Biobairros na Semana do Ambiente da Escola Básica S. João de Deus

No dia 9 de junho, no âmbito do Programa Biobairros, o Município de Montemor-o-Novo participou na Semana do Ambiente, dinamizada pelo Programa Eco-Escolas da Escola Básica S. João de Deus, promovendo a atividade “Vamos plantar alecrim na nossa escola”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a sustentabilidade ambiental através da compostagem.

Esta atividade consistiu, na reprodução de alecrim utilizando mistura de composto produzido na Cercimor, resultante da compostagem dos restos de jardins, cascas e restos de frutas e legumes da Instituição. O alecrim foi reproduzido através de estaca em vasos, prevendo-se voltar à escola no próximo Outono/Inverno para fazer a sua transplantação para um canteiro no espaço exterior.

Ainda no decorrer da Semana do Ambiente, realizou-se também no dia 9 de junho, o Jogo da Glória dos Resíduos. A todos os participantes desta atividade, foram entregues brindes cedidos pela GESAMB, EIM, tais como mini-ecopontos e imans para sensibilizar para a separação dos resíduos.

Reprise a Cavalo pela Escola de Mafra decorre em Borba

Borba comemorou esta sexta-feira, 17 de junho, mais um aniversário da Batalha de Montes Claros. Depois da cerimónia militar, junto ao Padrão da Batalha de Montes Claros, realizou-se uma reprise a cavalo pela escola de Mafra, em Borba.

Para António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, “qualquer data histórica, independentemente de ser em Borba, ou noutro local do país, tem que ser sempre recordada da melhor forma, e esta, segundo alguns historiadores, foi das mais importantes da guerra da restauração”, considerando que, hoje, “foi feita uma cerimónia militar com uma dignidade muito grande, com respeito pelos mortos, que permitiram que sejamos portugueses”.

António Anselmo garante ainda que as pessoas devem perceber que a Batalha de Montes Claros foi “extremamente importante não só para Borba e para a região, mas também para o país, que conseguiu marcar a verdadeira independência”.

O presidente acrescenta que é, igualmente, importante que as pessoas “conheçam o simbolismo histórico desta batalha e, ao mesmo tempo, se divirtam”, as crianças com a reprise a cavalo e mais tarde, pelas 22 horas, atua a Orquestra Ligeira do Exército.

357 anos da Batalha de Montes Claros assinalados esta sexta-feira em Borba, numa programação que se estende até domingo.


Concerto junta Alunos de Montemor-o-Novo e Miguel Gameiro

Ao final da tarde de quarta-feira, 15 de junho, no Cineteatro Curvo Semedo, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, organizou o concerto “Deixa o Mundo Girar”.

Em palco estiveram os alunos de Educação Musical do 6.º ano, da Escola S. João de Deus de Montemor-o-Novo, aos quais se juntou, numa participação especial, o músico Miguel Gameiro.

O Curvo Semedo encheu-se de alunos, professores, auxiliares de ação educativa, encarregados de educação e familiares.

Idalina Bento, Diretora do Agrupamento de Escolas, deixou algumas palavras iniciais, onde felicitou e agradeceu a todos os que ajudaram e contribuíram para a concretização deste concerto.

Miguel Gameiro terminou o concerto a ser rodeado por uma multidão de alunos, que invadiram o palco para um abraço com o conhecido músico que, de forma espontânea, e perante aquilo que se viveu, referiu que “tenho a certeza de que a música vai salvar o mundo”.

Manel Cruz a solo no palco do Festival Contra-Corrente

Manuel Cruz, Ana Casa Branca e Pás de Pròbleme vão estar hoje em palco, no Festival Contra-Corrente, que decorre até amanhã, no Jardim Público de Montemor-o-Novo.

Para hoje, Sofia Pinto Sá, membro da organização do festival está prevista “Mbuki-Mvuki”, com a Maria Caetano, para as 19 horas, “uma performance poética, com a Maria na voz, acompanhada por uma guitarra”, confessando que “vai ser muito interessante”.

A partir das 21.30 horas, inicia a noite “Manuel Cruz, o vocalista dos Ornatos Violeta, que aqui neste caso vem tocar a solo”, entre este concerto e o próximo, atua “Ana Casa Branca, que é aqui de Montemor-o-Novo, está agora a apresentar o seu primeiro EP” e, para fechar as atuações ao vivo, “temos a festa com os “Pás de Pròbleme”.

Este ano, no Festival, existem dois palcos, o principal onde atuam nomes conhecidos do panorama musical, nacional e internacional, tal como adianta Sofia Pinto Sá.

Para além da criação de dois palcos, o contra corrente conta com outra novidade. A Feira 46 e a Exposição foram criadas para mostrar ao público trabalhos desenvolvidos pelos jovens montemores e projetos inovadores. Segundo Sofia Pinto Sá, “na Exposição normalmente convidamos os jovens das escolas, do Centro Juvenil, jovens que nós sabemos que têm projetos, que trabalham com artes, a expor os seus trabalhos, no Contra”. Quanto à Feira 46 foi criada para “projetos que sabemos que existem aqui em Montemor, na verdade também abrimos um “open call”, ou seja, é aberto a qualquer pessoa que se queira inscrever”, uma forma destes projetos saírem “só do online e para que venham mostrar os seus trabalhos no Festival”.

Pelos palcos do Festival Contra Corrente vão passar hoje, Manuel Cruz, a montemorense Ana Casa Branca e Pás de Pròbleme. O evento é de entrada livre e está a decorrer até amanhã, no Jardim Público de Montemor-o-Novo.

Torneio Interassociações Lopes da Silva arranca amanhã com a sua 26ª edição

A 26ª edição do Torneio Interassociações Lopes da Silva arranca amanhã e joga-se até 25 deste mês, em Évora e Beja.

Esta é a maior competição de futebol realizada em Portugal pela Federação Portuguesa de Futebol, jogada pelas seleções sub-14 das 22 associações distritais e regionais nacionais.

Hoje terá lugar a Cerimónia de Abertura com o desfile das 22 associações de futebol regionais e distritais do País, no Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, a partir das 17.30 horas.

Antes, a partir das 15 horas, as associações de futebol de Beja e Évora promovem um encontro conjunto de traquinas.

Os jogos da 1ª fase da competição terão início amanhã de manhã, com jogos às 09.30 horas e 11.30 horas, no Campo de Jogos de Penedo Gordo, Complexo Desportivo Fernando, Complexo Desportivo de Serpa e no Estádio Municipal de Aljustrel, até dia 21 de junho.

De 22 a 25 de junho a competição passa para Évora, com a realização dos jogos referentes às 2ª e 3ª fases – ligas de Platina, Ouro, Prata e Bronze. Em Évora, os jogos serão disputados no Campo Estrela, Estádio Sanches de Miranda, Complexo Desportivo de Évora, Parque Desportivo Engº Joaquim António Moreira Carneiro e Campo José Eduardo Abreu.

As finais das ligas de Platina, Ouro, Prata e Bronze serão jogadas no dia 25 de junho.

Contares de volta à Oficina da Criança

A Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo, acolhe mais uma vez, as sessões de Contares na Oficina, uma atividade que começa hoje, às 18 horas e conta com três sessões, destinadas ao público mais novo.

Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto adianta que “os Contares na Oficina é uma atividade que se iniciou o ano passado, aquando de um projeto maior, o projeto “Rise Up”, relacionado com Saramago, era um bocadinho contar contos tradicionais, na Oficina da Criança”, tendo este sido adaptado para crianças.

Este ano as sessões deste projeto decorrem “nos meses de verão, para aproveitar o pátio exterior da Oficina da Criança”, revela o ator, sendo que a primeira sessão acontece hoje, pelas 18 horas.

Carlos Marques relembra que a atividade “é gratuita, é só aparecerem na Oficina da Criança, para ouvir histórias”, realçando ainda que estas sessões, são uma forma de “acabar com o estigma de que a leitura é uma seca”. Em forma de convite, o diretor artístico da Trimagisto destaca que a leitura, “para uma criança é um momento lúdico, em que ela viaja e que sai da realidade”, enquanto que para um adulto, “é regressar a esse estado de ser criança novamente”.

Contares na Oficina é uma atividade de entrada livre sendo que para assistir a estas sessões basta visitar a Oficina da Criança, às 18 horas, hoje.

Convento de São Francisco recebe mais uma noite curta

Inserido na programação do Festival Preocupada, promovido pelas Oficinas do Convento, as Noites Curtas apresentam hoje, no Convento de São Franscisco em Montemor, Delicate Cloud, Aqui? Agora? e Dramatógrafo.

Catarina Caetano, coordenadora do Projeto Ruínas explica que para hoje “temos Eduarda Breda, com o Eco, Miguel Antunes com Aqui? Agora? e Jorge Cruz com o Dramatógrafo”.

Quanto a este festival “surge de um desafio que é feito a artistas convidados, para criarem um espetáculo baseado no pressuposto da curta do mesmo”, adaptando-se às especificidades destes.

Em modo de convite, Catarina Caetano apela a todos os que quiserem visitar o Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo, para que o façam e “aproveitem esta programação, nas noites mais curtas do ano”.

Hoje, a partir das 21.30 horas, Eduardo Breda, Miguel Antunes e Jorge Cruz apresentam as suas curtas no Convento de São Francisco.

StartUp de Montemor promove Concurso de Ideias de Negócios

A StartUp de Montemor-o-Novo está a promover um Concurso de Ideias de Negócios, que procura descobrir e premiar as duas melhores ideias de negócio a implementar no concelho de Montemor-o-Novo.

O período de candidatura decorre até dia 19 de junho e tem como destinatários: maiores de 18 anos; estudantes do ensino superior com inscrição em vigor; empreendedores com empresa constituída há menos de três anos ou desempregados.

Exposição com trabalhos do Encontro de Aguarelas abre na Galeria Municipal

Até amanhã, em Montemor-o-Novo, são vários os artistas nacionais e internacionais que participam no IV Encontro de Aguarelas, um evento que pretende mostrar um pouco mais desta arte.

Júlio Jorge, presidente da Associação de Aguarela de Portugal, revela que “esta sexta-feira, na Galeria Municipal, pelas 18 horas”, é inaugurada uma exposição que contará com todos os trabalhos dos artistas que participam neste encontro.

É ainda feito um balanço do evento que, segundo Júlio Jorge, tem corrido de forma positiva, “a única coisa que realmente veio limitar um pouco aquilo que nós tínhamos planeado foi o tempo, as temperaturas estiveram muito altas”.

Até amanhã, vários artistas reúnem-se em volta das Aguarelas em Montemor-o-Novo. Na sexta-feira, é inaugurada a exposição na Galeria Municipal com todos os trabalhos feitos até à data.

Dia Mundial da Gastronomia Sustentável celebra-se no Mercado de Montemor

Celebra-se amanhã, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo , o Dia da Gastronomia Sustentável, entre 8 horas e as 13 horas, uma iniciativa integrada na SMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar.

Tal como adianta Anabela Ferreira, membro do grupo de trabalho do projeto SMEA, este é um dia “estabelecido pelo Assembleia Geral da ONU em 2016” que pretende reconhecer “a gastronomia sem dúvida, estreita os nossos laços culturais”. Para amanhã está previsto “abordar o tema da gastronomia sustentável no nosso Mercado Municipal, a ideia é que falemos sobre a importância da diversidade natural e cultural do mundo e do concelho”, revela Anabela Ferreira.

Deixando um apelo para que se compre produtos locais, Anabela Ferreira revela que é possível, durante a manhã, participar no Mercado Municipal, pelas 10h30, na Oficina da Sazonalidade, com receitas sazonais da dieta mediterrânica, pela nutricionista da UCC de Montemor-o-Novo, onde serão preparadas três receitas, “um gaspacho, uma salada grega e um ceviche de dourada”.

Amanhã no Mercado Municipal Montemor  celebra o Dia Mundial da Gastronomia.

Alunos de 9º e 12º anos realizam provas finais de português

Mais de 148 mil alunos estão inscritos para os exames do ensino secundário, que têm início hoje, a maioria para aceder ao ensino superior, com Biologia e Geologia, Português e Física e Química e Matemática entre as mais concorridas

A 1.ª fase dos exames do ensino secundário arranca hoje, com a prova de Português, às 9:30 horas. O exame de Biologia e Geologia decorre a 21 de junho, pelas 9:30 horas, Física e Química A a 27 de junho, também pelas 9:30 horas, e Matemática A a 30 de junho, à mesma hora.

A última prova da 1.ª fase é no dia 6 de julho, com a prova de História B.

Também a prova de Português de final de ciclo, para alunos de 9º ano, se realiza hoje, às 9.30 horas.