A empresa Regasprado – Sociedade de Comercialização e Montagem de Sistemas de Rega recebeu ontem a visita o secretário de estado da economia, João Correia Neves, uma iniciativa que teve como objetivo dar a conhecer este negócio único em Portugal, sediado em Montemor-o-Novo.
Após uma breve apresentação do negócio e uma visita às instalações onde são produzidos pivots de rega, João Correia Neves, secretário de estado da economia realça que “esta empresa tem uma atividade muito relevante até porque tratam basicamente da gestão da água”, algo que o secretário de estado considera ser algo “absolutamente crítico nos dias que nós vivemos e sobretudo naquilo que nós perspetivamos em função das alterações climáticas”.
É ainda destacado pelo secretário de estado da economia, que “é muito interessante que uma empresa, como esta, em Montemor, tenha capacidade de inovação e o trabalho que eles estão a fazer na utilização de painéis solares e portanto, de diminuir o impacto do custo da eletricidade, por alternativas renováveis é também significativo”.
A questão da sustentabilidade está na ordem do dia e, sendo a Regasprado uma empresa que trabalha com água, “é muito interessante verificar que, em Montemor, temos uma empresa como esta, que é única no país e uma das poucas na Europa”, acrescenta.
Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor considera que “é importante abrir o concelho de Montemor-o-Novo para o Mundo e mostrar que aqui também há investimento industrial, investimento na economia”, sendo que o concelho tem tido um grande investimento na indústria criativa. O autarca adianta que “há espaço ainda para crescer, esta zona industrial tem aqui muitos investidores interessantes, é o caso da Regasprado, que é a única fábrica de pivots de Portugal, em Espanha só há duas e em França só há três”, sendo a empresa sediada em Montemor, uma referência.
O presidente da Câmara realça ainda que é necessário “apoiar este investidores em Montemor-o-Novo, a Câmara Municipal está com eles”, adiantando ainda que “Montemor-o-Novo está vivo, está disponível para receber investidores, há procura de terrenos, a localização geográfica próxima da autoestrada, próximo de Lisboa, próximo do Porto de Sines, é um fator interessantíssimo, que não foi explorado, durante muitos anos e agora está a ser explorado, está a haver interesse dos investidores e Montemor vai crescer”.
O engenheiro Alfredo Barrambanas gerente da Regasprado explica que esta empresa “está ligada à irrigação conduções de água, mas especialmente de irrigação”, estando a empresa sediada em Montemor há um ano. Tal como adianta o engenheiro, a Regasprado é a “única fábrica que produz para o mercado nacional, os principais mercados é Espanha, Angola, França, Argélia, estamos a desenvolver o Egipto, a Ucrânia também estávamos lá e tivemos de sair”.
O Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves visitou a Regasprado, a única empresa no país a produzir e comercializar pivots de rega, exportando para diversos pontos do mundo.


Arraiolos anima-se com as Festas de São Boaventura, entre 8 e 10 de julho, de sexta-feira a domingo.
Após dois anos, encerrado, devido à pandemia, o Parque de Piscinas Municipais de Évora já abriu ao público, de forma totalmente renovada, devido às obras de requalificação levadas a cabo pela autarquia.
Foi apresentado na passada sexta-feira, no Salão Nobre, da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, um estudo de qualidade de redes móveis no concelho, realizado pela ANACOM, de modo a apurar a qualidade destas formas de comunicação.
Os rastreios realizados nos passados meses de dezembro e Janeiro, e que pretendia averiguar o risco nutricional da população portuguesa com idade superior a 65 anos, permitiu concluir que 14% dos utentes rastreados encontra-se em alto risco nutricional e a necessitar de uma intervenção nutricional adequada.
O já tradicional fim-de-semana do caracol, em Borba, decorre nos próximos dias 1, 2 e 3 de Julho de 2022. A iniciativa é desenvolvida pelas juntas de freguesia de Matriz e São Bartolomeu e pretende promover este petisco tão característico da região.
Ioga Solidário é um projeto criado por Fernando Cunha, pensado para Montemor-o-Novo, que tem como objetivo oferecer aulas de yoga e donativos a associações e instituições montemorenses.