U. Montemor vence São Pedrense por 0-1 na Taça Distrito de Évora

Neste domingo, 20 de novembro, a partir das 15h00, realizou-se a 3.ª jornada da Taça Distrito de Évora Dinis Vital. No grupo A, o Cabrela deslocou-se a Santana do Campo, onde impôs uma goleada por 6-0. No grupo B, o Grupo União Sport (GUS) bateu em Arraiolos o São Pedrense por 1-0. No grupo C, o Cortiçadas de Lavre perdeu por 0-3 com o Sporting de Viana e o Foros de Vale de Figueira perdeu em casa por 0-2 com o Arcoense. No grupo E, o Valenças foi derrotado por 0-2 no Ciborro pelo Oriolenses. No grupo F, o Escouralense foi a Bencatel perder por 3-2. E, finalmente, no grupo G, o Fazendas do Cortiço, após estar a perder por 4-1, alcançou um empate 4-4, em Vila Viçosa com O Calipolense.

Na semana em que o Grupo União Sport comemorou os seus 108 anos de existência, a equipa sénior jogou no Campo Cunha Rivara, em Arraiolos, diante do S. Pedrense, apresentando 6 caras novas no 11 inicial, com destaque para o jovem Nuno Santos, em estreia no eixo da defesa. O União entrou a dominar, com o São Pedrense raramente a subir no terreno, contudo, até aos 11 minutos, o GUS apenas efetuou um remate na sequência de um canto, apresentando-se algo precipitado. O jogo decorria de sentido único, e quase só acontecia no meio campo da equipa da casa, adivinhando-se que poderia ser uma questão de tempo até o marcador ser inaugurado. O que é certo é que, com o São Pedrense a defender bem, até aos 40 minutos, mantinha-se o nulo no marcador, sendo de destacar duas oportunidades, uma por Nobre, com a bola a passar ao lado, e aquela que foi a primeira grande chance de golo do GUS, na sequência de um canto, com Catalão a atirar à trave. O União intensificava a sua pressão, mas não chegava ao golo. Ao intervalo o resultado premiava o São Pedrense, que fez pela vida, com o União a ter apenas 3 oportunidades, numa exibição em que não conseguia descobrir o caminho da baliza contrária.
No arranque da 2.ª parte, João Guerra fez a sua primeira alteração, com Nuno Santos a ser rendido por Rodrigo Vicente, o melhor marcador do União. Esperava-se mais serenidade por parte do GUS, nestes segundos 45 minutos. Aos 52 minutos, no São Pedrense, o veterano Boga é substituído por lesão por Marcelo. Aos 62 minutos, João Guerra teve de recorrer aos “pesos pesados” da equipa, com Capela e Marco Oliveira a entrarem para os lugares de Bugio e Thalison. Com apenas 1 minuto em campo, e do meio da rua, Marco Oliveira disparou um míssil a 30 metros da baliza de Diogo, inaugurando finalmente o marcador. É caso para dizer que foi à lei da bomba que o jogo foi desbloqueado. O União, aos 84 minutos, fez entrar os jovens Sálio Ai Ai e Tiago Minhoca, que renderam João Machado e Gonçalo Catalão. Pouco depois de ter entrado, Sálio efetua um forte remate ao poste do S. Pedrense. Na equipa da casa ainda houve duas substituições, primeiro Carpelho rendeu Saraiva e, pouco depois, entrou André para o lugar de Morais. O jogo chegaria ao seu término com o União a vencer por um magro 0-1. O que é certo é que o União foi a única equipa a tentar vencer este jogo, no entanto, esperava-se mais e melhor da equipa alvinegra! Já o São Pedrense fez o seu possível, já que não tinha muitos argumentos.

Resultados da 3.ª jornada da Taça Dinis Vital:

GRUPO A
Santana do Campo 0-6 Cabrela
Estremoz 0-5 Estrela Vendas Novas

GRUPO B
Borbense 1-0 Portel
S. Pedrense 0-1 U. Montemor

GRUPO C
Foros Vale Figueira 0-2 Arcoense
Cortiçadense 0-3 Sp. Viana

GRUPO D
Tourega 0-1 Aguiar
Vera Cruz 0-1 Canaviais

GRUPO E
Lusit. Évora B 4-0 Alcaçovense
Valenças 1-4 Oriolenses

GRUPO F
Bencatelense 3-2 Escouralense
Descansa At. Reguengos

GRUPO G
O Calipolense 4-4 Fazendas do Cortiço
Descansa Monte Trigo

GRUPO H
CHE Morense 0-0 Arraiolense
Descansa Redondense