Fase de freguesia de Bilhar entre 20 e 23 de setembro em Montemor

Os jogos do município continuam a decorrer no concelho de Montemor-o-Novo, e de 20 a 23 de setembro joga-se a fase de freguesia de bilhar.

Os jogos começam todos os dias às 19 horas, no Núcleo Sportinguista de Montemor-o-Novo.

Os interessados devem dirigir-se à Junta de Freguesia Nossa Senhora da Vila ou à Junta de freguesia Nossa Senhora do Bispo e Silveiras. Podem também utilizar o mail nucleo.sporting.mmn@gmail.com para fazer a inscrição.

“Temos que estar unidos para combater decréscimo populacional”, diz presidente de Coruche

Na última década, Portugal perdeu mais de 214 mil pessoas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, sendo o Alentejo a região com a perda mais significativa, de 6,9 por cento.

Para as autarquias do interior, o êxodo rural continua a ser uma preocupação e o presidente da câmara de Coruche, Francisco Oliveira (na foto), considera que “as condições que os territórios do interior têm para a fixação de pessoas atingiram níveis muito bons. No entanto algumas infra-estruturas, como é o caso das escolas, acabam por não ser utilizadas por falta de alunos. Temos núcleos escolares ou centro escolares com 10 e 15 salas e muitas delas estão vazias porque não temos crianças para as encher”.

Para o autarca “é preciso encontrar soluções para atrair novos residentes. Sabemos que as pessoas procuram segurança e empregabilidade e é isso que nós temos que oferecer para trazer população para os nossos territórios. Nós, autarcas, temos que estar unidos para tentar encontrar soluções, quase que mágicas, para inverter esta tendência negativa de decréscimo populacional na região”.

A concentração de população no litoral mantém-se e o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa são as únicas regiões que registam um crescimento da população.

Festival Terras Sem Sombra valoriza património na Gruta do Escoural

O Festival Terras Sem Sombra decorreu no passado fim de semana, dias 17 e 18, em Montemor-o-Novo.

As iniciativas tiveram início com a visita “Do Paleolítico ao Calcolítico: A Gruta e o Povoado Fortificado do Escoural”, tendo a valorização do património cultural como um dos objetivos do Festival Terras Sem Sombra.

O vereador do Património Cultural no município de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, marcou presença, neste arranque do Festival.

Associação de Artesãos e Artistas Plásticos, a Ciranda, prepara novidades

A Associação de Artesãos e Artistas Plásticos, a Ciranda, em Montemor-o-Novo, depois de ter marcado presença, na edição deste ano da Feira da Luz, está já a preparar algumas novidades para este ano.

Alice Candeias, da Associação, explica que, primeiramente, será dada “uma nova cara à nossa loja, que se localiza no Largo Calouste Gulbenkian, e apesar de ser pequena acolhe um aboa representação do artesanato e do que se faz no concelho e vamos também tentar organizar um passeio que costumamos sempre fazer, anualmente”.

Também os desafios do município serão aceites pela associação, que conta com cerca de 20 sócios.

A Ciranda, explica Alice Candeias, dedica-se, essencialmente, “à trapologia, uma tradição desta zona, e artigos como o talego, a cortiça, uma matéria-prima muito nobre nossa, tricô, ponto de cruz, bijuterias, novas manualidades e estampagem “.

Ciranda, a Associação de Artesãos e Artistas Plásticos, em Montemor-o-Novo, que prepara novidades, depois de ter promovido as suas atividades, na Feira da Luz.