Mariza, The Black Mamba e Bárbara Tinoco em Arraiolos

Arraiolos vai estar animada, com as Festas de São Boaventura, entre 8 e 10 de julho, de sexta-feira a domingo.
A Praça do Município, em Arraiolos, vai ter concertos nas três noites da festa, sempre às 22 horas.

Na sexta-feira, dia 8, atua Mariza; no sábado, 9 de julho, o espetáculo é com os The Black Mamba; e no domingo, dia 10, Bárbara Tinoco vai estar a apresentar o seu concerto.

 

Receção ao primeiro grupo voluntários da Equipa de Vigilância Florestal em Montemor

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a realizar, entre 1 de julho e 15 de setembro, mais uma edição do Programa Voluntariado Jovem – Equipa de Vigilância Florestal.

Nesta sexta-feira, 1 de julho, realizou-se a receção ao primeiro grupo de voluntários, numa iniciativa que se iniciou no Quartel dos Bombeiros Voluntários e terminou na Torre de Vigia, instalada no Castelo de Montemor-o-Novo. Esta receção contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, da Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Sandra Matias, de um representante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário, Fernando Rodrigues e do Ajunto de Comando, Vítor Falcão.

As atividades a ser realizadas neste projeto, serão desenvolvidas em colaboração com os Agentes de Proteção Civil do Concelho, nomeadamente com os Bombeiros Voluntários e GNR. Os jovens voluntários selecionados para participar neste programa irão contribuir, após formação, para a o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, através da rápida deteção de colunas de fumo e do consequente encurtamento dos tempos de alerta e acionamento dos respetivos meios dos Bombeiros Voluntários, da possibilidade de triangulação do posto de vigia, da maior precisão e celeridade na localização das ocorrências e da redução do seu número.

O Programa decorre em períodos de 15 dias, ininterruptos, incluindo fins de semana e feriados.

Histórias “Em Voz Alta” em Santiago do Escoural

A Trimagisto está a promover sessões de leitura “Em Voz Alta”, da obra Levantado do Chão, de José Saramago, pelas freguesias do concelho de Montemor-o-Novo, traçando a rota dos lugares pelos quais passa a narrativa desta obra.

Este ano, tal como explica Sira Camacho, arqueóloga que irá dinamizar as sessões do “Em Voz Alta”, “que juntam a história e as estórias”, estando este anos aliado às “celebrações do centenário de José Saramago, portanto vamos pelos sítios em que Saramago andou”, revela.

Hoje a Trimagisto vai estar em Santiago do Escoural e, segundo a arqueóloga, “é muito interessante fazermos esta junção entre a estória e a arqueologia”, acrescentando que foi, “durante muitos anos, a tradição oral era a maneira como as pessoas transmitiam a informação e a história deles”.

Amanhã, em Santiago do Escoural, no Mercado da vila, estará presente “um contador a acompanhar”, explicando ainda que as inscrições podem ser feitas “através das Juntas e também através da Trimagisto”.

Sira Camacho deixa ainda o convite a “todos os que queiram seguir o Em Voz Alta”, onde se falará sobre “os lugares e das pessoas que habitam estas freguesias de Montemor”.

O “Em Voz Alta”, projeto promovido pela Trimagisto, a propósito das comemorações do centenário do Nobel, acontece hoje na freguesia de Santiago do Escoural com Sira Camacho, a partir das 18 horas.

Arruada pela Banda Filarmónica de Borba no Encontro de Rio de Moinhos

Foto arquivo

O Encontro nacional Rio de Moinhos tem início este sábado, 2 de julho, em Rio de Moinhos, no concelho de Borba. Trata-se da 16ª edição do evento que reúne todas as freguesias do país, que têm como nome Rio de Moinhos, nomeadamente de Borba, Acos de Valdevez, Sátão, Abrantes, Penafiel e Aljustrel.

A iniciativa tem início às 11.30 horas com o hastear das bandeiras das freguesias, bem como com uma arruada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, seguindo-se a visita aos stands do pavilhão desportivo, bem como a prova gastronómica.

Durante o dia os grupos musicais das freguesias de Rio de Moinhos, que participam neste encontro.

Às 22 horas atuam os fadistas da freguesia do concelho de Borba, seguindo-se uma hora mais tarde baile com Jorge Gomes e, a encerram este primeiro dia o DJ Polson, às 2.30 horas.

Sessão Solene do 161.º Aniversário da Sociedade Carlista

A Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense “Carlista” assinalou, na noite de 30 de junho, o seu 161.º Aniversário, comemorado com um Salão Nobre bem preenchido de sócios.

Na mesa da Sessão Solene, dirigida pelo Presidente da Assembleia Geral da Carlista, Francisco Catarro, estiveram presentes Pedro Barreiros, Presidente da Direção da Carlista, Adelaide Rabaça, membro da Assembleia Geral da Carlista, Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, António Danado, Presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, e Leontina Bastos, Diretora do INATEL de Évora.

Foram ainda alvo de singela homenagem, nesta noite de vincado espírito “carlista”, os associados com 25 e 50 anos de Sócio, celebrados nos últimos 3 anos.