Município de Montemor apela a ter cuidado com brasas em contentores

“Vamos cuidar da nossa rua?” é uma proposta que pretende criar a consciencialização para algumas situações incorretas na via pública e está de regresso. Com esta rubrica, o Município de Montemor-o-Novo pretende sensibilizar para a ocorrência dessas situações, que podem ser minoradas com a cooperação de todos.

Por exemplo, é apontada a necessidade de cuidar da rua de cada um, em espacial na deposição de cinzas e brasas. Com a chegada das temperaturas mais baixas, torna-se frequente o uso de lareiras, salamandras ou braseiras. Todos os anos, em consequência da deposição de cinzas e brasas ainda quentes, acontecem episódios de contentores a arder.

A colocação de cinzas mal apagadas no interior dos contentores de resíduos indiferenciados constitui um perigo de incêndio, provocando a destruição ou inutilização dos contentores, bem como danos em viaturas, habitações ou outros bens que se encontram por perto.

Antes de colocar as suas cinzas e brasas no contentor de resíduos indiferenciados, certifique-se que as mesmas se encontram corretamente apagadas; espere pelo menos um dia e deposite-as dentro de sacos fechados. Se mora em Montemor-o-Novo, pode depositar ou despejar as cinzas a granel, nos 13 contentores existentes na via pública, destinados exclusivamente a esse fim: contentores metálicos circulares de cor preta.

Em caso de dúvida, informe-se junto do Município, pelo telefone 938 022 592, das 9 horas ao meio-dia e meia hora das 14 às 17.30 horas.

Ao não colocar cinzas ainda em brasa ou quentes nos contentores de resíduos indiferenciados, evita incêndios, destruição de contentores, danos em viaturas e habitações e riscos para quem circula na rua.