Ana Almeida Pinto expõe na Galeria Municipal

Ana Almeida Pinto expõe na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, até ao dia 25 de novembro.

A artista propõe uma exposição em torno do conceito alargado de território, partindo de uma análise social, política, ambiental e histórica, que se revela no seu património e tradições.

A exposição é composta por esculturas, instalações e fotografia.

 

Reunião Plenária do INFORM EU realiza-se em Évora

A Comissão Europeia escolheu Évora para a realização da 3ª Reunião Plenária do INFORM EU, que vai decorrer de 16 a 18 de novembro de 2022.

O INFORM EU é uma rede de agentes de comunicação, à escala da União Europeia, responsável por comunicar os investimentos da UE e dos Estados-Membros em gestão partilhada, abrangendo fundos da EU como.Política Regional: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), Fundo para uma Transição Justa (FTC), Fundo de Coesão (FC). Política Social: Fundo Social Europeu (FSEmais). Assuntos Internos: Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF), Instrumento de Gestão de Fronteiras e Vistos (BMVI), Fundo de Segurança Interna (ISF). Assuntos Marítimos:Fundo Europeu Marítimo, das Pescas e da Aquicultura (EMFAF).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A Rede INFORM EU abrange ainda o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, um instrumento temporário para ajudar os Estados-Membros a lidar com as consequências sociais e económicas da pandemia de COVID-19 e construir uma Europa mais sustentável e resiliente.

A reunião plenária que vai acontecer em Évora, no Convento do Espinheiro, é organizada pela Comissão Europeia – Direcção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO), conta com a colaboração da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e irá juntar mais de 350 pessoas oriundas de vários países da União Europeia, responsáveis pelas áreas de comunicação.

Serão três dias de debates sobre matérias da atualidade da comunicação relacionada com os Programas e Fundos Europeus e identificação de estratégias e desafios para o próximo período de programação 2021-2027, cujos programas se encontram maioritariamente em fase de aprovação. Durante estes dias os participantes poderão visitar e conhecer de perto vários projetos financiados por Fundos Europeus na Região Alentejo, exemplos de boas práticas da utilização dos fundos comunitários.

[/shc_shortcode]

Rua Irmã Sousa cortada quarta e quinta-feira devido a limpeza de árvores

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que irão decorrer trabalhos de poda e limpeza de árvores na Rua Irmã Sousa, em Montemor-o-Novo.

De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, será interdito o estacionamento e a rua ficará encerrada ao trânsito entre as 8 e as 16 horas, amanhã e quinta-feira, dias 16 e 17.

O município agradece “a compreensão dos munícipes” e lamenta “o incómodo”, adiantando que os “trabalhos poderão ser adiados, caso se verifiquem condições climatéricas adversas”.

“Ainda sou do tempo em que havia comboios”: teatro em Arraiolos

“Ainda sou do tempo em que havia comboios”, uma iniciativa do município de Arraiolos e do Teatroensaio, será apresentado nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Cineteatro de Arraiolos.

Sílvia Pinto, presidente da Câmara de Arraiolos, revela que a peça de teatro “envolve a comunidade no geral” passando por um conjunto de ensaios com pessoas que “não estão de todo envolvidas no teatro, mas que aceitam este desafio e integram a equipa”.

A presidente convida todos a deslocar-se ao Cinetreatro de Arraiolos nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, para assistir à peça de teatro.

Técnicas da Rota Memorial do Convento e investigadores no Roteiro Levantado do Chão

As técnicas dos Municípios parceiros da Rota Memorial do Convento (Lisboa, Mafra e Loures) e outros investigadores visitaram, no passado dia 11 deste mês, o Roteiro Literário Levantado do Chão, para a realização do percurso “A Resistência”.

A visita teve início na Biblioteca Pública de Évora, onde foram acompanhados por um técnico que lhes disponibilizou os jornais consultados por José Saramago durante a pesquisa para a redação da obra Levantado do Chão.

Na Arena de Évora, o grupo foi acompanhado por uma técnica do Município de Évora e puderam ouvir o testemunho de Eulália Miranda, filha de um ex-preso político, que relatou algumas das dificuldades sentidas pela população local na época antes do 25 de Abril.

O grupo seguiu para Santiago do Escoural e São Cristóvão, onde, depois do almoço, tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar algumas das roupas utilizadas pelas “personagens” da família “Mau-Tempo”. Contámos com o apoio da D. Rosinda Marcelino, que compôs os viajantes com os trajes da época.

Da parte da tarde, o grupo visitou o Castelo e o Museu Local- Centro de Etnologia. Foi um momento de troca de experiências que contribuiu para a valorização dos percursos literários em torno das obras de José Saramago.

Comer laranja à noite faz mal? Pintão Antunes responde no “De Boa Saúde”

Sempre se ouviu dizer que faz mal comer laranja à noite, mas a verdade é que isso não passa de um mito, até porque este fruto é fundamental para a saúde dos vasos sanguíneos.

Para além disso, a laranja ajuda ainda na fixação do ferro no organismo, bem como no crescimento e na cicatrização dos tecidos.

Ainda assim, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes revela que a laranja, sendo um citrino, poderá fazer mal a quem já tenha problemas e a comer de estômago vazio.

O médico lembra ainda que os mitos, na sua generalidade, têm bases populares, sendo que, no caso da saúde, tudo tem de ser comprovado cientificamente.

Os mitos na saúde são o tema em destaque, esta semana, no De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes. O programa para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

https://soundcloud.com/inov-radioelvas/de-boa-saude-mitos-na-saude?si=1495a45851ea40e7b79b28bb25da056a&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

 

Jovens de Montemor realizam filme “O aparente caos da diversidade”

Este ano, a Festa Mundial da Animação contou com mais um filme realizado por jovens do concelho de Montemor-o-Novo, em parceria com a equipa artística do Coletivo Fotograma 24 e o Centro Juvenil.

“O aparente caos da diversidade” é um filme que surge do diálogo entre alunos, na idade de transição da infância para a adolescência, refletindo coletivamente temas como a igualdade, identidade e expressão de género.

No passado dia 6 de novembro, no Cineteatro Curvo Semedo, entregaram-se os diplomas de participação aos alunos/as do 5º e 6º anos do ano letivo 2021/2022, que puderam vir com as suas famílias ver o produto final do seu trabalho.

Desde o dia 28 de outubro e até ao dia 18 de novembro, no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, estão a ser exibidos filmes de animação, com programas adaptados a cada faixa etária de todas as crianças e jovens do concelho.

Filmes que, para além de abordarem temas como a felicidade, o amor, e o respeito (pela natureza, por nós próprios, pelos outros), etc., são de uma grande diversidade artística, permitindo assim alargar a cultura e a literacia visual dos jovens montemorenses.

Ainda no âmbito da 21.ª edição da Festa Mundial da Animação, esta quarta-feira, pelas 21 horas, no Multiusos do Centro Juvenil, irá realizar-se uma Sessão para Adultos, de entrada livre.

Restaurante Dom Joaquim vence Concurso Gastronómico Borrego à Mesa em Montemor

No âmbito do 18º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro, teve lugar o Concurso Gastronómico Borrego à Mesa.

Destaca-se a elevada participação registada, uma afluência participativa que se verificou em ambas as categorias a serem distinguidas: Tradição e Inovação, sendo que a primeira premiou os melhores pratos tradicionais, enquanto que a segunda deu destaque à criatividade, sempre com o borrego como figura principal.

Na Categoria Tradição, o 1º Prémio foi para o Restaurante Dom Joaquim, graças ao seu prato de Borrego Assado no Forno com batatinha assada. O prato superiorizou-se ao Ensopado de Borrego à moda antiga, de Olinda Ferreira, e a outro de Borrego Assado no Forno, de Maria Manuela Leitão, que alcançaram o 2º e 3º lugar respetivamente.

Também na Categoria Inovação, o Restaurante Dom Joaquim foi o principal vencedor, com a sua Almofada de Borrego a merecer a distinção. O 2º lugar foi para um Carré de Borrego com crosta de pão alentejano, jardim de cogumelos em puré de abóbora com açafrão, molho de iogurte e piso de coentros. No 3º lugar, ficou a Feijoada de Borrego do Restaurante Dona Laura.

O júri do Concurso foi composto por cinco elementos: Paulo Piçarra (Diário do Sul), Luís Vaz Freira (Confraria Gastronómica do Alentejo), João Narigueta (Restaurante Híbrido), Carlos Galhardas (Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre) e António Pinto Xavier (Município de Montemor-o-Novo).

Coral de São Domingos em Concerto de Outono na Igreja da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia foi, no sábado, 12 de novembro, pelas palco do 27º Concerto de Outono do Coral de São Domingos. Sob a batuta do maestro João Luís Nabo, o grupo organizador fez-se acompanhar pelo Coral Vozes D’Arte, de Vila Nova de Santo André, num espetáculo bonito que contou com uma casa bem composta no que ao público diz respeito.

Estiveram na assistência o presidente da Câmara, Olímpio Galvão, os vereadores Henrique Lopes e Sílvia Santos, bem como o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, António Danado.

Montemor acolhe empreendimento turístico na área da saúde em Silveiras

Montemor-o-Novo vai acolher um empreendimento turístico na área da saúde, que se vai localizar na herdade da antiga fábrica da pólvora, em Silveiras. Uma informação avançada à Rádio Nova Antena, pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

O presidente afirma que “temos investimento já com contratos assinados de capitais indianos, na herdade da antiga fábrica da pólvora, nas Silveiras, onde vai nascer um Hotel de Saúde, ligado a um senhor indiano, que é uma referência na hotelaria de Saúde na Índia, que escolheu investir em Montemor-o-Novo”.

O presidente acrescenta que este “empreendimento turístico será uma referência para o mercado europeu, norte-americano e será uma âncora turística, que dará muito a Montemor, à hotelaria e restauração”, pelo que “há boas perspetivas de futuro”, remata Olímpio Galvão.

Montemor-o-Novo que contará com um empreendimento turístico na área da Saúde, nas Silveiras, da responsabilidade de um cidadão indiano, que é uma referência no seu país e escolheu Montemor para investir.

GNR de Évora regista 62 infrações nas estradas em 24 horas

Onze acidentes de viação, dos quais seis colisões e cinco despistes foram registados ontem, segunda-feira, 14 de novembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes acidentes resultou um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 13 ocorrências, sendo seis crimes contra as pessoas, quatro contra o património, um contra o Estado, um previsto em legislação avulsa e outro de maus tratos a animais de companhia.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 62 infrações à legislação rodoviária e sete à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina 2022, Floresta Segura 2022, Fuel 2022, Campo Seguro 2022, Escola Segura 2022/2023, Especial Internet Segura 2022 e Operação Prizer II.

São Martinho animou população do Ciborro

O São Martinho festejou-se na freguesia de Ciborro na passada sexta-feira, 11 de novembro. Comeram-se castanhas, enchidos e caldo verde, acompanhado de um tinto ou água pé. Uma noite de convívio que contou com a presença dos elementos do Rancho Folclórico do Ciborro que presenteou os presentes com algumas das suas danças.

Esperamos que tenha sido do agrado de todos os presentes, agradecendo a boa disposição e o apoio concedido para a realização desta iniciativa.