O Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo recebeu ontem, quarta-feira, 18 de janeiro, uma sessão de Treino (Mass Training) em Suporte Básico de Vida (SBV), numa organização da Unidade de Cuidados na Comunidade Monte Mor (UCC Monte Mor), no âmbito do estágio de mestrado em enfermagem comunitária e de saúde pública da enfermeira Cristina Lourenço, em parceria com o INEM, os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, a Proteção Civil Municipal, com o apoio do Agrupamento de Escolas, Câmara Municipal e União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.
Foram cerca de 250 pessoas que aceitaram o convite da UCC Monte Mor, numa sessão especialmente direcionada à comunidade escolar, mas que foi alargada a todos os parceiros que se juntaram a este projeto, bem como pessoas da comunidade.
Para o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, esta “é uma ação a repetir nas escolas, associações, nas empresas e no município”. Desejando que os participantes obtivessem na iniciativa conhecimentos seguros de SBV, Olímpio Galvão referiu que “se algum de vós um dia salvar uma vida, este momento já valeu a pena”.
Para além do presidente de Câmara, também João Veiga, Diretor do Agrupamento de Escolas e Alexandra da Conceição Serôdio, Vogal da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, agradeceram a todos os participantes e a todas as entidades presentes pela colaboração, mostrando a sua satisfação pelo sucesso da sessão. Para além da UCC Montemor, deve-se destacar a iniciativa, o empenho, o trabalho e mobilização da enfermeira Cristina Lourenço, aluna mestranda da Universidade de Évora, sob a orientação da Enfermeira Fátima Santos.
Recordamos que este Mass Training em SBV teve como objetivo sensibilizar os participantes a agir em casos de emergência médica e prepará-los para saber efetuar corretamente manobras de reanimação. Foi abordada a cadeia de sobrevivência e realizado o treino do algoritmo de SBV.