Fase concelhia de matraquilhos este sábado em Montemor

Os matraquilhos também estão representados nos Jogos do Município de Montemor-o-Novo.

Este sábado, 15 de outubro, a partir das 15 horas, é disputada a fase de freguesia no Núcleo do Sporting Clube Portugal de Montemor-o-Novo.

As inscrições podem ser feitas na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, no Núcleo Sporting Clube de Portugal Montemor-o-Novo, ou através do email: nucleo.sporting.mmn@gmail.com.

Comitiva Polaca visita Montemor-o-Novo

O Município de Montemor-o-Novo e a Monte-ACE, no papel de Entidade Gestora do Grupo de Ação Local (GAL) do Alentejo Central, receberam ontem, 12 de outubro, uma Comitiva Polaca composta por autarcas, técnicos e agentes com intervenção no território.

Neste encontro, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo, o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, fez uma pequena apresentação do concelho e uma explicação do funcionamento da Câmara Municipal. A Divisão de Planeamento Urbano e Ambiental também participou na iniciativa, com a exposição do projeto de reabilitação do Rio Almansor. A sessão terminou com uma breve explicação da Monte-ACE sobre o seu funcionamento e áreas de atuação.

A visita deste grupo à região do Alentejo Central tem como objetivos conhecer experiências e iniciativas na área do desenvolvimento, com particular interesse nas temáticas sobre boas práticas de gestão sustentável de recursos naturais, entre outros, no âmbito de fontes de energia renováveis, bio-economia, agricultura biológica; conhecer o modelo de gestão e resultados alcançados com a execução da Abordagem LEADER na região; bem como experiências autarcas e intervenções em curso pelos municípios.

Festa do Teatro: “Pregões do Século Passado” este sábado, no Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Montemor-o-Novo acolhe este sábado, 15 de outubro, a partir das 10 horas, “Pregões do Século Passado”, no âmbito da Festa do Teatro.

Cabe ao Grupo de Artes de Palco da Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo apresentar esta recriação dos pregões, que até meados do séc. XX, se ouviam pelas ruas das cidades.

A conceção e direção cabe a Sofia Romão, a direção musical a Válter Loureiro, como pregoeiros: Alice Vieira, Bernardo Xavier, Clara Bastos, Glória Seatra, José Rubira, Leonor Pinto, Luís Inocentes, Manuela Pinto, Maria José Melgueira, Maria Natividade Rito Pereira, Maria Perpétua Paixão Marques, Maria Rosa Correia, Ricardina Camelo, Simão Cardoso, Sofia Rosa Romão

A iniciativa conta com a colaboração da Tuna da Universidade Sénior do Grupo de Amigos de Montemor.

Queimas e queimadas proibidas até dia 15

Até 15 de outubro, nos territórios rurais, está suspensa a realização de queima de amontoados, de queimadas e de fogueiras, ainda que o índice de perigo de incêndio rural no concelho seja inferior ao nível «muito elevado».

A queima de amontoados, incluindo a que decorra de exigências fitossanitárias de cumprimento obrigatório, está sujeita a autorização da autarquia local.

A queima de amontoados, sem autorização e sem o acompanhamento definido pela autarquia local, é considerada uso de fogo intencional.

Não é permitido realizar fogueiras para recreio, lazer, ou no âmbito de festas populares. Apenas é permitida a utilização do fogo para confeção de alimentos, bem como a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos, nos locais expressamente previstos para o efeito, nomeadamente nos parques de lazer e recreio e outros quando devidamente infraestruturados e identificados como tal.

Comissão da Assembleia da República visita Montemor

A Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, deslocou-se na passada segunda-feira, 10 de outubro, a Montemor-o-Novo, onde reuniu com o presidente da Câmara, Olímpio Galvão.

Para além da entrega da Agenda Cultural do Município a todos os presentes, foi efetuada por Olímpio Galvão uma apresentação do concelho nas suas mais diversas áreas mas, focando-se essencialmente, na sua produção artística e cultural.

Foram expostas também, pelo Presidente de Câmara, algumas preocupações no que diz respeito a investimentos essenciais ao bom desenvolvimento do concelho.

A comitiva deslocou-se depois a Évora, para assistir a uma apresentação da Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, candidatura esta em que o concelho de Montemor-o-Novo está fortemente empenhado.

Mês do Cidadão Idoso em Montemor realiza encontros entre Instituições

Está a decorrer durante o mês de outubro, em Montemor-o-Novo, o Mês do Cidadão Idoso 2022, um evento promovido por vários parceiros que integram a Rede Social.

Integrados na programação deste Mês, estão a realizar-se quatro Encontros entre Instituições, que têm como objetivo proporcionar momentos de convívio, animação e quebra da rotina, entre a população idosa que se encontra institucionalizada.

Na quinta-feira, 12 de outubro, o encontro decorreu no Auditório da União de Freguesias Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, e que juntou a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo e o Centro Social e Paroquial do Ciborro.

Para além de atividades de animação dinamizadas pelas próprias Instituições, houve lugar a uma aula de movimento dirigida pelo serviço de Desporto da Câmara Municipal.

Para além deste encontro, já decorreram no dia 7 de outubro, nas instalações do centro Cultural dos Foros de Vale Figueira, o encontro entre o Centro Social João Paulo II, Centro Social e Paroquial de Santo António e O Sobreiro e, a 11 de outubro, nas instalações do Centro Comunitário da Associação Amigos Unidos pelo Escoural, o encontro entre a Associação de Proteção Social à População de Santiago do Escoural e o Centro Social e Paroquial de São Cristóvão. Hoje, 13 de outubro, decorre o encontro entre a Associação Protetora Abrigo dos Velhos Trabalhadores e O Girassol, que se concretiza nas instalações da União de Freguesias Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras.

Inscrições abertas para o concurso “Borrego à Mesa” em Montemor

Com o objetivo de valorizar o borrego criado no concelho de Montemor-o-Novo e dinamizar a gastronomia local, o Município de Montemor irá realizar, no dia 12 de novembro, o Concurso Gastronómico, Borrego à Mesa, inserido no Festival de Sopas.

O concurso tem duas modalidades, tradição e inovação e podem participar todos os interessados profissionais ou amadores, bastando para isso inscrever-se até ao dia 4 de novembro no Posto de Turismo.

Os prémios rondam os mil euros por categoria. Pode aceder aqui à ficha de inscrição e normas de participação do Concurso.

Espetáculo “Odeio a Minha Irmã” esta sexta-feira no Centro Juvenil

O espetáculo “Odeio a minha irmã” da Teatromosca, inserido na Festa do Teatro de Montemor-o-Novo, é apresentado esta sexta-feira, às 14.30 horas na Sala Multiusos do Centro Juvenil.

Sinopse: “Odeio a Minha Irmã” é um espetáculo que, na verdade, se divide em duas performances com textos dramáticos do dramaturgo e encenador francês Sébastien Joanniez, para maiores de 6 anos. Uma em que escutamos a voz da irmã mais velha e outra em que o protagonismo é entregue à mais nova. Dois monólogos (“Eu não Gosto da Minha Irmã” e “Eu Quero Ser a Mais Velha!”) contrastantes em que, recorrendo ao humor e uma linguagem muito inventiva, são traçados os retratos de duas personalidades fortes. No entendimento de uma, o papel de irmã mais velha nem sempre é fácil. Por seu lado, a irmã mais nova reclama que nunca é levada a sério… “Eu odeio-a”, confessam as duas, mas nós compreendemos outra coisa: “eu amo-a”.

O Projecto Ruínas acolhe assim o Teatromosca com este espetáculo que tem entrada gratuita, mas os bilhetes devem ser adquiridos no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo ou em https://municipiomontemoronovo.bol.pt/

Renata Bueno retrata gentes de Montemor através do desenho (c/fotos)

O projeto “Vínculo de Vida”, de Renata Bueno, está a decorrer na União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras e na Freguesia de Santiago do Escoural, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e pretende ser um encontro entre a artista e alguns dos moradores mais idosos destas freguesias.

Nesses momentos de encontro, partilha e troca Renata Bueno desenha com tinta da china os rostos daqueles com quem se vai cruzando, num trabalho que se afigura sobretudo de emoções e que extravasa os limites do desenho artístico em papel.

Outubro é mês de prevenção do cancro da mama

O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes, o cancro da mama é o mais frequente em Portugal e em todo mundo.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

“O rastreio, desde 2021, dedica-se a mulheres dos 50 aos 69 anos, uma vez que são as faixas etárias em que a percentagem de cancro da mama é maior”, de acordo com Eduarda Pécurto, responsável pelo grupo de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

“Em 2020, no nosso país, estima-se que 7 mil mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença. Estes dados levam a que as pessoas estejam cada vez mais sensibilizadas para a doença”, garantiu a responsável.

Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem. O mês de Outubro é dedicado à prevenção do cancro da mama com diversas atividades que pretendem sensibilizar para a questão do diagnóstico precoce.

João Rolaça promove cozedura em forno experimental nos Dias abertos das Oficinas da Terra e da Cerâmica

Entre hoje e sábado, dias 13 e 15 de outubro, decorrem nas Oficinas da Terra e da Cerâmica em Montemor-o-Novo, localizadas nos antigos Lavadouros públicos, os Dias Abertos das Oficinas do Convento.

Qualquer pessoa pode participar nas atividades que têm entrada livre. Nestes três dias está prevista, hoje, a construção de um forno experimental, na sexta-feira, a cozedura a lenha de peças cerâmicas e no sábado, serão observados os resultados.

Este é o resultado da investigação do escultor e ceramista João Rolaça, que procurou “uma solução para cozer objetos de maior formato”, como o próprio explica.

João Rolaça adianta que este forno tem a particularidade de se “adaptar à medida e formato das peças para cozer e surge da necessidade de, apesar de termos fornos grandes, por vezes era difícil que este estivesse disponível e como artistas precisávamos de um forno onde pudéssemos cozer objetos de maior formato e de fácil montagem”.

Estes dias, abertos ao público, são uma “experiência total”, revela João Rolaça, adiantado que é a primeira vez que irá experimentar o forno. “Sendo as Oficinas do Convento um espaço de experimentação, de investigação e de prática, achámos que era interessante abrir esta iniciativa ao público, para observar e ajudar”

Este “é um forno que é possível montar e desmontar com facilidade, sendo também adequado para têxteis e areia, acrescenta João Rolaça.

Dias abertos que decorrem entre hoje e sábado, das 10 às 18.30 horas nas Oficinas da Cerâmica e da Terra, em Montemor-o-Novo.

Durante estes dias será também apresentada a residência Artística de Manuel Fonseca.

Paz Perpétua para ver na Sociedade Carlista

A ‘Festa do Teatro’, a decorrer em Montemor-o-Novo, é uma coprodução do movimento associativo, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, e proporciona a apresentação, em diferentes espaços, de 14 espetáculos para os mais diversos públicos num total de 24 apresentações, oito delas nas freguesias rurais.

A Alma d’Arame é uma das associações a marcar presença nesta festa e Amândio Anastácio, Co-fundador e Diretor Artístico da Alma d’Arame, refere que vão participar “com três espetáculos, com quatro apresentações. Um deles é a estreia da nova criação da Alma D’Arame, chamada “A cidade e os sonhos”, e estreará dia 14 de ouubro, contando com sessão também no dia 15″.

A programação da Alma d’Arame começa hoje com o espetáculo “Paz Perpétua”, do Teatro Estúdio Fontenova, de Setúbal, às 21.30 horas, na Sociedade Carlista.

GNR de Évora regista 48 infrações à legislação rodoviária na quarta-feira

O Comando Territorial da GNR de Évora, na sua área de responsabilidade, registou ontem, quarta-feira, 12 de outubro, seis acidentes de viação, sendo três colisões, dois despistes e um atropelamento, dos quais resultaram quatro feridos leves e danos materiais.

Ao nível da criminalidade foram registadas sete ocorrências: três crimes contra o património, dois contra as pessoas, um crime previsto em legislação avulsa e um de maus tratos a animais de companhia.

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 48 infrações à legislação rodoviária e seis à legislação ambiental.