Lavadouro de Santiago do Escoural já tem “As Lavadeiras” (c/fotos)

A primeira fase do “Estendal”, um Projeto de Arte Urbana em Lavadouros Públicos, decorre em Montemor-o-Novo, desde setembro.

Após a finalização da primeira intervenção artística, por Gonçalo MAR, que teve lugar no Lavadouro Público da Casa Branca, encontra-se já igualmente concluído o trabalho elaborado e executado por Mariana Duarte Santos, no lavadouro da vila de Santiago do Escoural.

Nesta segunda obra, intitulada “As Lavadeiras”, Mariana Duarte Santos decidiu representar as mulheres que utilizavam estes lavadouros. A fonte de inspiração e base do trabalho foram fotografias antigas de mulheres a lavarem a roupa no rio, nos tanques, bem como famílias a transportarem a roupa para casa. Com isto, e utilizando tinta plástica (preto e branco) aplicada com pincéis e trinchas sobre a parede, a artista pretendeu não só capturar um pouco da história deste lugar e destas atividades, como trazer para as novas gerações uma pequena janela para o passado e criar curiosidade e conversas em torno deste passado.

O projeto “Estendal” tem como tema base a água. Apesar deste mote para todas as obras, o tema é sujeito a várias interpretações, consoante o artista. São, assim, esperados estilos e formas de representações muito diversos, entre o figurativo, o gráfico e o realismo.

O “Estendal” prossegue e já estão a avançar as intervenções no Lavadouros de Fazendas do Cortiço e São Geraldo.