Inácio Esperança convida à visita a Vila Viçosa neste natal

O presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, deseja a todos os munícipes um feliz e santo natal, bem como a todos os residentes dos concelhos da região.

O autarca convida à visita de Vila Viçosa, nesta quadra festiva: “temos muitas coisas para visitar, muitos museus, muita história, muito património e uma boa gastronomia”.

“Apelo que passem, neste natal, pelo menos um dia em Vila Viçosa”, remata.

Bombeiros de Montemor de serviço na noite de consoada para assegurarem socorro à população

Para que as famílias possam passar, dentro das possibilidades, um natal em paz e no conforto dos seus lares, há muitos profissionais que, por outro lado, terão de passar, esta quadra festiva, ao serviço.

É o caso dos bombeiros. Em Montemor-o-Novo, explica o presidente da Associação Humanitária, António Pinetra serão cerca de uma dezena os elementos que estão de serviço para o socorro à população. “Vamos ter uma equipa na estrada, em pontos estratégicos e outros elementos ficam no quartel, pelo que teremos entre dez a 12 elementos de serviço, nesta noite”.

António Pinetra deixa ainda alguns conselhos à população, para que evite cometer excessos nesta noite, para que a consoada destes bombeiros seja o mais tranquila possível. “Tendo em conta a quadra festiva em que nos encontramos, onde normalmente cometemos excessos, devemos ter todo o cuidado para que possamos proporcionar àqueles que vão ter que trabalhar, nestes dias, o menos trabalho possível, o será bom para todos”, refere o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

António Pinetra apela ainda para que as pessoas se desloquem “para junto das famílias atempadamente, não cometam muitos excessos e consigam confraternizar com amigos e família e proporcionar aos outros também uma boa quadra festiva”.

À semelhança de médicos, enfermeiros e polícias, entre outros, também os bombeiros não deixam de trabalhar no Natal e na Passagem de Ano.

Cristina Saloio deixa uma mensagem de esperança a todos neste Natal 2022

Hoje, dia 24 de dezembro, é véspera de Natal. Uma data marcada pelo convívio e encontro entre famílias.

Cristina Saloio, presidente da direção da Cercimor, considera que “depois das várias situações de luta e conquistas, com a pandemia e agora com a guerra, acho que todos aprendemos com aquilo que podemos fazer para melhor o nosso país, mundo, a nossa casa e a Cercimor tem feito este esforço, ao longo do ano, e vai continuar a sua missão”.

A presidente da direção da Cercimor deixa uma mensagem de esperança a todos, porque “de alguma forma sabemos que o próximo ano não será fácil, mas juntos vamos conseguir, e desejamos um Feliz Natal a todos, para todos os colaboradores da instituição, todas as famílias, clientes que dia a dia estão connosco, mas também a toda a comunidade que nos tem ajudado muito, nestes anos da nossa existência”, refere Cristina Saloio.

“Um Feliz Natal para todos e um feliz ano de 2023”.

Centros de Mesa com Bolotas em exposição no Mercado Municipal de Montemor

A votação dos “centros de mesa com bolotas” está a decorrer até ao dia 8 de janeiro. Trata-se de uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo, inserida na Estratégia Alimentar – SMEA.

No total são 13 os centros de mesa que foram elaborados, “a partir de bolotas e outros materiais naturais e estão em exposição no mercado municipal”, como revela Anabela Ferreira, técnica do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, convidando todos para que apreciem esta mostra.

Para eleger o seu centro de mesa com bolota, basta colocar um gosto na sua favorita, nas fotografias disponíveis no facebook do município de Montemor-o-Novo.

Operação Natal e Ano Novo da GNR deteta 120 condutores sob efeito do álcool em 48h

No período de  No âmbito da Operação “Natal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) fiscalizou entre o dia 22 de dezembro e até às 07:30 horas de hoje, 24 de dezembro, 15956  condutores, dos quais, 120 conduziam com excesso de álcool e, destes, 60 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 42 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 3 635 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se 1 103 por excesso de velocidade; 300 por falta de inspeção periódica obrigatória; 71 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 86 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; e 93 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

 Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 545acidentes, dos quais há a registar seis vítimas mortais, oito feridos graves e 114 feridos leves.

Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; falta de inspeção periódica obrigatória; manobras perigosas; incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem; utilização indevida do telemóvel.

Mensagem de Natal do Diretor da Rádio Nova Antena

Desejo a todos um Bom Natal, à equipa do grupo Alentejo FM , da Rádio ELVAS, Rádio Campo Maior e Rádio Nova Antena, aos nossos ouvintes e aos anunciantes destas três rádios que unem o Alentejo numa só voz.

A União Europeia está muito preocupada com as regiões sem Liberdade dos meios de comunicação social e vai desenvolver um mapa onde se identifica os locais sem rádios ou jornais locais ou regionais.

Este ano, com a ameaça da Rússia e invasão da Ucrânia, um País soberano e independente,  e com o silêncio total dos meios de comunicação social livres na Rússia ficou demonstrado quão fácil é manipular e influenciar com propaganda.

Não estamos felizmente,  na nossa democracia nesse ponto, mas a existência de meios de comunicação livres em Portugal, e sobretudo no interior do País, é um desafio cada vez mais difícil, devido ao despovoamento.  Os censos de 2021 acenderam o alarme para esse grave problema que não teve até ao momento grande resposta.

O nosso papel de informar é fundamental para auxiliar as populações , e na semana passada com as inundações, cortes de estradas e acompanhamento das vítimas das cheias na nossa região,  isso voltou a ser evidente.

Só existimos para dar notícias e para fazer companhia, no trabalho, em casa, na estrada e a muitas pessoas sós. Só existimos para fazer parte da  vossa vida, caros ouvintes.

Mas o nosso trabalho só é possível, com a ajuda das firmas, empresas e entidades públicas que anunciam os seus produtos, serviços e eventos.

 O ano que vem vai ser complicado com a inflação e a subida das taxas de juros, pelo que só nos resta ajustar os orçamentos e dar prioridade ao mais importante.

Acredito que com muito trabalho em 2023, todos podemos ter um ano positivo pelo que termino desejando votos de um excelente ano novo a todos.

António Danado deseja a todos um “Natal feliz, com saúde e em família”

Hoje, dia 24 de dezembro, é véspera de Natal. Uma data marcada pelo convívio e encontro entre famílias.

António Danado, presidente da União de freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, deseja “em nome de todo o executivo e membros da Assembleia de freguesia que o Natal seja em família e com saúde e possa revelar em 2023 os objetivos de definidos por cada um”.

Tendo presente que situação atual não é fácil, com o consecutivo aumento do custo de vida, a vários níveis, acima de tudo “desejamos que, ainda assim, possamos compensar essas dificuldades com a presença da família e com um Natal sem Covid e possamos estar juntos, sem medo, para promover o espírito de natal que ´espírito de família, de fraternidade, de solidariedade e trabalho em conjunto para   eu possamos também em conjunto proporcionar uma melhor qualidade de vida aos nossos fregueses”, acrescenta o presidente.

“Um Feliz Natal para todos os nossos fregueses e para todo o auditório da Rádio Nova Antena”, termina assim António Danado.

Colisão no IP2 provoca quatro feridos um deles grave

A colisão de dois veículos ligeiros de passageiros ocorreu ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 23 de dezembro, no IP2, entre Estremoz e Veiros.

Deste sinistro, segundo o CDOS de Évora resultaram quatro feridos, dos quais um grave e um leve, que foram transportados para o Hospital do Espírito Santo em Évora e outros dois que foram assistidos no local.

Ainda segundo a mesma fonte, o alerta para a ocorrência foi dado às 19.21 horas e para o local foram mobilizados os Bombeiros de Estremoz, a GNR e os serviços municipais, num total de 17 operacionais, apoiados por oito viaturas.

Olímpio Galvão deseja a todos os montemorenses “um Feliz Natal com muita saúde, amor e alegria”

Hoje, dia 24 de dezembro, é véspera de Natal. Uma data marcada pelo convívio e encontro entre famílias.

Neste dia, Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor deseja “a todos os montemorenses e famílias um Feliz Natal com muita saúde, amor e alegria”.

O presidente deseja ainda que “termine a guerra na Ucrânia e que a economia volte a ser favorável ao nosso país, com a descida necessária dos preços, para que tenhamos uma melhor qualidade de vida e sejamos mais felizes no ano que se avizinha”.

Famílias reúnem à mesa para a consoada com alternativas ao bacalhau

Hoje, 24 de dezembro, é véspera de Natal, data que antecede uma das festas mais celebradas do calendário cristão, sendo que é nesta noite que as famílias se reúnem à mesa, para a ceia, para celebrar o nascimento de Jesus.

A tradição, contudo, já não vai sendo o que era, sobretudo em termos daquilo que, em tempos, era quase obrigatório colocar na mesa para degustar em família. As prendas, principalmente para os mais novos, continuam a ser abertas à meia-noite ou na manhã seguinte.

Para saber como vai ser a noite de natal dos ouvintes, quais as suas tradições e o que significa esta quadra festiva, a Rádio Nova Antena saiu à rua.

“O natal, para mim, é passar um bom tempo com a família e não tanto gastar muito dinheiro com os presentes”, revela uma jovem ouvinte, que adianta que, nesta noite, em sua casa, são as sopas de cação e a carne que compõem a ementa, com molotof e tarte de amêndoa a servirem de sobremesa.

Para um outro ouvinte, o natal “representa a união entre as famílias e a paz, que é o mais importante”, para quem esta quadra é, sobretudo, das crianças. “O meu natal é passado em família, damos uma lembrança a cada um – não coisas muito caras, porque são muitos”, conta outra ouvinte.