Skip to content

Município de Montemor promove Conselhos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas

No âmbito do projeto ADAPTA.CIMAC, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, consciente do enorme desafio que representam as alterações climáticas, tem vindo a trabalhar na elaboração do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Concluídas duas das três grandes etapas do projeto, e por forma a dar a conhecer e validar os resultados obtidos, foram realizados, esta quarta-feira, 19 de outubro, no Auditório da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, dois Conselhos Locais de Adaptação, que contaram com a presença de representantes da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU) e do parceiro norueguês EEAGRANTS, com responsabilidade ao nível do financiamento.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Dirigidos a públicos diferentes, e alargados a toda a população, durante a manhã o Conselho Local contou com a participação de cerca de 70 pessoas, representando cerca de 30 entidades locais e da administração central.

De tarde, o Conselho Local de Adaptação Júnior contou com uma franca adesão por parte dos jovens,  tendo estado presentes cerca de 70 alunos, dos 7º aos 12º anos, das Escolas Básicas, EB 2,3 São João de Deus e Secundária.

Foi solicitado aos participantes no Conselho Sénior que validassem os Territórios Vulneráveis Prioritários identificados pelo Grupo de Trabalho do projeto e que identificassem, se fosse esse o caso, novos territórios a ponderar, mais tarde, pela equipa.

Aos jovens, e depois de distribuídos por grupos, foi-lhes pedido que desenhassem uma situação de risco climático. Todo o grupo contribuiu com ações e medidas mitigadoras para esse mesmo risco.

[/shc_shortcode]

Compartilhe este artigo: