CEBAL promove sessão online sobre silagens de subprodutos agroindustriais em dietas de borrego

A sessão online com o tema “Silagens de subprodutos agroindustriais em dietas de borrego – Efeito na qualidade da carcaça e da carne” realiza-se na próxima quarta-feira, 13 de julho, pelas 14.30 horas, com Kátia Paulos, técnica superior na Estação Zootécnica Nacional, Instituto de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Esta sessão decorre no âmbito do Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”, organizado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), onde serão apresentados os principais resultados de ensaios realizados com borregos, em que foram utilizadas silagens produzidas com subprodutos de batata, batata-doce, repiso de tomate e cenoura.

O objetivo passa por avaliar o seu efeito no desempenho produtivo, composição da carcaça e na qualidade da carne de borrego, trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa do Grupo Operacional SubProMais – Utilização de subprodutos da agroindústria na alimentação animal, onde se integra Kátia Paulos.

A utilização de silagens de subprodutos em substituição das matérias-primas convencionais pode ser uma opção sustentável, pois permitirá reduzir os custos da alimentação, com vantagem económica também para as agroindústrias, promovendo assim a circularidade nos setores agroindustrial e pecuário.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom, a que pode aceder aqui. É aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.

O CEBAL, com a colaboração do Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), promove o Ciclo de Conferências bimestralmente, em que convida investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição e produção animal, com o objetivo de promover a utilização de subprodutos agroindustriais na alimentação animal e contribuir para fomentar a partilha de experiências e dinamizar estratégias de circularidade entre as agroindústrias e o setor pecuário.