ARCA’22 apresentou “Chapa” e “Nena” no Curvo Semedo

O Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, no âmbito da programação do ARCA22, acolheu, ontem, quinta-feira, 23 de novembro, realizou-se uma noite do filme de Montemor, com a estreia do documentário “Chapa”, de Larissa Lewandoski, e a reprise da ficção “Nena”, de Francisco Campos.

Estas são duas curtas metragens, rodadas em Montemor-o-Novo, a primeira com o apoio do Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo, a segunda numa produção do Projeto Ruínas.

“Chapa” é uma homenagem merecida a quem tanto registou momentos da nossa história coletiva mas também pedaços de vida pessoal, que ficaram eternizados pela objetiva de Joaquim Chapa. Já o documentário “Nena”, uma criação do Projecto Ruínas, realizada por Francisco Campos, numa co-produção e apoio Oficinas do Convento e Estação Cooperativa de Casa Branca. Com som de João Bastos e produção de Inês Abrunhosa e Catarina Caetano, este documentário é protagonizado por Allena Svodoba, Susana Nunes, Leonor Mire, Rocío Martín, Ana Galeano, Bernardo Xavier, Gabriella De Vlieger, Mariana Stoffel, João Calvário, André Pereira, Nuno Lemos, Hank Duke, Joana Trindade, Luís Assencadas, Salvador Ladeiras, Manuel Elias, Manuel Mendes, Almerinda Casemiro Solteiro e José Carlos.

Recordamos que no foyer do Cineteatro Curvo Semedo, continua patente a exposição “Sensibilité Extrême”, que oferece a oportunidade de percorrer e conhecer, uma coleção de fotografias em vidros estereoscópicos. O espólio, oriundo de uma antiga cooperativa de Lavre, encontra-se atualmente em posse da colecionadora Montemorense, Mariana Mayer Raposo.