O calendário do IRS, este ano, já está em vigor com a comunicação do agregado familiar, a decorrer até dia 15 de Fevereiro.
Se a situação familiar ou pessoal se alterou (nascimento de filhos, casamento, divórcio, morte do cônjuge, mudança de residência permanente, filhos em guarda-conjunta, ou filhos que deixaram de ser considerados dependentes) deve comunicá-las à Autoridade Tributária, no Portal das Finanças.
Se essa atualização não for feita, são consideradas as informações familiares e pessoais apresentadas na última entrega do IRS. Até 15 de fevereiro, deve ainda comunicar-se a partilha de despesas de dependentes em guarda conjunta.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Outro dos prazos do IRS em 2023 que deve merecer atenção é 25 de fevereiro. Até esta data devem se verificadas todas as faturas de despesas na página pessoal do e-fatura, no Portal das Finanças, bem como as páginas dos filhos e dependentes.
Se obteve rendimentos do trabalho independente em 2022 e está abrangido pelo regime simplificado, deve indicar, no e-fatura, se as despesas são pessoais, profissionais ou mistas. Esta é uma nova rotina desde 2019, que resulta de uma alteração ao regime simplificado, em que uma parte do rendimento, que antes era assumida automaticamente como despesas, passou a estar parcialmente condicionada à justificação de despesas.
Até 15 de março são disponibilizados os montantes das deduções à coleta proporcionados pelas despesas comprovadas por fatura e outros documentos. Este é outro dos novos prazos do IRS a reter.
A informação sobre os valores das deduções à coleta fica visível numa nova página na área pessoal do IRS, no Portal das Finanças, diferente da do e–fatura. Aqui, além das despesas comprovadas por faturas, estão disponíveis outros gastos dedutíveis no IRS efetuados em entidades dispensadas de passar fatura. É esse o caso dos juros do crédito à habitação, das rendas da casa, das taxas moderadoras e das propinas de estabelecimentos de ensino públicos.
Até dia 31 de março pode consignar o IRS ou o IVA (ou ambos). Este é o terceiro ano em que os contribuintes podem escolher a entidade que desejam apoiar com o seu imposto antes da entrega do IRS.
No Portal das Finanças, registe ou atualize o seu IBAN, através do qual pretende receber o reembolso, caso este seja apurado, até 31 de março.
A entrega do IRS em 2023, referente aos rendimentos de 2022, é realizada de 1 de abril a 30 de junho. Isto independentemente da categoria de rendimentos. Este é um dos prazos do IRS que não pode mesmo falhar.
Se entregar o IRS em abril ou maio e tiver direito a receber reembolso, deve ter o dinheiro à sua disposição até ao final de junho.
Até 31 de julho, a AT tem de enviar a nota de liquidação do IRS. Mas para isso é necessário que o IRS seja entregue dentro do prazo legal. É nesse documento que a AT mostra como calculou o imposto.
Este é também o prazo limite para receber o reembolso, se for o caso.
Se tiver de pagar imposto adicional ao Estado, deve fazê-lo até ao dia 31 de agosto. Isto se cumpriu o prazo de entrega do IRS. Caso contrário, tem até 31 de dezembro para efetuar o pagamento.
[/shc_shortcode]


Está a decorrer na freguesia de Santiago do Escoural, a campanha de recolha de inscrições e entrega de um balde de 10 litros, que será usado para a separação e transporte dos resíduos orgânicos (cascas de fruta, legumes, folhas etc) até ao compostor comunitário.
Fundada com o objetivo de promover a importância da saúde dos solos, da consciência alimentar e o combate à desertificação, a Terramay dedica-se à produção de alimentos com padrões elevados de qualidade, garantindo o respeito por todos os elementos da natureza.
De acordo com Ana de Brito, o projeto deverá estar concluído “dentro de três anos e vai ficar instalado na própria herdade. Para nós é muito importante respeitar os parâmetros do Governo e daí a necessidade de termos os materiais certos e a equipa certa”.
A Ordem dos Arquitetos, no âmbito da 1ª edição do “Prémio Colégio de Património Arquitetónico (CPA), um serviço prestado ao Património, à Arquitetura e ao País” decidiu atribuir o Prémio CPA à arquiteta Joana Saque aluna do Mestrado da Universidade de Évora pelo trabalho “A Quinta da Cardiga: Aproximação à sua Arquitetura, Paisagem e Território”, sob orientação dos Professores João Favila (Atelier Bugio), Aurora Carapinha e Jorge Rivera, professores e investigadores da Universidade de Évora. A entrega do prémio decorreu, na sede da Ordem em Lisboa no dia 16 de dezembro de 2022.
A entrega dos certificados de participação e prémios do concurso “Centros de Mesa com Bolotas“ teve lugar no passado sábado de manhã, dia 21 de janeiro, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.
A escabiose, vulgarmente conhecida por sarna, é uma infestação da pele causada por um ácaro parasita de tamanho microscópico.
O workshop de prevenção e segurança rodoviária decorreu durante a manhã desta terça-feira, dia 24 de janeiro, das 9 horas às 13 horas, na Casa Cordovil. Promovido pelo Comando Territorial de Évora da GNR, o workshop abordou três assuntos envolventes da atualidade: atropelamento de animais, condução sob o efeito de álcool e zonas de acumulação de acidentes.
A Universidade de Évora (UÉ) assinou um contrato programa de financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 com a DGES, para a realização do projeto PROMETHEUS.
A Oficina de Robótica e Fabricação Digital cria iniciativas com objetos 3D, no estúdio do Centro Juvenil, em Montemor, todas as quartas e sextas-feiras, das 14 às 18 horas.
Foram detetadas 556 infrações a nível da fiscalização de trânsito, pelo Comando Territorial de Évora da GNR, entre 16 a 22 de janeiro.
Estão abertas as