Exposição do filme “Carpinteiro de Papel” na Galeria Municipal de Montemor

A Galeria Municipal de Montemor-o-Novo tem patente até dia 30 deste mês a exposição adjacente ao filme “Carpinteiro de Papel”.

Na exposição podem ser vistos alguns dos recortes de Joaquim Fernando Micael, residente na Casa de Repouso O Monte, em Foros de Vale de Figueira. Os mesmos recortes foram matéria-prima para construção do filme, com o mesmo nome, e de autoria de Renata Bueno e Daniel Medina.

Alandroal reuniu Conselho da Estação Náutica

O município de Alandroal promoveu a primeira reunião do Conselho da sua Estação Náutica, que se encontra na fase final do processo de certificação.

O encontro decorreu no Restaurante Raya, da Praia Fluvial das Azenhas D´El Rei, infraestrutura que dá corpo ao primeiro polo da estação daquele concelho.

A sessão teve como objetivos a assinatura do protocolo de colaboração com todos os parceiros que foram envolvidos desde a fase de candidatura e a apresentação e discussão do plano de atividades para o próximo ano. O município pretende agora alargar a rede de parceiros locais.

O município está a fazer uma grande aposta na valorização do seu potencial náutico associado, em especial, a Alqueva e depois do investimento, de um milhão de euros, realizado no polo de Montejuntos, projeta agora novos investimentos nos futuros polos de Juromenha e Rosário (Águas Frias).

“Estamos muito satisfeito com o retorno que estamos a receber desta aposta, quer em aumento do número de visitantes, quer na fixação de residência de novos habitantes, assim como todas as dinâmicas locais que daqui resultam. Sem dúvida que é um dos caminhos a seguir para o desenvolvimento sustentado do concelho”, referiu o presidente da autarquia, João Grilo.

A Rede de Estações Náuticas de Portugal é coordenada pela Fórum Oceano e visa a criação e certificação de redes locais de ofertas turísticas náuticas de qualidade, organizadas a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

Forcados de Montemor esperam “noite de triunfo” em Elvas

O Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo entra em praça, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, na primeira de duas corridas da Feira Taurina de São Mateus, em Elvas, já este sábado, 17 de setembro (ver mais aqui).

“Voltar ao São Mateus é sempre importante para o grupo de Montemor. Já não estávamos presentes há alguns anos e, neste regresso, estamos com as expectativas bastante elevadas, apesar de já estarmos no fim da época, com 16 corridas feitas”, começa por dizer o cabo do grupo, António Pena Monteiro.

Mesmo no fim da temporada, a Feira de São Mateus, garante o cabo, é uma das feiras “de referência” da época taurina dos Forcados de Montemor. Em Elvas, os elementos do grupo esperam “mais uma noite de triunfo”.

António Pena Monteiro não tem dúvidas que esta será uma “bela noite de touros”, destacando o cartel, que considera estar “bastante bem montado”, lembrando que os “touros da ganadaria Murteira Grave prometem sempre muita bravura, tanto para o cavalo, como para os forcados”.

Marcos Bastinhas, Luís Rouxinol e Francisco Palha esta noite no Coliseu

No âmbito da Feira Taurina de São Mateus, este sábado, 17 de setembro,  há corrida de touros no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

Pelas 22 horas, entram em praça os cavaleiros Luís Rouxinol, Marcos Bastinhas e Francisco Palha, a lidar seis touros da ganadaria Murteira Grave. Pegam os Forcados Amadores de Montemor e Académicos de Elvas.

Os bilhetes para a corrida podem ser adquiridos, no bilheteira do Coliseu, entre as 10 e as 22 horas.

Colheita de sangue este domingo em Montemor-o-Novo

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo realiza amanhã, domingo, 18 de setembro, na sua sede em Montemor, mais uma recolha de sangue.

Floriano Saiote, presidente da Associação, convida as pessoas, entre os 18 e 75 anos a doar sangue, uma vez que “as reservas se encontram baixas” e “não custa nada e faz toda a diferença para as pessoas que precisam”.

Quem não se inscrever pode aparecer de igual forma na sede dos Dadores de Sangue, em Montemor e realizar a sua dádiva.

Amanhã, das 9 horas e até às 13 horas, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo, realiza mais uma colheita, na sua sede. Para efetuar a sua inscrição é através do numero de telefone 928022350.

Elvas: Feira e Expo São Mateus já decorrem no Parque da Piedade

Dois anos depois da última edição, a Feira de São Mateus e as Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade estão de regresso ao Parque da Piedade, em Elvas, onde decorrem até dia 25.

Com a inauguração a ter lugar ao final da tarde desta sexta-feira, 16 de setembro, foram muitas as pessoas, para além das entidades do concelho, que quiseram juntar-se nesse momento.

No memento inaugural da Expo São Mateus, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida disse esperar que “o São Mateus continue sem chuva, sendo que o município fez “uma grande aposta nesta edição”, que conta com algumas diferenças em relação às anteriores, como o facto de o certame ser ao “ar livre e totalmente gratuito, para que todos possam usufruir”.

No entanto, Rondão Almeida considera que a Feira de São Mateus e as Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade devem ser “repensadas”, no que às limitações de datas diz respeito. O presidente diz que “andamos com esta limitações em relação ao dia 20 de setembro, e chegamos à conclusão de que temos que antecipar três ou quatro dias ou tínhamos uma feira que começava na terça e acabava no domingo, e os elvenses merecem mais e esta excelente romaria merece também muitíssimo mais”.

O presidente diz que seria “com muito agrado que hoje, gostaria de ver toda a iluminação ligada” nesta inauguração, porque “a Confraria paga o mesmo e no dia 20 continuávamos a consagrá-lo como parte religiosa, porque a romaria tem duas vertentes distintas, a religiosa, que deve manter a forte ligação ao dia 20 e a parte profana tem que adaptar o espaço e a oferta aos tempos atuais”.

Carlos Damião, Juiz da Confraria diz que as semanas de preparação do certame foram de “muita pressão para os membros da confraria”, mas que depois de tudo preparado “o importante é que as pessoas desfrutem do São Mateus como é hábito”.

A Expo São Mateus conta com zona dedicada às empresas do concelho, bem como de exposição, de gastronomia e zona lúdica e cultural dedicada aos espetáculos e diversão noturna.