Paço Ducal retoma práticas habituais após verões com muita afluência

Em período de pandemia, sobretudo nos verões de 2020 e 2021, e contrariamente ao que aconteceu em muitos espaços museológicos do país, acima de tudo no litoral, o Paço Ducal e o Castelo de Vila Viçosa foram mais procurados que o habitual.

Para esta maior afluência em tempos de pandemia, garante diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, Maria de Jesus Monge, contribuiu o encerramento de fronteiras, bem como a procura, por parte dos portugueses, no verão, por zonas menos povoados. “Por uma vez, o Alentejo teve esse benefício. Foram dois verões em que Vila Viçosa, nomeadamente Paço Ducal e o Castelo, fosse muito procurada”, acrescenta.

Neste momento, “há que retomar as práticas habituais, designadamente o trabalho com as escolas, que isso sim parou, com os grupos de seniores, com um maior envolvimento presencial, não só com a comunidade, mas também com o turismo internacional, que está agora, esse sim, a regressar”.

Tanto o Paço Ducal como o Castelo de Vila Viçosa encerram às segundas-feiras e às terças de manhã, bem como nos feriados nacionais.