“Versos no Ar” a rubrica diária da RNA com alunos de escolas de Montemor

A Rádio Nova Antena (RNA) vai transmitir, de segunda a sexta-feira, uma nova rubrica intitulada de “Versos no Ar”, que conta com poemas declamados pelas crianças de pré-escolar e primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

A professora Ana Cristina Massano explica que esta iniciativa surge do “emergente e necessário contacto das crianças com as obras poéticas, e é prática explorarmos o texto poético e damos um grande ênfase ao texto poético, dada a extrema importância no desenvolvimento intelectual das crianças, onde trabalhamos a oralidade e escrita”.

Esta é também uma forma de “abordagem lúdica da nossa própria língua, bem como múltiplas atividades, como criação de rimas, jogos de palavras, entre outros e entendemos que contribuiu para o desenvolvimento de competências linguísticas, nos nossos alunos e a componente estética”, acrescenta Ana Cristina Massano.

A professora adianta ainda que os ouvintes, podem assim através da RNA, divulgar e dar a conhecer “o trabalho que é feito na sala de aula com os alunos e, paralelemente, atribuir intencionalidade às suas produções, para que não fique apenas registado na sala de aulas, partilhando com a comunidade”.

Os poemas trabalhados, em sala de aula, serão assim emitidos na Rádio Nova Antena, lidos pelos próprios alunos, depois da recolha áudia, na sala de aula.

O programa “Versos no Ar” começa a ser emitido hoje, diariamente de segunda a sexta-feira, às 9.30 horas e repetição às 14.30 horas.