Candidaturas abertas para as Jornadas Internacionais do HVM

As candidaturas para as 14as Jornadas Internacionais do Hospital Veterinário Muralha de Évora estão abertas, até dia 16 de fevereiro.

14as Jornadas Internacionais HVME, visa a premiar as explorações pecuárias mais inovadoras em quatro domínios de atuação: sustentabilidade ambiental; inovação tecnológica; rentabilidade e bem estar animal.

Consulte aqui o regulamento.

“Candidatura a património da UNESCO é de todos”, diz presidente de Vila Viçosa

A Câmara Municipal de Vila Viçosa está a proceder à reformulação do processo de candidatura a Património Mundial da UNESCO, seguindo as indicações da Comissão da UNESCO.

De acordo com o presidente da câmara, Inácio Esperança, “não há candidatura nem património da humanidade se não houver conhecimento sobre o património candidato e a revista Callipole, recentemente lançada, dá um enorme contributo para o conhecimento de toda a vila”. Inácio Esperança assegura que “toda a comunidade está a ser envolvida nesta candidatura para que sintam que esta é uma candidatura de todos, enquanto Vila Ducal, sendo muito importante que as pessoas sintam esta pertença”.

“Passar este património às gerações futuras e preservá-lo de forma útil é um dos grandes objetivos desta candidatura”, diz o presidente da câmara.

O processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO, elaborado entre o município local e a Fundação da Casa de Bragança, deverá ser entregue até final do primeiro trimestre deste ano.

Município de Mora estabelece protocolo com agentes turísticos

O Município de Mora assinou um protocolo de colaboração com o agente da restauração local António e Filhas – investimentos turísticos, lda.

Por “reconhecer a importância do desenvolvimento turístico e económico do concelho”, a empresa supramencionada procurou uma forma de, em conjunto com o Município, contribuir para o mesmo.

O protocolo em causa prevê que o Município disponibilize bilhetes com 15% de desconto para entradas no Fluviário de Mora e no Museu Interativo do Megalitismo, para que sejam comercializados junto dos clientes empresa, que são nomeadamente excursões com visitantes que procuram o concelho de Mora.

O Município de Mora encontra-se disponível para o estabelecimento de novos protocolos com os mais diversos agentes turísticos, sejam locais ou não.

11º jornada da Liga AFE com dois derbys do concelho de Montemor

A 11ª jornada da Liga AFE joga-se amanhã, dia 5 de fevereiro, no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora. No Grupo B, há dois derbys do concelho de Montemor-o-Novo.

O Escouralense após muito tempo sem competir, regressou ao campeonato com uma vitória, que lhe permitiu partilhar o 1.º lugar com Cortiço e Foros de Vale de Figueira, todos com 17 pontos.

Neste domingo, o Escouralense joga fora de portas, no Parque Desportivo de Montemor, casa emprestada do Fazendas do Cortiço. Na 1.ª volta, estes emblemas empataram 1-1. João Rolo, treinador do Estrela Escouralense, espera uma partida “muito difícil, um jogo de tripla”, relembrando que o Cortiço “está invencível, mas o Escoural quer manter-se no topo”.

O Fazendas do Cortiço, por seu turno, após três jogos fora de portas, joga na sua casa emprestada, recebendo o Escouralense. Para Fábio Regouga, treinador do Cortiço, afirma que se trata de um jogo “muito difícil, pois o Escouralense está numa fase ascendente e os resultados falam por si, há 6 jogos que não perde, somando 5 vitórias e 1 empate, e apanha o Cortiço na pior fase da época, já que vem de 3 empates”. Apesar disso, o técnico do Fazendas do Cortiço adianta que “estão com muita vontade de dar a volta”.

O Foros de Vale de Figueira, que venceu em casa o São Pedrense por 2-0, na última jornada, desloca-se na presente jornada a Cortiçadas de Lavre, um derby que nesta temporada já acontece pela a quarta ocasião, com vantagem clara dos Foros. Segundo Pedro Pereira, treinador dos Foros de Vale de Figueira, estes encontros têm sido sempre “equilibrados e difíceis”, considerando que, apesar da classificação do Cortiçadense, o jogo “não vai ser pêra doce”.

Já o Cortiçadense, que descansou na última jornada, e que ainda não conseguiu uma vitória nesta temporada, tendo 2 empates no campeonato da Liga AFE (com Foros e S. Pedrense), está na última posição do Grupo B da Liga AFE, com 2 pontos averbados.

A terminar falamos de dois emblemas que se defrontaram e empataram a uma bola na passada jornada: o Grupo União Sport B e o Valenças.

Nesta jornada, no sábado, a equipa B do Grupo União Sport, viaja até ao São Pedrense que vem de 3 derrotas, após empate com Cortiçadas e vitória com Valenças. O União B há 5 jogos que não vence. Na 1.ª volta, o GUS B ganhou por 2-0 ao S. Pedrense. O treinador do GUS B, Gonçalo Teixeira, refere que “a deslocação ao São Pedrense não se adivinha nada fácil pois esta equipa tem vindo a melhorar e mudou de treinador, o que pode ter um efeito motivador”.

O Valenças que, após 2 empates (com Foros e GUS B), recebe o Santana do Campo. Fábio Neves, treinador do Valenças, diz que este “é mais um jogo para vencer, diante de um Santana que vem motivado com o empate com o Cortiço da última jornada”.

Para além destes jogos, nesta 11ª jornada defrontam-se também:

Liga AFE > Grupo A
Estremoz – Oriolenses
Vera Cruz – Bencatelense
Calipolense – Borbense
Tourega – Lusitano de Évora B

Liga AFE > Grupo B
Pedrense – Grupo União Sport “B” (4/02)
Valenças – Santana do Campo
Fazendas do Cortiço – Estrela Escouralense
Cortiçadense – Foros de Vale de Figueira

Acompanhe amanhã, na Bancada Desportiva, entre as 15 horas e as 19 horas, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado dos jogos da Liga da Associação e Liga Elite, com destaque para o jogo entre o GUS e o Canaviais disputado no Estádio 1º de Maio.

“Semanas do Porco” tem início este sábado nos restaurantes de Arraiolos

A iniciativa “Semanas do Porco” tem início hoje, sábado, 4 de fevereiro, em Arraiolos e decorre até dia 19.

Estas semanas “abrem o calendário de 2023 da Mostra Gastronómica do concelho de Arraiolos, onde haverá semanas temáticas, desde o porco, vitela e borrego, revela João Campos, vereador da Câmara de Arraiolos.

As Conversas à Mesa fazem parte do programa das Semanas do Porco, em Arraiolos. O programa Conversas à Mesa realiza-se este sábado, 16 horas, onde se debate “a importância da gastronomia local para o turismo e para desenvolvimento económico do concelho, onde marcam presença entidades ligadas ao porco”.

As Semanas do Porco contam com a participação de cerca de 20 restaurantes, onde a população pode  encontrar “pratos tradicionais onde predomina a carne do porco”.

O evento, “As semanas do porco”, obedece aos ciclos de produção e à sazonalidade dos produtos utilizados na gastronomia local.

 

Festival Taurino dia 8 de abril em Santo Aleixo

A temporada Taurina abre, em Santo Aleixo, no dia 8 de abril, sábado de Páscoa, com o Festival Taurino, informa a Touros com Arte, que organiza a iniciativa.

Vão ser 21 os grupos de Forcados que irão competir por um lugar. O concurso de pegas decorrerá da parte da manhã do dia 8 de abril e vai premiar dois dos Grupos, que irão integrar o cartel do festival.

A Empresa Toiros Com Arte informa que irá fazer a seleção dos mesmos, em tempo útil, e em breve anunciará os escolhidos.

As verbas angariadas com o Festival Taurino revertem a favor da Junta de Freguesia de Santo Aleixo.

Euromilhões: quatro terceiros prémios vêm para Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 36 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 3 de fevereiro, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 200 mil euros, saiu a sete apostadores no estrangeiro.

Para Portugal vieram quatro terceiros prémios, no valor de 10 mil euros, num total de 30 contemplados.

O quarto prémio, de 1.053 euros, foi para 97 apostadores, sete deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 14 – 17 – 32 – 45 e pelas estrelas 03 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Clube de Ténis de Montemor organiza torneio para ajudar Bombeiros a comprar ambulância

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo associa-se à campanha solidária, para ajudar os bombeiros da cidade a comprar uma nova ambulância.

Para tal, como revela Dora Sampaio, presidente da direção do clube, considera que “os bombeiros são parte integrante e importante da nossa sociedade e que nos ajudam em diversas situações, por isso decidimos associar-nos”. O torneio decorre no domingo, 5 de fevereiro, e conta com um “um torneio de ténis de singulares, com três escalões, sub-10, sub-14 e +14, mas também um torneio de padel com duplas fixas, masculinas, femininas ou mistas, nos níveis 4 e 5 e 2 e 3”.

Durante o dia, os bombeiros também farão algumas atividades, no clube e “todo o dinheiro das inscrições reverte na íntegra a favor dos bombeiros” e o clube de Ténis assegura “a gestão dos torneios e alugueres”.

A presidente da direção do Clube de Ténis de Montemor realça a importância dos Bombeiros que “trabalham, diariamente, em prol da população”.

Clube de Ténis de Montemor-o-Novo que organiza no domingo um torneio solidário para ajudar os Bombeiros da cidade a adquirir uma nova ambulância.

Município de Borba na 1ª Convenção Europeia do Territórios Vinhateiros

O Município de Borba este ontem, sexta-feira, 3 de fevereiro, na Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros, que decorreu em Vila Nova de Foz Coa, no Centro de Alto Rendimento do Pocinho.

A representar o Município esteve a vereadora Sofia Dias, no Encontro que é organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, sob o lema “Estratégias e parcerias para uma valorização integrada dos territórios”.

A Convenção contou com participantes vindos de França, Itália, Espanha e foi uma jornada de trabalho muito produtiva, complementada com a participação de oradores que trouxeram à convenção projetos e visões diferentes para a promoção e valorização dos territórios.

Recorde-se que Borba é município fundador da AMPV.