Fim das Direções Regionais é “mais um passo para desmantelar o Ministério da agricultura”

O Conselho de Ministros decidiu aprovar a extinção das Direções Regionais de Agricultura (DRA), passando estas a ser integradas nas Comissões Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Desde a tomada desta decisão que, as associações do setor da agricultura, bem como a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) têm vindo a manifestar-se contra esta extinção, uma vez que foi tomada sem o conhecimento ou discussão com os agricultores e as suas organizações.

“Estupefação e aberração” foram as primeiras palavras ditas por José Eduardo Gonçalves, vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal. Contactado pela Rádio ELVAS diz que “a CAP é totalmente contra esta extinção e é mais um passo, dos muitos que o Governo tem dado, para o desmantelamento do Ministério da Agricultura”, o que a seu ver, “é um erro muito grande porque as Direções Regionais é que estão junto dos agricultores, é que os conhecem e são entidades técnicas, pelo que passá-las para as CCDR é um erro, porque não há técnicos suficientes na CCDR que possam fazer o que os técnicos do ministério fazem nas direções regionais, talvez alguns, mas se tiverem que fazer deslocações e ir para outros sítios, com certeza que não vão”.

As direções regionais “são de extrema importância para os agricultores e o contacto destes com o Estado”, acrescenta José Eduardo Gonçalves. O vice presidente da CAP diz ainda, não compreender este tipo de situação e recorda que, “ao longo dos anos, têm sido retiradas competências, do domínio deste ministério: primeiro as florestas, que passaram para o Ministério do ambiente, depois os animais de companhia, que eram da competência da DGAV, passaram para o ambiente e, a pouco e pouco, têm vindo a ser tiradas competências à agricultura”.

José Eduardo Gonçalves garante ainda que a Confederação “vai tentar mostrar ao Governo que está errado, para ver se recua na sua decisão, porque do ponto de vista técnico, qualidade e relações entre agricultores e ministérios, estas direções têm um papel muito importante”.

“Estamos expectáveis, atentos e incomodados, mas de cabeça levantada e erguida porque não temos poder de decisão e não somos políticos, mas podemos ajudá-los a pensar e é isso que vamos tentar fazer, sobre esta e outras decisões tomadas que fragilizaram os agricultores portugueses”, garante ainda o vice-presidente da CAP.

Em Portugal existem cinco direções regionais, que têm diversas delegações, nomeadamente em Elvas. José Eduardo Gonçalves questiona: “os técnicos de Elvas vão para Évora, para a CCDR? Vão continuar como entidade dependente da CCDR? Eu acho que estamos a mexer nas coisas que estão bem e, quem dirige o ministério vai prejudicar os agricultores e, portanto, não entendemos”.

“Espero que o Governo reconsidere as decisões erradas que toma e que nos oiça, porque estamos no terreno, conhecemos as pessoas e os locais e sabemos o que é preciso para ajudar os agricultores, e não, de certo modo, virar-nos as costas, abandonar-nos, e irmos para a CDDR que não sabemos como será o seu funcionamento” remata José Eduardo Gonçalves.