Prova de Vinho Novo de Cabeção foi “um grande sucesso”

A Prova do Vinho Novo de Cabeção decorreu no passado fim de semana, nesta freguesia do concelho de Mora.

Numa dinâmica totalmente renovada, a Prova do Vinho Novo de Cabeção 2023 “foi registo de grande sucesso”, segundo afirma a autarquia. A organização esteve a cargo do Município de Mora em colaboração com a Junta de Freguesia de Cabeção e os produtores locais de vinho.

O evento teve início na Casa do Povo de Cabeção durante a tarde de sexta, com a realização do 1º Concurso de Vinhos de Cabeção. A concurso estiveram 42 vinhos, branco e tinto, de 29 produtores.

A cerimónia oficial de abertura da Prova do Vinho aconteceu ao início da noite, contando com a presença do Executivo Municipal, presidente da Assembleia Municipal, representantes das Juntas de Freguesia do Concelho, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, presidente da Câmara Municipal da Vidigueira e presidente da CIMAC, entre todos os produtores de vinho e respetivos familiares que fizeram questão de comparecer.

Este momento contou ainda com a entrega de prémios do 1º Concurso de Vinhos de Cabeção que deu destaque aos melhores vinhos tintos e brancos, entre primeiros lugares e menções honrosas atribuídas. A animação musical foi da responsabilidade do grupo Fora D’oras, que animou a cerimónia com as tradicionais modas alentejanas.

No sábado, a manhã iniciou com a Rota das Adegas, com a participação de mais de 100 entusiastas provadores de vinho e de petiscos regionais. De forma organizada, sete grupos percorreram Cabeção e as sete Adegas que abriram portas para mostrar o que de melhor se faz nesta Freguesia.

No Pavilhão e zona exterior, a tarde foi animada pelos “Toca a Bombar”, Grupo de Cantares de Cabeção, Grupo Recreativo e Rancho Folclórico de Cabeção e arraial popular com Miguel Oliveira. Nesta fase, cerca de 30 produtores colocaram à prova o seu vinho a todos os visitantes do evento. As Associações de Cabeção dinamizaram a zona da restauração com a venda de petiscos.

O Município de Mora agradece a todos os envolvidos que contribuíram para o sucesso da Prova do Vinho Novo de Cabeção 2023.