Campanha do Banco Alimentar contra a fome decorre este fim de semana

Está a decorrer este fim de semana a a segunda campanha do ano de recolha de alimentos, por parte do Banco Alimentar Contra a Fome.

De acordo com Rosa Pinheiro, do banco alimentar, “a campanha de maio superou as expetativas mas os alimentos começam a escassear. Estamos a ficar com pouco alimentos para distribuir e estamos com algum receio da campanha deste mês, dada a situação que se vive”.

Além da campanha saco, “as pessoas podem também doar através de vales nos supermercados aderentes. Junto das superfícies, as pessoas compram vales e todo esse dinheiro é convertido em alimentos que são comprados, a preços muito melhores, por parte da Federação. Depois, tendo em conta os vales adquiridos no nosso distrito, é-nos entregue a quantidade correspondente de alimentos”.

Rosa Pinheiro considera que 2023 vai ser um ano difícil. No entanto, o banco alimentar “vai fazer os possíveis para ajudar os mais carenciados”.

A responsável destaca ainda a importância do voluntariado nesta missão do banco alimentar contra a fome: “os bancos alimentares, para tudo, vivem exclusivamente do voluntariado. Nós não temos funcionários. Somos todos voluntários e a verdade é que a pandemia veio quebrar a rotina de fazer voluntariado e vir aos bancos alimentares. Então por si só, é uma dificuldade que nós enfrentamos para angariar voluntários”.

Os alimentos básicos que mais falta fazem, e relativamente aos quais não existem excedentes, são o leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno-almoço, entre outros.