Scott McGill vence em Elvas primeira etapa da Volta a Portugal

O norte-americano Scott McGill, da Wildlife Generation, foi o grande vencedor da primeira etapa da Volta a Portugal, que teve esta tarde a sua chegada a Elvas, com a meta instalada na Avenida de Badajoz.

Oliver Rees, da Trinity Racing, terminou em segundo, seguido de Mauricio Moreira, da Glassdrive.

Com a meta a ser cortada cerca de vinte minutos antes do previsto, esta etapa ligou Vila Franca de Xira à cidade Património Mundial, num total de 193,7 quilómetros.

O vencedor do prólogo, disputado ontem em Lisboa, Rafael Reis, da Glassdrive, foi um dos muitos ciclistas que caíram a dois quilómetros da meta. Continua, ainda assim, a ser o líder da classificação geral, mantendo a camisola amarela.

Amanhã, a Volta a Portugal começa Badajoz, terminando em Castelo Branco, com um percurso de 181,5 quilómetros.

Terras d’Ossa presta homenagem às suas gentes

Sábado, dia 6 de agosto, a partir das 10.30 horas, na Aldeia da Serra, a Terras d’Ossa- Associação de Desenvolvimento Local, irá promover uma homenagem à “Serra d’Ossa e suas gentes”.

Primeiramente irá decorrer, às 10.30 horas, no centro da aldeia a inauguração da intervenção exterior realizada pelo artista Basílio, artistas com ascendência em Redondo, já com obras em diversos pontos do país.

De seguida irá ser apresentado o “Passaporte Serrenho”, na Igreja Velha do Hotel Convento de São Paulo, uma iniciativa que pretende divulgar os restaurantes, alojamentos e locais de interesse na zona da Serra d’Ossa.

Esta homenagem conta com as presenças já confirmadas do Sr. Presidente da CM de Redondo, David Galego, Sr. Presidente da JF de Redondo, José Carlos Cidade, Deputada Sónia Ramos e Dr. João Cavaleiro Ferreira em representação do Sr. Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

Para mais informações de contactar através do site Terras d’Ossa.

Olímpio Galvão espera que a Volta a Portugal “continue a passar todos os anos” em Montemor

83ª edição da Volta a Portugal passou esta tarde na Avenida Gago Coutinho, em Montemor-o-Novo, na primeira etapa, que irá ser concluída, ainda esta tarde, na cidade de Elvas.

Para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão “é muito importante na dinâmica de turismo, das nossas vilas, da nossa cidade”, realçando que “estava muita gente presente”.

O autarca considera que este “é dos únicos desportos que vem próximo de nós, não somos nós que temos de ir ver o desporto”, aproximando assim este tipo de eventos à população. Olímpio Galvão garante ainda que “a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a apoiar, juntamente com outras cidades e outros concelhos”, esperando que “continue a passar todos os anos, é a festa do ciclismo em Portugal”.

A volta a Portugal passou ainda por Arraiolos, terminando assim a 1ª etapa em Elvas.

Med 7SóiS Orkestra no Festival Sóis Sete Luas

Montemor-o-Novo recebe amanhã, pelas 21.30 horas, no auditório do Parque Urbano, um concerto da banda Med 7SóiS, Orkestra, a nova produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas.

Este é um evento promovido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo que conta com uma vasta programação de música e teatro.

O evento é gratuito e, para além desta data, o Montemor volta a ser palco deste festival em seguida a 12 de agosto no Auditório da Praça de Touros às 21h30, irá atuar a maio 7Luas Band e 2 de Setembro o espetáculo de teatro de rua com Companhia.

Margarida Pequito no castelo de Arraiolos

A Junta de Freguesia de Arraiolos, a Câmara Municipal de Arraiolos e a Direção Regional de Cultura do Alentejo promovem mais uma edição do “Às 5ªs feiras no Castelo”, durante o mês de Agosto de 2022, com a colaboração da Associação Dupla personalidade.

O espetáculo de abertura trouxe ao palco Margarida Pequito, jovem arraiolense de apenas 20 anos, cantora lírica (soprano), que frequenta o 2º ano da Licenciatura em Música no ramo de interpretação – Canto na Universidade de Évora.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Rafael Oliveira jovem arraiolense, bailarino, foi convidado especial. Um momento louvável na repleta Praça de Armas do Castelo de Arraiolos, onde o público presente aplaudiu de pé a notável interpretação de Margarida Pequito e a meritória prestação do seu convidado Rafael Oliveira, bem como a prestação do “Quinteto de Cordas”.

“Às 5ªs feiras no Castelo” mantém o seu rumo na celebração da música, do canto e do cante, da dança e da palavra dita e cantada, neste lugar histórico e notável, com mais de sete séculos de história.

Em cada quinta-feira de agosto temos encontro marcado com a arte que nos transmite emoção e da qual podemos usufruir, num ambiente único.

Às quintas no Castelo terá no seu programa: 11 de agosto com “Celina Piedade”; a 18 de agosto com “Diogo Picão” e a 25 de agosto com “Orquestra do Bairro”.

[/shc_shortcode]

António Anselmo: regresso da Volta a Portugal ao Alentejo “é bom para todos”

A 83ª Volta a Portugal em Bicicleta passa esta sexta-feira, dia 5, por Borba, na primeira etapa, antes de chegar a Elvas. Esta passagem está prevista para as 16h25.

“A Volta passa na Nacional 4, aqui próximo do centro de Borba e qualquer pessoa pode ir ver e acho que é sempre uma volta bonita, em termos de movimento e cor”, começa por dizer o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo. O autarca garante ainda que este regresso da Volta a Portugal ao Alentejo é “bom para todos”.

A etapa, que começou ao início da tarde desta sexta-feira, em Vila Franca de Xira, e que termina em Elvas, “passa por quase todo o Alentejo”, recorda ainda. “Apesar do calor, espero que, a partir das 16h25, as pessoas possam acompanhar, bater palmas e apoiar os ciclistas”, diz ainda António Anselmo.

Fraca qualidade de cobertura de rede móvel na Deco

A fraca qualidade de cobertura de rede móvel é uma realidade que afeta a população mais isolada da região do Alentejo e, de forma a conseguirem alterar esta situação, os consumidores têm apresentado diversas reclamações à Deco, com vista a melhorar este serviço.

Segundo Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, “na sequência de uma ação de itinerância, porta-a-porta que fizemos, num concelho aqui do Alentejo, em Arraiolos”, foi possível trazer a debate a “realidade de vários consumidores que têm fraca cobertura de rede de telecomunicações, de comunicações eletrónicas”, bem como a falta de cobertura durante “vários dias seguidos sem serviço fixo, móvel, internet e de televisão”, adianta.

A Deco “está a denunciar esta situação junto das autoridades competentes, não só das próprias operadoras, como da entidade reguladora, neste caso na Anacom, e efetivamente reportamos a existência dessas vicissitudes”, revela a jurista.

A fraca cobertura de rede na região do Alentejo é o tema em destaque esta semana na rubrica da Deco. Para ouvir hoje na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas.

Festas da Afeiteira (Vendas Novas) entre os dias 5 e 8

O próximo fim-de-semana anuncia-se “ao rubro”, em Afeiteira, no concelho de Vendas Novas.

De 5 a 8 de agosto, de sexta a segunda-feira, as Festas Populares estão de volta a Afeiteira e contam com Saúl, Mónica Sintra e Miguel Azevedo, como cabeças-de-cartaz do evento.

“Venha bailar e divertir-se nestas Noites de Verão”, convida a organização, que é do Grupo Desportivo e Recreativo da Afeiteira, com o apoio do Município de Vendas Novas.

Ruth Marlene atua no primeiro dia da Festa de Foros de Vale Figueira

Foros de Vale Figueira recebe de volta a sua tradicional Festa Popular, com uma programação que começa hoje e se estende até domingo.

Esta é uma festa que “se realiza junto do Centro Cultural da freguesia, dias 5, 6 e 7, é sempre no primeiro fim-de-semana de agosto, desde 1998”, adianta Carlos Grulha, presidente da Comissão de Festas de Foros de Vale de Figueira, entidade promotora deste evento.

Para este primeiro dia de festa, está previsto “um espetáculo com Tercer Intento, um grupo de música espanhola, para animar um bocado o pessoal, depois vamos ter o espetáculo com Ruth Marlene e baile com Tiago Miguel”.

Carlos Grulha adianta que a “comissão decidiu não aumentar os preços, porque os tempos também são difíceis”, acrescentado que esta é foi uma decisão baseada no pressuposto de que “nós queremos que as pessoas visitem a nossa festa, desfrutem da nossa festa, mantém-se o mesmo valor de 2019, que são três euros por dia”.

Sobem hoje ao palco, às 21 horas, Tercer Intento, de seguida, às 22 horas, Ruth Marlene e mais tarde, às 23.30 horas, Tiago Miguel.