RCM vence 22-3 em Arcos de Valdevez no Grupo do Título

Os seniores do Rugby Clube de Montemor (RCM) deslocaram-se este sábado, 14 de janeiro, até Arcos de Valdevez, para a primeira jornada do Grupo do Título, do Campeonato Nacional I Divisão.

Segundo Ricardo Vieira, treinador do RCM, os Mouflons de Montemor efetuaram um bom jogo no Campo Municipal de Rugby da Coutada, ganhando por 3-22. Ricardo Vieira referiu à RNA que a sua equipa apresentou-se muito bem a nível de avançados e quase irrepreensível na defesa.

Agora, o RCM vai preparar o derby com o rival Clube de Rugby de Évora, a ter lugar no próximo fim-de-semana, e estão entusiasmados em continuar a efetuar um rugby positivo e divertido, avança o treinador da formação montemorense.

364 anos da Batalha das Linhas de Elvas: militares regressaram

O ponto alto das comemorações dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas foi esta manhã de sábado, 14 de janeiro, na Praça da República com o regresso das forças militares e militarizadas em parada, depois de dois anos, devido à pandemia, seguindo-se o desfile, pela Rua da Cadeia.

De entre as forças presentes, estava o Regimento de Cavalaria nº3 de Estremoz, os Bombeiros de Elvas, a GNR e o Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

O Tenente Coronel Fernando Rita, do Exército português, depois de recordar os acontecimentos do 14 de janeiro de 1659, destacou, no seu discurso, a importância para Elvas da vitória portuguesa nesta batalha.

Depois seguiu-se o discurso do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que pode ler, na íntegra, abaixo:

“Permitam-me que as minhas primeiras palavras sejam dirigidas a todos os elementos das forças em Parada e seus superiores, pela resposta positiva e entusiástica ao desafio de tornar possível o regresso destas cerimónias a esta nossa magnífica sala de visitas que é a Praça da República, depois da paragem a que a pandemia nos obrigou nos últimos dois anos.

Neste que é também o meu regresso enquanto presidente do Município às comemorações do aniversário da gloriosa Batalha das Linhas de Elvas, quero igualmente deixar a minha gratidão aos elvenses pela confiança que depositaram em mim para liderar os destinos do nosso concelho e, desta forma, me darem a oportunidade de continuar a trabalhar em prol da população.

Por todas estas razões, é bom estar de volta e assinalar o nosso feriado municipal com toda a dimensão e dignidade que sempre caraterizaram as cerimónias evocativas dos nossos heróis do já longínquo mas sempre presente 14 de Janeiro de 1659.

Bem hajam, pois, todos aqueles que colaboram ou se associam a esta cerimónia, que pela sua imponência muito me orgulha e certamente orgulha os elvenses!

Caríssimas autoridades, convidados e meus conterrâneos. Não poderia deixar de aproveitar esta minha intervenção para fazer um sucinto balanço destes primeiros 15 meses do mandato.

A primeira preocupação foi “arrumar a casa” e, ao mesmo tempo, desenhar uma estratégia de gestão administrativa e financeira que nos permita fazer face aos muitos projetos que temos em mente.

Ao receber o testemunho do mandato anterior, tivemos também a preocupação de dar continuidade – e concluir – obras que estavam assumidas. Refiro a título de exemplos a 1.ª fase da recuperação do Aqueduto da Amoreira, o Lar da Boa-Fé e a requalificação da sede da Banda 14 de Janeiro.

Sem descurar o passado recente, olhamos agora para o futuro, tendo em vista um conjunto de investimentos que poderemos candidatar ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e do programa de fundos comunitários para o quadro 20/30.

Posso garantir-vos, com toda a convicção, que temos uma Câmara Municipal preparada com um conjunto de projetos para dar resposta aos desafios futuros.

Elvenses, Embora se diga que ninguém é bom juiz em causa própria, considero que já muito foi feito.

Fizemos um investimento significativo em áreas como a cultura, o lazer e o desporto, a pensar não só na população local como sobretudo nos milhares de pessoas que nos visitaram. No desporto foram disso exemplo o final de etapa da Volta a Portugal em Bicicleta e o Mundialito de Futebol de Formação.

No setor da cultura promovemos a inovação da Expo S. Mateus, realizámos recentemente a edição inaugural do evento Elvas Cidade Natal e fomos sede do certame APLEC Internacional, que trouxe até nós a cultura da Catalunha.

Quero, ainda, realçar outros eventos que conheceram grande impacto, não só a nível nacional como em termos internacionais. Incluo nestes a comemoração dos 15 anos do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, os 400 anos do Aqueduto da Amoreira e os 10 anos de classificação de Elvas como Património Mundial.

Todo o trabalho desenvolvido em pouco mais de um ano foi possível graças ao espírito de união demonstrado por todos os eleitos do executivo a que tenho a honra de presidir.

Deixo, por isso, a minha palavra de gratidão para com os elementos desta equipa que vestiu literalmente a camisola pela nossa Elvas, mostrando ao país que é possível atender aos anseios de uma população sem ser notada a existência de maiorias ou minorias.

Fica este público agradecimento a todos os meus colegas de executivo, pela capacidade e entusiasmo que têm vindo a demonstrar nesta missão em prol das nossas gentes, sem cores ou partidos políticos. Em meu nome pessoal e dos elvenses digo-vos: Muito obrigado!

Minhas senhoras e meus senhores,

Agora é tempo de começarmos a olhar para o futuro. Neste novo ano de 2023 a nossa principal preocupação passa por resolver alguns problemas que persistem na nossa cidade e no mundo rural.

No setor da habitação continuaremos a investir para proporcionar respostas às necessidades existentes. É precisamente neste âmbito que se enquadra o programa Renda Acessível, que permitirá a famílias com menores rendimentos mensais aceder ao mercado público de arrendamento.

O nosso Centro Histórico é outra das preocupações do atual executivo. Fizemos já uma completa remodelação das infraestruturas básicas da cidade e a estratégia passa agora por recuperar, requalificar e reutilizar o parque predial. Isto sem esquecer o esforço necessário para resolver os problemas relacionados com o parqueamento de viaturas na zona intramuros.

Neste momento estamos a fazer a aquisição de habitações degradadas, que iremos requalificar; e temos em projeto a criação de dois parques de estacionamento subterrâneos no coração da cidade.

Vamos também apostar na revitalização do nosso comércio tradicional, numa estratégia que passa por envolver as principais artérias comerciais, melhorando as condições no que diz respeito ao pavimento, climatização, sombreamento e estacionamento.

Outra preocupação do Município – e minha enquanto presidente – passa pela criação de uma bolsa de terrenos que permita a criação de um Parque Empresarial para complementar a Plataforma Logística instalada em Badajoz e que chegou a estar prevista para o Caia.

Com este futuro Parque Empresarial estaremos em condições de dar resposta à grande procura existente para investimentos em parcelas de menor dimensão.

A eficiência energética será outra das nossas grandes apostas.

Face ao grande problema que estamos a viver mundialmente a nível da energia – com tendência para se agravar – torna-se imperioso pôr em prática um Plano Estratégico de Eficiência Energética, que temos jápreparado.

Com esse Plano, que podemos implementar recorrendo a candidaturas ao Programa 20/30, conseguiremos diminuir de forma significativa os custos com a energia.

Outra das grandes preocupações que temos é o setor da Educação. O nosso Parque Escolar está em grande parte obsoleto, porque a sua construção remonta aos anos 50 do século passado e, como tal, pretendemos proceder à sua requalificação para o poder dotar de todas as condições para o ensino moderno, com novas tecnologias e mais conforto.

Na área do ensino superior vamos continuar a trabalhar em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre, visando criar condições para alargar a oferta formativa disponível na nossa Escola Superior Agrária. É também objetivo implementar outras áreas de formação, adaptando a oferta às necessidades do mercado laboral.

Ao investir cerca de 4 milhões de euros na construção de uma Residência de Estudantes para o ensino superior, damos o sinal inequívoco da nossa vontade de ver aumentada a capacidade da Escola Agrária para receber um maior número de alunos.

Na área social, sendo um dos concelhos em que todas as freguesias possuem valências para a infância e terceira idade, continuaremos atentos para poder atenuar os problemas que se verificam aos dias de hoje.

Atravessamos uma conjuntura muito difícil, em que se prevê que o cenário de crise mundial continue a levar ao aumento exagerado da inflação, com impacto direto no rendimento das pessoas e afetando por isso a economia dos cidadãos e das famílias.

Deixo aqui, perante vós, a garantia que em 2023 reforçaremos os investimentos na vertente dos eventos, do desporto e da cultura, reduzindo a quantidade e aumentando a sua qualidade.

Elvas tem hoje reunidas todas as condições para proporcionar uma cada vez maior oferta turística em diferentes vetores, desde a História ao riquíssimo património arquitetónico, gastronómico e cultural.

A nossa cidade está preparada com todos os equipamentos para acolher grandes eventos, congressos e assumir-se inclusivamente como um centro de estágios na área do desporto, para quem procura infraestruturas e uma programação de grande nível.

Posso, pois, afirmar com enorme orgulho que a nossa Elvas é hoje uma cidade ímpar, única na região e no país, aberta ao mundo e pronta para enfrentar tudo aquilo que o futuro nos possa trazer!

Viva Elvas! Vivam os Elvenses! Viva Portugal!”

NAOM 2023 em fevereiro em Castelo de Vide, Marvão e Portalegre

A edição deste ano do Norte Alentejano O’Meeting (NAOM) decorre entre os dias 10 e 12 de fevereiro, em Castelo de Vide, Marvão e Portalegre.

No primeiro dia, a Herdade do Pereiro, em Castelo de Vide, recebe um “evento modelo” desta prova de orientação pedestre, estando prevista, para dia 11, no Vale Lobo, também em Castelo de Vide, a prova de distância média.

Também no dia 11 de fevereiro, mas já em Santo António das Areias, é promovida uma prova de sprint. Para terminar, no dia 12, é na Herdade das Coutadas, em Portalegre, onde se disputa a prova de distância longa.

Dia 3 de fevereiro, até às 23h59, é a data limite para inscrições com preços vantajosos (podem ser feitas aqui). No dia 6, terminam as inscrições em escalões de competição.

O NAOM, incluído nos calendários da Federação Portuguesa de Orientação (FPO) e da Federação Internacional de Orientação (IOF), é aberto à participação de pessoas de qualquer idade, seja em escalões de competição, escalões abertos ou principiantes, individualmente ou em grupo.

Programa completo:

10 fevereiro

10h00 – Abertura do secretariado;

10h30 – Model Event;

12h30 – Secretariado encerra para almoço;

14h00 – Reabertura de secretariado;

18h00 – Encerramento do secretariado.

11 fevereiro

08h30 – Abertura do secretariado no local do evento;

10h00 – Distância Média WRE – Vale do Lobo (Castelo de Vide);

11h30 – Hora limite para partidas nos escalões abertos;

14h30 – Abertura do secretariado em Sto. António das Areias (Marvão);

15h45 – Sprint WRE – Sto. António das Areias (Marvão);

17h30 – Entrega de prémios WRE – Sto. António das Areias (Marvão).

12 fevereiro

08h30 – Abertura do secretariado no local da prova;

10h00 – Distância Média – Herdade das Coutadas (Portalegre);

11h30 – Hora limite para partidas nos escalões abertos;

13h00 – Cerimónia de entrega de prémios NAOM 2023 e encerramento.

João Grilo: Data Center da Saúde em Évora mostra que o Alentejo “tem capacidade para atrair novos investimentos”

Évora vai ter um Data Center da Saúde, ou seja, um centro de processamento de dados, que irá funcionar de forma equivalente ao que se encontra no norte do país e tem como principal objetivo garantir a disponibilidade dos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde.

Esta instalação resulta de conversações entre a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), o parceiro estratégico no âmbito do digital DECSIS e a os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, resultando assim, explica João Grilo, presidente da ADRAL, “de um trabalho consistente para dotar a região de capacidade tecnológica, que deu confiança à Saúde para escolher o Alentejo, bem como as características do território que são favoráveis a instalação de centros deste tipo”.

Para João Grilo, esta é uma demonstração de que o Alentejo “tem capacidade para atrair novos investimentos, nomeadamente no que diz respeito às novas tecnologias, que são uma parte significativa do futuro e poderão alavancar o desenvolvimento do território”.

O presidente da ADRAL considera “importante a sensibilidade do Ministério da Saúde para descentralizar os serviços, nomeadamente para o interior, e distribuir investimento pelo território, ajudando-o a ser mais competitivo e esse é também o trabalho da ADRAL, demonstrando-se satisfeito por isso.

Este Data Center resulta de um financiamento de mais de dois milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência e vai ser instalado no Centro de Ciência e Tecnologia de Évora.

João Grilo acrescenta que a ADRAL está também a prever um conjunto de projetos, de grande dimensão, para Sines, “que terão desenvolvimentos nos próximos anos”, acreditando que este “será um corredor importante de ligação à Estremadura espanhola, esta ligação Sines, Évora e Extremadura terá grandes potencialidades, relativamente aos dados”.

Data Center da Saúde que vai nascer em Évora, prevendo-se que esteja concluído no final deste ano ou início de 2024.

Paróquia e município plantam Oliveira JMJ no Santuário da Visitação

A Jornada Mundial da Juventude não acontece só em Lisboa, está a acontecer em Montemor-o-Novo e em todas as paróquias do país.

Desta forma, amanhã, domingo, 15 de janeiro, pelas 15.30 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Visitação, o município de Montemor e a paróquia vão plantar uma oliveira JMJ, seguindo-se a Eucaristia às 16 horas.

A paróquia apela à população para que compareça neste momento.

Câmara de Montemor e Arquidiocese de Évora têm colaboração nas JMJ

No âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Município de Montemor-o-Novo, representado pelo presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e a Arquidiocese de Évora, representada pelo Padre José Morais Palos, estabeleceram um protocolo de colaboração.

O protocolo de cooperação e apoio têm por objeto os termos e condições do apoio a prestar e a colaboração institucional entre esta autarquia e a Arquidiocese, de modo a que seja possível reunir as condições necessárias para o acolhimento, alojamento e acompanhamento de jovens que viverão os Dias na Diocese (DnD) nas Paróquias de Montemor-o-Novo, Arquidiocese de Évora, entre 26 de julho e 1 de agosto de 2023.

Presente no momento da assinatura deste protocolo, oficializada a na quinta-feira, 12 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, esteve também o vereador António Pinto Xavier.

A JMJ é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, sendo simultaneamente uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um apelo aos jovens para a construção de um mundo mais justo e solidário e ainda que com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais ou menos próximo da Igreja.

Através da constituição e dinamização do Comité Organizador Diocesano – COD Évora, a Arquidiocese de Évora faz parte da organização deste evento de dimensão internacional, que terá, pela primeira vez, lugar em Portugal, entre 1 e 6 de agosto de 2023.

GUS e Cabrela defrontam-se este domingo para a Liga Elite

O distrital de seniores da Associação de Futebol de Évora, entra em campo, amanhã, domingo, 15 janeiro, apenas com a Liga Elite. A Liga AFE está parada no campeonato.

Na 11ª jornada da Elite, última jornada da 1.ª volta do campeonato, o concelho de Montemor-o-Novo vai receber o derby entre o Cabrela e o Grupo União Sport (GUS). O União encontra-se com seis vitórias consecutivas, após a derrota nas Alcáçovas. Por sua  vez, o Cabrela está em último lugar da classificação e averbando cinco derrotas seguidas, sendo a última derrota fora de casa no terreno do Alcaçovense, por 4-1.

João Guerra, treinador do GUS, considera que a classificação não reflete o valor do Cabrela “o adversario e individualmente tem valia, porque a clasificação não reflete o valor da esquipa do Cabrela”. No entanto, o União vai continuar com objetivo de chegar ao topo da classificação“o União persegue isolado no segundo lugar e quer continuar a perseguir, para alcançar o lider”

André Repolho, treinador do Cabrela, admite que o clube está preparado para o derby  “vai ter que trabalhar (o GUS) e vai ter que vencer o jogo”. “Já joguei com todas as equipas falta só jogar com o união. O União vem com esse proposito (de de chegar em primeiro na tabela de classificação) e nós temos de estar preparados, porque nós também precisamos de pontos”

Acompanhe amanhã o derby entre o Cabrela e o Grupo União Sport, entre as 14 e 18 horas, aqui na RNA, na Bancada Desportiva com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado dos jogos da Liga Elite, com destaque para a deslocação do GUS ao campo do Cabrela.

Inscrições abertas para curso de Nadador-Salvador em Montemor

Estão abertas as inscrições, até 9 de fevereiro, para o curso de Nadador-Salvador, que será ministrado em Montemor-o-Novo.

As inscrições devem ser feitas através de um formulário online disponível na área “Centro de Formação”. Se tiver dúvidas pode coloca-las através do email fepons@fepons.org.

Os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos à data de início do curso, (caso completem a maioridade durante o decorrer do curso devem enviar email para fepons@fepons.org a solicitar autorização para o frequentar, nestes casos será o ISN a aprovar se poderão frequentara formação); habilitação literária mínima correspondente à Escolaridade Obrigatória (mediante a idade: nascidos até 31/12/1966 – 4º ano; nascidos entre 01/01/1967 e 31/12/1980 – 6º ano; nascidos entre 01/01/1981 e 31/12/2002 – 9o ano; nascidos após 01/01/2003 –12o ano ou 12 anos de frequência escolar); fazer prova das atividades profissionais desenvolvidas e outros elementos relevantes para a avaliação da sua capacidade para a frequência do curso; e possuir Robustez Física e Perfil Psíquico para a atividade de nadador salvador, comprovada por Atestado Médico (Atestado próprio para o efeito).

O curso terá início a 13 de fevereiro e decorre até 17 de março, durante 31 sessões (150h de segunda a sábado e testes de admissão, em horário pós-laboral a acordar com os alunos, com uma carga mínima horária de 5 horas diárias. O Exame final será realizado em dia a determinar pelo Instituto de Socorros a Náufragos, em horário laboral.

No dia 13 de fevereiro será feito o exame de admissão, sendo os inscritos informados no dia útil seguinte à data limite de inscrição, do local e horário do exame.

Todas as informações podem ser consultadas aqui.

Exposição “Ó meu querido Alentejo…” inaugurada no Grupo Musical Paviense este sábado

A exposição “Ó meu querido Alentejo…” por Ana Mesquita, vai ser inaugurada na Sala de Exposições do Grupo Musical Paviense, este sábado, 14 de janeiro, onde estará patente até 5 de fevereiro. A inaguração da exposição vai ter lugar às 16 horas.

“Ó meu querido Alentejo…” apresenta trabalhos integrados no objetivo pessoal de exploração plástica. As obras expostas poderão ser compreendidas como produções decorrentes do que é viver no Alentejo.

Bombeiros de Montemor criam conta solidária para comprar nova ambulância

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo já abriu uma conta bancária solidária, com o objetivo de reunir donativos para comprar uma nova ambulância.

António Pinetra, presidente da Associação montemorense revela que a abertura desta conta com o nome da Associação tem como “destino exclusivo a aquisição de uma ambulância, porque temos uma frota de ambulâncias muito velha, com muitos quilómetros, que precisamos renovar”.

“Nós não temos dinheiro para isso”, garante António Pinetra. O valor da ambulância é cerca de 80 mil euros. António Pinetra explica que as últimas ambulâncias adquiridas tiveram o apoio do município, com o qual a Associação está a conversar “para ver os apoios que podem continuar a dar”.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo espera “continuar a contar com a ajuda e disponibilidade da população, que tem estado sempre disponível para ajudar e apoiar os bombeiros”.

Quem quiser ajudar os Bombeiros de Montemor-o-Novo a adquirir uma nova ambulância pode fazê-lo através dos seguinte NIB, IBAM e BIC/SWIFT:

NIB: 0045 6390 40366008958 48

IBAN: PT50 0045 6390 4036 6008 9584 8

BIC/SWIFT CCCMPTPL

A Associação informa ainda que “quem fizer donativo, e queira o recibo de donativo para efeitos fiscais, deve dirigir-se á secretaria da Associação, com o comprovativo da transferência bancaria, e exibi-lo para de imediato ser emitido o referido recibo de donativo”.

Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 68 milhões de euros saiu ontem, sexta-feira, 13 de janeiro, a um apostador no estrageiro.

O segundo prémio, de 182 mil euros saiu também a cinco apostadores fora de território nacional; assim como o terceiro prémio, no valor de 19 mil euros, que foi para onze apostadores no estrangeiro.

Para Portugal, vieram três quartos prémios, no valor de 1.005 euros, no total de 66 apostadores contemplados.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 04 – 13 – 25 – 33 – 37 e pelas estrelas 05 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.