hotel Systems, João de Sousa Aroso, da Leadzai e Eduado Sette-Camara, da Trigrr Ventures.

O CIS EMPREENDE enquadra-se na estratégia do Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, para estimular e apoiar novas ideias e iniciativas que contribuam para minimizar problemas sociais distintos alinhados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os projetos agora distinguidos terão acesso a Incubação no Centro de Inovação Social, e um prémio de consultorias específicas para o desenvolvimento das iniciativas, bem como outros benefícios.

X Torneio Cidade Montemor-o-Novo realiza-se este domingo

Foto ilustrativa

A 10ª edição do Torneio Cidade Montemor-o-Novo realiza-se este domingo, 12 de fevreiro.

De entre os vários clubes da Associação de Natação do Alentejo que participam está o Altético Clube de Montemor-o-Novo, que etrá 29 atletas em competição.

O torneio está marcado para as 10 horas, na Piscina Coberta Municipal.

DECO alerta para as garantias exigidas na aprovação de um crédito

São poucos os consumidores que, quando vão pedir um crédito, não lhes é exigido um conjunto de garantias. Podem ser pedidos vários tipos de garantias que, sendo opcionais, sendo poderá depender delas a aprovação do crédito, nomeadamente de um crédito à habitação.

Para que o banco conceda um crédito terá de ser provado que o consumidor tem capacidade financeira para cumprir com as prestações exigidas, mas poderá ir mais longe e exigir garantias adicionais, designadamente fiador, hipoteca e seguros.

O fiador, explica a jurista na DECO Alentejo, Ana Sofia Rosa, é “alguém que pessoalmente poderá vir a responder por uma dívida que não é sua, através do seu rendimento e património, caso o devedor não pague. O fiador ficará vinculado ao empréstimo até ser liquidado na totalidade e não poderá deixar de o ser, exceto se devedor e credor aceitarem. Se, por incumprimento do devedor, o fiador vier a ser chamado a pagar a dívida não ficará proprietário da casa, como muitos pensam, e o único direito que terá será o de exigir do devedor o pagamento da dívida”.

Já a hipoteca é “uma garantia real que confere ao banco a preferência face a outros credores no recebimento do valor em dívida em caso de venda judicial do imóvel por incumprimento ou penhora a que o mesmo venha a ser sujeito por outra dívida, exceto à Autoridade Tributária ou Segurança Social”.

Os seguros de vida, em nome de um ou mais titulares do crédito, explica ainda Ana Sofia Rosa, dão ao banco a garantia de que será ressarcido do valor em dívida “em caso de falecimento ou de invalidez total e permanente ou absoluta e definitiva do devedor”.

O programa desta semana da DECO para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

Em Cabrela há uma “Montra” para visitar

Em Cabrela, há uma “Montra” para visitar, que abriu como uma pequena galeria de arte.

Até dia 28 deste mês, pode visitar a exposição, “(a)risco”, de Cristina Arvana, 24 horas por dia e sete dias por semana.

Vila Viçosa com migas para todos os gostos até domingo

Migas de espargos, tomate ou as tradicionais alentejanas, acompanhadas de entrecosto, lagartos ou lombinhos são algumas das ofertas disponíveis nos 15 restaurantes que aderiram à Semana das Migas Alentejanas, promovida pelo Município de Vila Viçosa.

Inácio Esperança, presidente da câmara de Vila Viçosa, refere que “os empresários da restauração contribuíram para este evento com a sua adesão e muita gente já visitou Vila Viçosa à procura das migas”.

Por outro lado, o autarca garante que “a estratégia de eventos que a câmara organiza vai de encontro ao interesse dos turistas e pretende que as pessoas dinamizem os restaurantes, hotéis e monumentos da vila”.

Maria Genoveva Rocha é a cozinheira do restaurante Florbela Espanca, em Vila Viçosa, e, à Rádio ELVAS, explica os tipos de migas que no seu restaurante tem “as migas tradicionais alentejanas, as migas de espargos e as de tomate, sempre acompanhadas com carne de porco preto, desde os lagartos ao entrecosto”.

Restaurante Florbela Espanca, em Vila Viçosa, é um dos 15 estabelecimentos que até domingo, dia 12, aposta na confeção de Migas Alentejanas. As semanas gastronómicas são uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

GNR de Évora afetuou três detenções esta quinta-feira

Foram efetuadas três detenções em flagrante delito, ontem, quinta-feira, dia 9 de fevereiro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Nas três detenções foram uma pelo crime de detenção de arma proibida, uma pelo crime de desobediência e outra pelo crime de condução em estado de embriaguez

Foram ainda registados cinco acidentes de viação, dos quais quatro colisões e um despiste. Destes sinistros resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade, foram registadas seis ocorrências, sendo dois crimes contra o património, um contra as pessoas, dois contra a vida em sociedade, e outro contra o estado

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 77 infrações à legislação rodoviária, cinco à legislação policial e uma à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Escola Segura e Lake.

Cerca de 60 cavaleiros esperados no Raid na Herdade dos Hospitais em Montemor

Foto Arquivo

A quinta edição do Raid na Herdade dos Hospitais, realiza-se hoje e amanhã, dias 10 e 11 de fevereiro, às 8 horas.

Pedro Mariano, da Equimor e organizadora do Raid, explica como vai decorrer a prova nestes dois dias: “o dia principal é dia 11 de fevereiro, uma vez que os cavalos partem para as provas, onde as pessoas podem ir assistir. Os cavaleiros vão estar a circular todo o dia, até por volta das 17h horas. Temos quatro provas, duas provas mais pequenas, de 40km e 80km, e outras duas maiores de 100km e 120km que são internacionais”.

Relativamente ao percurso, Pedro Mariano, clarifica o itinerário que os cavaleiros vão percorrer, passando “pela nacional de Montemor para Arraiolos, na zona da Herdade dos Hospitais para o lado da Herdade dos Nabos e da Represa. Depois vão chegar a São Sebastião, perto do Sabugueiro e vão também andar perto da Barragem dos Minutos”

Quanto ao número de cavaleiros estão previstos “o mesmo número do ano passado, entre 60/70 participantes”, esclarece Pedro Mariano.

“O objetivo deste ano é o mesmo do ano passado, dar o melhor na organização e apenas que as pessoas se divirtam e aproveitem este dia no campo”, expressa Pedro Mariano.

Corte de vegetação condiciona estacionamento em Montemor

Estão a decorrer trabalhos para controlar vegetação (corte de ervas) na cidade de Montemor-o-Novo, hoje, das 8 às 17.30 horas e amanhã, sábado, 11 de fevreiro, das 8 às 13 horas.

O município de Montemor pede que, “de modo a permitir a realização dos trabalhos, e evitar eventuais danos, a população esteja atenta e evite estacionar o seu veículo nas áreas previstas para intervenção (mapa abaixo)”.

Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos.