Colisão frontal faz quatro feridos em Arraiolos

Imagem: página de Facebook dos Bombeiros de Mora

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros de passageiros, na tarde de ontem, sexta-feira, 2 de dezembro, na EN370, entre Pavia e Arraiolos, resultou em quatro feridos leves, todos eles assistidos no local e transportados ao Hospital do Espírito Santo, em Évora.

O alerta para esta ocorrência foi dado às 14h48, sendo que para o local foram mobilizados 28 operacionais, apoiados por dez viaturas, entre Bombeiros e GNR de Arraiolos e Mora e a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) do Hospital de Évora.

GNR reforça policiamento nas áreas de comércio até final do ano

Até dia 31 de dezembro, a GNR promove ações de sensibilização e reforço de patrulhamento nas zonas de comércio, no âmbito da operação “Comércio Seguro 2022”.

Esta operação, que teve início na passada sexta-feira, 25 de novembro, tem por objetivo “garantir a segurança dos comerciantes e clientes, fruto do aumento de fluxo de pessoas em espaços e áreas de comércio”, revela a GNR em nota de imprensa.

Nesta operação estão empenhados militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, militares da estrutura de Investigação Criminal e militares dos Postos Territoriais, que realizam ações de sensibilização junto de comerciantes, alertando-os para os procedimentos de segurança a adotar, com o intuito de “evitar que sejam alvo de ilícitos criminais”.

“Será ainda reforçado o patrulhamento nas zonas de comércio, com o objetivo de aumentar o sentimento de segurança dos lojistas e clientes, considerando que nesta época existe um aumento significativo de transações monetárias”, adianta a GNR.

A GNR aconselha que, por esta altura, os comerciantes tenham as entradas e saídas dos estabelecimentos “bem iluminadas”; que antes de fechar os estabelecimentos, verifiquem se as portas e janelas estão devidamente fechadas; para não terem grandes quantidades de dinheiro no interior do estabelecimento.

“Não tenha uma rotina para a realização dos depósitos bancários; tenha sempre disponível o contacto telefónico da GNR da sua área do estabelecimento; e em caso de assalto mantenha a calma, não reaja, memorize os traços fisionómicos do assaltante, a roupa que o mesmo vestia e a direção de fuga, contactando de imediato a GNR”, alerta ainda esta força de segurança.

Aos clientes, a GNR deixa também alguns conselhos de segurança na realização de compras nas lojas físicas ou online: “evite trazer consigo grandes quantias de dinheiro e objetos de valor; numa rua movimentada leve a sua mala de mão ou pasta do lado oposto à berma, mantendo-se junto dos edifícios; evite circular em locais isolados e pouco iluminados; em caso de ter algum choque com alguém que circula junto de si, verifique, de imediato, se a carteira, o telemóvel e os restantes objetos de valor continuam consigo; ter sempre, o cuidado de verificar se determinado Site de Comércio Eletrónico tem associada uma ligação segura, ou seja, verificar se o seu endereço começa por https:// ___; para que não seja alvo de uma burla, deve verificar se a empresa, ou determinada entidade que comercializa através da Internet, realmente existe; e desconfiar sempre de publicidade de bens ou serviços que são comercializados a preços demasiadamente baixos”.

Pedro Caldeira Cabral traz a Montemor o Fado da Cítara Portuguesa

Pedro Caldeira Cabral apresenta esta noite de sábado, 3 de dezembro, no Cineteatro Curvo Semedo “O Fado da Cítara Portuguesa”.

Para o vice-presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, Pedro Caldeira é “um músico de excelência na guitarra portuguesa, é também poli-instrumentista, investigador, compositor, escritor, colecionador e violeiro e, ao longo de mais de 50 anos de carreira, tem desenvolvido um profundo trabalho de estudo em torno da história da cítara portuguesa com o objetivo de revalorizar o instrumento português integrando-o na tradição musical europeia, desde o século XVI aos nossos dias”.

Neste sentido, “recuperou a sua antiga designação e o seu repertório do Renascimento até às expressões musicais contemporâneas”.

Em concerto inserido no Ciclo de Outono, está marcado para hoje às 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo.

Dois derbys do concelho de Montemor na 7ª jornada da liga AFE

A 7ª jornada Liga AFE joga-se amanhã, domingo, 4 de dezembro, com as partidas marcadas para as 15 horas.

No entanto o jogo entre o Valenças e o São Pedrense joga-se hoje, sábado, 3 de dezembro,  às 18.30 horas. O Valenças, que descansou na jornada do passado fim-de-semana, nesta jornada vai até Arraiolos, casa emprestada do São Pedrense. Fábio Neves, treinador do Valenças, refere que “não há jogos fáceis e que o São Pedrense é uma equipa que luta sempre”.

Já amanhã, na Liga AFE, no grupo B, há dois derbys do concelho de Montemor-o-Novo, quando no topo da classificação estão também duas equipas do concelho, a equipa B do Grupo União Sport (GUS B) e o Fazendas do Cortiço.

O Escouralense, nesta 7.ª jornada recebe a equipa B do Grupo União Sport. João Rolo, treinador do Estrela Escouralense, espera um “jogo difícil diante de uma equipa jovem e que não é líder por acaso”.

O GUS B volta a jogar fora de portas, desta feita viaja até ao Escoural para mais um derby apelativo. Gonçalo Teixeira, treinador do GUS B, considera que vai enfrentar uma equipa “que vai ficar nos lugares cimeiros da classificação, e que se tem vindo a reformular e reestruturar ao nível de jogadores”.

O Fazendas do Cortiço desloca-se a Cortiçadas de Lavre, para mais um derby montemorense. Fábio Regouga, treinador do Fazendas do Cortiço, antevê um jogo “muito complicado, com muita luta”, mas sente que a sua equipa “está focada, a evoluir e preparada para trazer os três pontos”.

Já o Cortiçadas de Lavre recebe o Fazendas do Cortiço, que está no topo da classificação. Para Mário Carrasco, treinador do Cortiçadas de Lavre, este é um bom jogo para ver a evolução da sua equipa, já que na pré época jogaram com o Cortiço, “com quem fizeram um bom jogo”.

O Foros de Vale de Figueira, amanhã, recebe o CHE Morense. Para Pedro Pereira, treinador dos Foros, o CHE Morense é das equipas mais forte da série B, esperando um jogo “equilibrado”.

Quanto aos restantes jogos desta jornada da Liga AFE:

Série A JORNADA 7

Lusit. Évora B – Oriolenses

Bencatelense – Aguiar

Vera Cruz – Estremoz

Tourega – Calipolense

Descansa Borbense

Série B 

S Pedrense – Valenças (3/12 – 18h30)

Cortiçadense – Fazendas do Cortiço

Foros Vale Figueira – CHE Morense

Escouralense – U. Montemor B

Descansa Santana do Campo

Instituto Cultural de Évora volta a vencer Prémio de Boas Práticas de Voluntariado

O Instituto Cultural de Évora voltou a ganhar o Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado do Alentejo. Uma distinção anunciada no passado sábado, 26 de novembro.

Este prémio é atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e a cerimónia oficial irá decorrer no dia 5 de dezembro.

Este ano o acontecimento foi especial porque o Instituto Cultural de Évora foi distinguido como a “Melhor entidade pública promotora de voluntariado jovem” e é também a primeira vez que neste prémio que uma entidade ganha dois anos consecutivos, tornando o ICÉ no primeiro “Bicampeão” alguma vez registado na história deste prémio. Também é a primeiríssima vez que um projeto que envolveu Cultura Pop Japonesa no Alentejo ganha um prémio atribuído pelo Estado.

É de referir que esta conquista foi alcançada não só pela equipa do ICÉ (Pedro Dos Santos, Ana Rosado, Cláudia Quintas, António Pinheiro, Nuno Trindade, Pedro Trindade, Carolina Lecoq, Joel Ligeiro, Abigail Varandas Ligeiro, Duarte Fernandes, Carla Martins e Sara Matos) que implementou o “DigiTexto” que foi projeto vencedor, mas também por vários outros jovens artistas locais e também por autores que colaboraram no respetivo projeto, nomeadamente os artistas e cosplayers FeratriX3Wafu (Barbara), MARS (Mars), Liam L (William), mono.bug (Alex), Clowdsoda (Diana), Suneka ( Jéssica), nebullak (Vitória), Anir (Carina), mari+ana (Mariana), famalda (Mafalda), Miguel Oliveira, Rui Lagarto, Guilherme Caldeira e a TikToker Joana Bombaça, também conhecida como “Itsmenanahere”; quanto aos autores, destacam-se Rute Alves, Carlos Daniel Dojja e Soraia Carmo.

O projeto “DigiTexto” abrangeu atividades de Cultura Pop Japonesa, neste caso o “Évora Anime” que foi o primeiro Evento de Cultura Pop no Alentejo alguma vez realizado.

O facto de que um projeto que abrangeu Cultura Pop Japonesa no Alentejo ter sido premiado pelo estado marca a importância e a evolução deste tipo de iniciativas no Alentejo, uma vez que sempre houve um “tabu” associado a este tipo de atividades a nível regional.

No resto país, já existem eventos deste tipo já imensamente conhecidos como o Iberanime e no caso do Alentejo, iniciou-se com força também este movimento liderado pela equipa do ICÉ em conjunto com todos os artistas e autores já mencionados.

Cante Alentejano em destaque este sábado em São Geraldo no 3º Encante Natal

A 3ª edição do “Encante de Natal” realiza-se esta tarde de sábado, 3 de dezembro, a partir das 15 horas, no Centro Cultural e Recreativo Popular 1º de Maio, em São Geraldo.

Esta iniciativa, organizada pelo Grupo de Amigos de São Geraldo trata-se acima de tudo, como revela um dos responsáveis pelo grupo, Dio Mariano, “por um convívio entre grupos de cante alentejano: o Grupo Coral “Fora D’ Oras, “Ecos do Monte”, Os Boinas” e da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz”.

Diogo Mariano acrescenta que, habitualmente, o” grupo, todos os anos, fazia uma passagem pelo Lar, em que cada grupo cantava uma moda, mas este ano, tal não pode acontecer porque os idosos estão deslocados, no enatnto vão poder assistir a esta iniciativa através de vídeo”.

O responsável pelo Grupo dos Amigos de São Geraldo deixa um convite a todos para que compareçam na iniciativa. “Queria deixar o convite a toda a população que gosta de cante e de reviver a tradição, de Montemor ou de outras localidades estaremos cá à espera de todos, porque a entrada é livre”.

3ª edição do Encante de Natal, que decorre hoje, a partir das 15 horas, no Centro Cultural e Recreativo Popular 1º de Maio em São Geraldo.

Euromilhões: dois terceiros prémios vêm para Portugal

Dois terceiros prémios do Euromilhões, relativos ao sorteio de ontem, 2 de dezembro, no valor de 21 mil euros, saíram a apostadores que registaram o boletim em Portugal. Outros 13 apostadores no estrangeiro ganharam o mesmo valor.

Já o primeiro prémio não saiu a ninguém, pelo que o jackpot ‘engorda’ para 143 milhões, a sortear na próxima terça-feira.

O segundo prémio, de mais de um milhão de euros, contemplou um único apostador no estrangeiro. Os 1.300 euros do quarto prémio vão para um total de 62 jogadores, nove deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 12, 21, 35, 39 e 45 e as estrelas 6 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.