Arte Contemporânea no Paiol, MAEE e MACE em Elvas

A exposição de obras “em diálogo”, dos artistas plásticos Pedro Calapez e Rui Sanches, é inaugurada este sábado, dia 4, em dois espaços distintos da cidade.

“Este projeto pretende marcar o encerramento das comemorações de 15 anos do Museu de Arte Contemporânea”, como nos referiu o colecionador António Cachola. “Nós começámos as comemorações com uma exposição do José Pedro Croft, depois tivemos a exposição coletiva, de jovens artistas com alguns de alguma idade, e agora encerramos com artistas com uma idade mais próxima da do colecionador mas com muita qualidade”.

Também hoje, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, vai ser inaugurada “uma exposição que retrata a área da fotografia, na coleção António Cachola. Aliás, o ano de 2023 vai ser dedicado à fotografia na coleção. A primeira inicia hoje e vai até meio de junho e a 30 de junho começa a segunda parte. Ambas as exposições vão ter a curadoria de Sérgio Mah, que vai também ser o coordenador editorial do livro que vamos lançar, no dia 30 de junho, sobre estes projetos da fotografia”.

No Paiol de Nossa Senhora da Conceição estão expostas peças de Pedro Calapez. A mostra centra-se na peça “Clausura que tem a ver com a pintura mas que não permite ao espetador ver a pintura na sua plenitude. Só pode espreitar para a pintura que se encontra em estruturas metálicas que contam com dois espelhos e ainda criam imagens falsas”.

No Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires estão “algumas das primeiras peças adquiridas para a Coleção António Cachola, datadas da década de 90”, de acordo com Rui Sanchez. Trata-se de uma exposição conjunta entre Rui Sanchez e Pedro Calapez que expõem juntos “desde 1990”.

Para Rui Sanchez, “o colecionador António Cachola e a câmara de Elvas têm feito um trabalho muito importante na dinamização do Museu de Arte Contemporânea que, hoje em dia, deve ser uma das melhores coleções privadas de arte portuguesa em Portugal”.

Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Paiol de Nossa Senhora da Conceição e Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires inauguram hoje exposições de arte contemporânea.

Carnaval será doce no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

O Mercado Municipal de Montemor-o-Novo acolhe, no dia 18 de fevereiro, às 9.30 horas, uma Oficina e Prova de Filhoses e Pastéis de Grão, pelo MDM de Montemor-o-Novo.

Na gastronomia em Portugal são várias as tradições de Carnaval. No Alentejo e em Montemor-o-Novo os pastéis de grão e as filhoses são “reis” à mesa nesta quadra.

Sábado, dia 18 de fevereiro, pode dirigir-se ao Mercado e aprender como confecionar estas delícias carnavalescas.

Município de Viana lança Calendário para a Igualdade de Género 2023

O Município de Viana do Alentejo lançou a 5º edição do Calendário para a Igualdade de Género 2023, apresentado no passado dia 27 de janeiro, no Cineteatro Vianense.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara, Luís Miguel Duarte, da vice-presidente da Câmara, Paula Neves, do presidente da Assembleia Municipal, Estevão Pereira, das crianças e jovens que aceitaram o convite para participar no calendário, bem como das famílias e das entidades parceiras.

No sentido de reforçar junto da população a temática da igualdade, este quinto calendário subordinado ao tema “Todos diferentes, Todos iguais” apresenta 14 rostos de crianças e jovens do concelho que assumem, na diferença, a sua maior virtude.

De salientar que a iniciativa resultou do Protocolo para uma Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género – Concelho de Viana do Alentejo, assinado em julho de 2017 por 13 entidades, entre as quais o Município de Viana do Alentejo e a Cáritas Arquidiocesana de Évora, com vista a alcançar uma resposta mais eficaz e eficiente no combate e prevenção da violência doméstica, não apenas para o concelho, mas também para o distrito de Évora.

2ª temporada do podcast “Descomplicar a Juventude” quinzenalmente no Centro Juvenil

Na segunda temporada do Podcast Descomplicar a Juventude, os jovens comunicadores, Eduardo Carvalho e João Pedro Água, juntam-se a diferentes convidados, quinzenalmente, para conversar e descomplicar os mais variados temas da atualidade, relacionados com e para a juventude,

Aceitam-se sugestões e comentários para o email do Episódios online, disponíveis em: Youtube e Spotify.

A iniciativa decorre quinzenalmente, aos sábados, pelas 11.30 horas, no Centro Juvenil.

Oficina de Cerâmica “Sem medo das alturas” este fim de semana na Oficinas do Convento

A Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, já divulgou a sua agenda para este mês de fevereiro.

Já este fim se semana, dias 4 e 5, decorre a Oficina de Cerâmica “Sem medo das alturas”, das 10 às 18 horas, no Centro de Investigação de Cerâmica.

O Concerto “Antez”, está marcado para o dia 17, às 21 horas, no Convento de São Francisco.

A Oficinas do Convento informa ainda que durante todo o ano decorre a Galeria Breve Mente, acolhimento de residências, sala de ensaio e espetáculos, hackerspace, computação e fabricação digital, oficina de carpintaria e serralharia, oficina de artes gráficas, espaço coworking, atelier livre, no centro de investigação de cerâmica, visitas no Telheiro da Encosta do Castelo, Testes de Terra, no laboratório da Terra, assim como materiais de construção artesanal, pastas cerâmicas e cozeduras.

Quanto a residências artísticas, Alice Le Reste está a desenvolve o seu trabalho de escultura e cerâmica no Centro de Investigação Cerâmica.

Para mais informações pode consultar a página da Oficinas do Convento.

Crédito à habitação: DECO esclarece o que é e para que serve a FINE

Na hora de se contrair um empréstimo para a compra de casa, todo o cuidado é pouco. É fundamental conhecer-se a fundo as ofertas de cada banco, para depois compará-las e avaliar a solução mais vantajosa. Durante este longo processo de ponderação, o consumidor irá receber a FINE, a Ficha de Informação Normalizada Europeia.

Um dos direitos fundamentais do consumidor é o Direito à Informação, lembra a jurista na DECO Alentejo, Ana Sofia Rosa, assegurando que, quando se pede um crédito à habitação, o consumidor terá direito a que lhe seja prestada toda a informação, não só durante a vigência do contrato, mas também em momento anterior à tomada de decisão.

“Antes mesmo de celebrar o contrato, o consumidor deve ser esclarecido cabalmente sobre todas as caraterísticas, custos associados e condições do empréstimo que vai celebrar. Deve ser também prestada informação pré-contratual, a fornecer pela instituição de crédito ou pelo intermediário de crédito vinculado, através de documento designado por FINE – Ficha de Informação Normalizada Europeia e personalizado de acordo com o pedido/interesse formulado pelo consumidor”, adianta a jurista.

A FINE é composta por duas partes: um documento com a informação principal e um anexo com informação complementar. Esta FINE deve conter “uma simulação das condições do contrato de crédito e ser fornecida em papel ou noutro suporte duradouro, seja presencialmente no balcão, através do sítio na internet ou de outra comunicação à distância e tem a validade de 30 dias”.

Este prazo permitirá ao consumidor ponderar a decisão, avaliar o impacto no seu orçamento e comparar diferentes propostas.

Com a aprovação do empréstimo deve ser entregue ao consumidor e fiador, se aplicável, outra FINE, “com as condições aprovadas e também a minuta do contrato de crédito e concedidos pelo menos sete dias de reflexão, antes dos quais não poderá ser formalizado o contrato”.

A rubrica desta semana da DECO para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

“Quero Árvores” é a iniciativa no Mercado de Montemor este sábado

“Quero Árvores” é a iniciativa que decorre este sábado, dia 4 de fevereiro, no Mercado Municipal de Montemor, das 9.30 horas às 12.30 horas.

O Projeto Além Risco, financiado pelo EEA Grants Portugal e com o co-financiamento da CIMAC e Fundação Calouste Gulbenkian, prevê a plantação de mais de 50.000 árvores no distrito de Évora. Parte dessas árvores serão distribuídas aos cidadãos que as queiram plantar.

Dentro das quantidades disponíveis, são oferecidas, nesta campanha, até 15 árvores.

Para fazer o pedido até hoje, sexta-feira, 3 de fevereiro, através de formulário.

Não se esqueça de trazer um vaso ou saco para levar as suas árvores.

Agrupamento de escolas de Montemor recebe 10 kits material velocipédico

No âmbito da parceria entre o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Direção-Geral de Educação, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, decorre o reforço do projeto “Desporto Escolar Sobre Rodas”, através da entrega de Kits Velocipédicos às escolas durante os anos de 2022, 2023 e 2024.

Assim, neste âmbito, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo recebeu dois kits com material velocipédico. Cada kit inclui dez bicicletas (sendo três unidades de roda 16”, três unidades de roda 20”, três unidades de roda 24” e uma unidade de roda 26” e ainda dez capacetes.

Na entrega destes kits estiveram presentes Miguel Rasquinho, diretor da Direção Regional do Alentejo do IPDJ, acompanhado de Andreia Peixe da Silva, também do IPDJ, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, o diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, João Veiga, o subdiretor do Agrupamento, Francisco Salgueiro, e o Coordenador do Desporto Escolar, Paulo Minhoca.

Futebol e futsal de formação no concelho de Montemor

Neste fim de semana, de sábado dia 4 e domingo 5 de fevereiro, as equipas de futebol e futsal do concelho de Montemor-o-Novo disputam dez jogos, nas diversas provas dos escalões de formação.

Para a jornada 13 do campeonato distrital de juvenis (sub-17) de futebol, no sábado às 14.30 horas, o Calipolense recebe o Grupo União Sport, no Campo Pedro Bom em Vila Viçosa.

Nos iniciados (sub-15) de futebol, na primeira jornada do campeonato distrital Liga Ouro, no domingo às 10 horas, jogam Bairro de Santo António e Grupo União Sport, no Campo do Bairro de Santo António, em Évora.

No futebol de iniciados (sub-15), na primeira jornada do campeonato distrital Liga Prata, no domingo às 10 horas, joga-se o Alcaçovense – Valenças, no Campo João Branco Núncio, em Alcáçovas.

O campeonato distrital de infantis (sub-13) de futebol, no sábado às 9.30 horas, para a quarta jornada do apuramento de campeão, jogam Grupo União Sport A e Bairro de Santo António, no Parque Desportivo Municipal, em Montemor-o-Novo.

Para o campeonato distrital de futebol de 9, na 14ª jornada, joga-se o Corval – GUS, no Parque Desportivo, em São Pedro do Corval.

Para o campeonato distrital B de futebol de 7, quarta jornada, disputa-se o CF Estremoz – GUS B, no sábado às 11.45 horas, no Campo Municipal José Palmeiro da Costa, em Estremoz.

Para o campeonato distrital de benjamins (sub-10) de futebol, no sábado às 11 horas, defrontam-se Juventude e Grupo União Sport, na quarta jornada da segunda fase do Joga à Bola, no Campo Sanches de Miranda nº 2, em Évora.

Em futebol, no Joga à Bola de traquinas, jogam Valenças – Santana do Campo e Calipolense – Grupo União Sport, no sábado às 14.30 horas, no Campo João Figueiredo, em Vila Viçosa, com organização do clube da casa.

Em futsal, no domingo às 15.30 horas, na quarta jornada do campeonato distrital de juvenis, joga-se o TIS Futsal – Internacional SC, no Pavilhão Desportivo Municipal, em Montemor-o-Novo.

Em futsal, no sábado às 10.30 horas, defrontam-se TIS Futsal e Vila Nova da Baronia, na 15ª jornada do campeonato distrital de iniciados, no Pavilhão Desportivo Municipal, em Montemor-o-Novo.

“Voltar aos Passos que Foram Dados: José Saramago 1922 – 2022” na Biblioteca Municipal

A exposição “Voltar aos passos que foram dados – José Saramago 1922-2022” está patente até dia 28 deste mês, na Biblioteca Almeida Faria, em Montemor-o-Novo. A exposição, cedida pela Fundação José Saramago, aborda a literatura e o pensamento de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura.

A mostra marca o início das Comemorações do lançamento da obra Levantado do Chão, uma programação do Município de Montemor-o-Novo em parceria com a Fundação José Saramago, que este ano conta também com uma visita guiada à Fundação José Saramago e à Casa do Alentejo, no próximo dia 25 de fevereiro.

Seis atletas do GUS convocados para a seleção distrital sub-13

Seis atletas do Grupo União Sport foram convocados para a seleção distrital masculina no escalão sub-13.

Os atletas convocados são António Caeiro, Dinis Passe Bem, Francisco Cornacho, Rafael Canastro, Rodrigo Correia e Ruben Brejo. O GUS já felicitou os seus atletas, por esta convocatória.

Basquetebol junta Montemor, Vendas Novas, Estremoz e Beja

As equipas de sub-16 de basquetebol de Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Estremoz e Beja, neste fim de semana de dias 4 e 5, sábado e domingo, vão participar na final a quatro, do Grupo 2. Os jogos estão marcados para o pavilhão desportivo da Escola Santiago Maior, em Beja.

No sábado, às 9.30 horas, na primeira jornada, defrontam-se Beja Basket Clube e AC Montemor (jogo 1); e, às 11.30 horas, na segunda jornada, jogam o Núcleo do Sporting de Vendas Novas e o AJEV de Estremoz (jogo 2).´

Ainda no sábado, mas às 16 horas, na terceira jornada, enfrentam-se o vencedor do jogo 1 e o derrotado do jogo 2; e, às 18 horas, na quarta jornada, jogam o vencedor do jogo 2 com o derrotado do jogo 1.

Por fim, no domingo à tarde, temos os dois últimos desafios: às 15 horas, a jornada cinco, com o derrotado do jogo 1 a enfrentar o derrotado do jogo 2; e, às 17 horas, a jornada 6, com o vencedor do jogo 1 e jogar com o vencedor do jogo 2.

GNR de Évora regista incêndio num contentor de lixo em Mourão

Foto Ilustrativa

Dois acidentes de viação, dos quais uma colisão e um despiste, foram registados, ontem, quinta-feira, 2 de fevereiro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes sinistros resultaram um ferido grave e danos materiais.

Também ontem, um incêndio urbano deflagrou, num contentor de lixo, em Mourão.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 11 ocorrências, sendo sete crimes contra o património, três contra as pessoas e um contra o Estado.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 27 infrações à legislação rodoviária.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura 2022/2023, Lake 2022/2023 e PNF.

Workshop “Cria a tua história de banda desenhada” este sábado na Biblioteca Municipal

“Cria a tua história de banda desenhada” é o mote para o workshop que decorre amanhã, sábado, 4 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Liliana Pincante, coordenadora da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo, adianta que esta atividade se destina “a crianças entre os seis e oito anos, tendo como objetivo criar uma história curta, de banda desenhada, de apenas uma página”.

Esta iniciativa pretende também “estimular a criação de personagem, bem como o conceito da estrutura e narrativa do que é uma banda desenhada”, acrescenta Liliana Pincante.

O workshop de ilustração de banda de desenhada, por Carlos Picamilho decorre amanhã, na biblioteca municipal, entre as 15 e as 17 horas. As inscrições podem ser feitas através do email biblioteca@cm-montemornovo.pt ou do contacto telefónico 266 898 105.