A sessão online com o tema “Silagens de subprodutos agroindustriais em dietas de borrego – Efeito na qualidade da carcaça e da carne” realiza-se na próxima quarta-feira, 13 de julho, pelas 14.30 horas, com Kátia Paulos, técnica superior na Estação Zootécnica Nacional, Instituto de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
Esta sessão decorre no âmbito do Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”, organizado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), onde serão apresentados os principais resultados de ensaios realizados com borregos, em que foram utilizadas silagens produzidas com subprodutos de batata, batata-doce, repiso de tomate e cenoura.
O objetivo passa por avaliar o seu efeito no desempenho produtivo, composição da carcaça e na qualidade da carne de borrego, trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa do Grupo Operacional SubProMais – Utilização de subprodutos da agroindústria na alimentação animal, onde se integra Kátia Paulos.
A utilização de silagens de subprodutos em substituição das matérias-primas convencionais pode ser uma opção sustentável, pois permitirá reduzir os custos da alimentação, com vantagem económica também para as agroindústrias, promovendo assim a circularidade nos setores agroindustrial e pecuário.
A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom, a que pode aceder aqui. É aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.
O CEBAL, com a colaboração do Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), promove o Ciclo de Conferências bimestralmente, em que convida investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição e produção animal, com o objetivo de promover a utilização de subprodutos agroindustriais na alimentação animal e contribuir para fomentar a partilha de experiências e dinamizar estratégias de circularidade entre as agroindústrias e o setor pecuário.


O Festival Medieval de Elvas, decorre desde quinta-feira, no centro histórico da cidade, sendo hoje o último dia do certame, que abre portas às 19 horas.
“Raízes da oralidade” é o nome financiado através do “Cultura para todos”, da CIMAC, DO Alentejo 2020, e que promove os jogos tradicionais, nomeadamente o Alquerque, que durante este fim de semana teve diversas iniciativas, pelo concelho.
O Município de Montemor-o-Novo está a promover diversas atividades desportivas, entre as quais, canoagem na Barragem dos Minutos.
Estão abertas as inscrições, até dia 11 deste mês, para a Prova de Águas Abertas “Fluviário de Mora” que vai decorrer no Açude do Gameiro, em Cabeção, no concelho de Mora.
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou ontem, que Portugal passa a estar em estado de contingência entre amanhã e sexta-feira, dias 11 e 15 de julho, passando o país a estar em alerta vermelho, devido à onda de calor que se faz sentir e ao consequente aumento do risco de incêndio.