Marta Jardim, UmColetivo e Susana Nunes abrem as Noites Curtas em Montemor

O Noites Curtas regressa hoje a Montemor-o-Novo, um evento criado pelo Projeto Ruínas, inserido na programação da Preocupada, das Oficinas do Convento, que também inicia hoje.

Catarina Caetano, coordenadora do Projeto Ruínas explica que, este ano, a grande novidade é o alargamento do programa, “que pela primeira vez, em vez de três dias de duração, terá quatro”, onde serão apresentados uma mostra de curtas teatrais.

Para hoje estão programadas três exibições criadas por “Marta Jardim, com a criação “Vital – Work In Progress”, temo o UmColetivo, de Elvas, com a criação Placenta e temos Susana Nunes, com a criação “Sistema de Entrega” sendo que os espetáculos começam às 21.30 horas, nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo.

Em modo de convite, Catarina Caetano apela a todos os que quiserem visitar o Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo, para que o façam e “aproveitem esta programação, nas noites mais curtas do ano”.

Hoje, a partir das 21.30, no Convento de São Francisco começam as Noites Curtas do Projeto Ruínas, inserido na programação do Festival Preocupada, promovido pelas Oficinas do Convento.

Encontro de Aguarelas em Montemor até sábado

Até sábado está a decorrer em Montemor-o-Novo o IV edição do Encontro Internacional de Aguarelas de Montemor-o-Novo, ma parceria entre o Município de Montemor-o-Novo e a Associação de Aguarela de Portugal.

Este é um encontro de renome onde vários artistas internacionais pintam ao vivo, que conta com uma programação vasta.

Para hoje está programada uma visita ao Cromeleque dos Almendres e pintura em São Cristóvão. Amanhã entre as 9 horas e as 17 horas há Workshop de Rahul On Chakraborty (artista indiano), na Galeria Municipal. Na sexta-feira, das 9 horas às 17 horas, Carlos Santos Marques promove, na Galeria Municipal, mais um Workshop e, às 18 horas, inaugura, no mesmo local, a exposição com os trabalhos realizados durante o Encontro Internacional de Aguarela e Demonstração de Pintura por Carlos Santos Marques, que estará patente até dia 1 de julho.

Durante oito dias, artistas provenientes de vários países encontram-se em Montemor-o-Novo, para pintar esta cidade e a região. As inscrições para participar nos workshops são gratuitas mas obrigatórias e devem ser feitas para o email apormail@gmail.com.

Perigo de incêndios rurais na zona de Montemor

De acordo com a informação disponibilizada pelo Comando Distrital De Operações de Socorro de Évora, para as próximas 48 horas, salientam-se Condições de instabilidade atmosférica que podem potenciar o crescimento de incêndios florestais.

O Perigo de Incêndio Rural, determina a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE) de nível amarelo – Incêndios Rurais, até às 23.59 horas de dia 16 de junho de 2022. O EAE Amarelo corresponde a um grau de risco moderado (gravidade moderada e probabilidade média-alta).

Nos territórios rurais encontra-se até 30 de setembro, suspensa a realização de queima de amontoados, de queimadas e de fogueiras, ainda que o índice de perigo de incêndio rural no concelho seja inferior ao nível «muito elevado».

Recomenda-se a adoção de cuidados acrescidos face ao agravamento previsto da situação de perigo de incêndio rural.

Contra-Corrente inicia com uma conversa informal sobre empreendedorismo

O Festival Contra-Corrente que inicia hoje acolhe nesta edição uma conversa sobre empreendedorismo digital, obstáculos, necessidades e literacia digital.

Vão estar presentes o vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, com o pelouro da juventude e da modernização e organização informática, com a Ana Paixão, a Solange Passos, a Sílvia, e o David Carapinha.

Esta mesa de cinco irá falar sobre várias questões e apresentar perspetivas que ninguém que pretende iniciar o seu negócio online pode perder.

Esta conferência inicia às 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo, sendo a entrada gratuíta.

Hospital de Évora dá resposta a casos de urgência obstétrica do distrito de Portalegre

O hospital do Espírito Santo de Évora, como hospital de referência para todo o Alentejo, está neste momento a dar resposta ao encerramento da urgência obstétrica do hospital Dr. José Maria Grande em Portalegre, recebendo as parturientes que necessitem de atendimento mais urgente.

Neste momento, e segundo informação avançada pelo Gabinete de Comunicação e Marketing do Hospital de Évora, “o Serviço de Urgência está a funcionar dentro da normalidade e com as escalas preenchidas “.

Devido à falta de médicos em vários hospitais, nomeadamente nos serviços de obstétrica, muitas são as urgências que têm fechado nos últimos dias. De recordar que, a urgência de obstetrícia do hospital Dr. José Maria Grande de Portalegre vai estar encerrada até às 8 horas de sexta-feira, sendo que as utentes serão transferidas para o Hospital do Espírito Santo em Évora.

No que diz respeito à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, ao dia de hoje, quarta-feira, dia 15, a urgência obstétrica está a funcionar com dois médicos de serviço.

Já a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, este não dispõe sequer de urgência de obstetrícia.

Concentração de massas de poeiras em Montemor-o-Novo até sexta-feira

Previsão de concentração de massas de poeira em suspensão na atmosfera para Montemor-o-Novo até ao dia 17 de junho.

Está previsto entre hoje e dia 17 de junho a passagem de uma massa de poeiras pelo concelho de Montemor-o-Novo vindas do Norte de África, podendo ultrapassar os 200 µg/m³, sendo o dia 16 de junho o período de maior exposição.

Assim, aconselha-se que todos os grupos sensíveis, nomeadamente, crianças, idosos e indivíduos com problemas respiratórios, evitarem atividades físicas intensas ao ar livre.

A população em geral deve evitar a exposição a outros fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e a exposição a produtos irritantes contendo solventes na sua composição.

Alerta-se a população que deverá, sempre que possível, permanecer em casa com as janelas e portas fechadas.

Remuneração e progressão na carreira de enfermeiros discutida em Évora

Está marcada para hoje, uma reunião geral de enfermeiros, no Hospital do Espírito Santo em Évora, que prevê a aprovação de um documento que visa reivindicar direitos dos enfermeiros que não foram concebidos.

Segundo o enfermeiro Edgar Santos, Coordenador da Direção Regional do Sindicato de Enfermeiros Portugueses, do Alentejo, estão em causa a falta de remuneração, em pontos, do tempo de trabalho, que permitiria subidas na carreira dos enfermeiros, um problema que “vem do tempo do descongelamento, de 2019, quando o governo decidiu o descongelamento das carreiras e contudo, houve situações que não foram resolvidas”, adianta.

Este documento será apresentado junto dos enfermeiros e posteriormente enviado para o Conselho de Administração e Ministério da Saúde. Edgar Santos considera ainda que “isto é uma exploração e não pode continuar”.

Edgar Santos alerta ainda para o facto de existirem enfermeiros a serem gravemente prejudicados, uma vez que “todos os enfermeiros com contrato individual de trabalho, que estão a exercer funções, nas diversas instituições do SNS, ainda não viram o sei tempo contado e transformado em pontos para mudar de posição remuneratória”, acrescentando que é para fazer frente a isto que está a ser elaborado este documento.

Hoje será discutido pela Direção Regional do Sindicato de Enfermeiros de Portugal do Alentejo os prejuízos que a contabilização incorreta de pontos para efeitos de progressão de carreira têm para estes profissionais.

Menos 72 casos Covid no concelho de Montemor em 14 dias

O concelho de Montemor-o-Novo, nos últimos 14 dias, entre 24 de maio a 12 de junho, registou um acumulado de 604 novos casos de Covid-19, menos 72 casos desde o registo anterior, segundo informa o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde.

Este total acumulado de 604 novos casos em 14 dias corresponde a “incidência extremamente elevada”, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, que mede a incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes.

Inscrições abertas para monitores de ATL

Com o aproximar das férias escolares, inicia-se a preparação de mais um ATL de Verão cujo funcionamento decorrerá entre o dia 4 de Julho e o dia 2 de Setembro.

Inicia, neste momento, a abertura das inscrições para Monitores de ATL. Se tens mais de 18 anos e gostas de trabalhar com crianças envia a tua candidatura juntamente com a tua proposta de atividades a desenvolver para o mail: juntafciborro.executivo@gmail.com até ao próximo dia 21 de Junho.

Será dada prioridade a candidatos com experiência na área.

Exposição com trabalhos do Encontro de Aguarelas abre sexta-feira

Até sábado, em Montemor-o-Novo, são vários os artistas nacionais e internacionais que participam no IV Encontro de Aguarelas, um evento que pretende mostrar um pouco mais desta arte.

Júlio Jorge, presidente da Associação de Aguarela de Portugal, revela que “na próxima sexta-feira, na Galeria Municipal, pelas 18 horas”, é inaugurada uma exposição que contará com todos os trabalhos dos artistas que participam neste encontro.

É ainda feito um balanço do evento que, segundo Júlio Jorge, tem corrido de forma positiva, “a única coisa que realmente veio limitar um pouco aquilo que nós tínhamos planeado foi o tempo, as temperaturas estiveram muito altas”.

Até sábado, vários artistas reúnem-se em volta das Aguarelas em Montemor-o-Novo. Na sexta-feira, é inaugurada a exposição na Galeria Municipal com todos os trabalhos feitos até à data.

Miguel Gameiro canta com alunos da Escola São João de Deus

Os alunos de Educação Musical do 6º ano, da Escola São João de Deus de Montemor-o-Novo vão participar num concerto com o artista Miguel Gameiro, hoje, no Cineteatro Curvo Semedo, pelas 18.30 horas.

O espetáculo tem entrada livre e é uma organização do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

149 nadadores na Águas Abertas da Barragem dos Minutos

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo realizou, na manhã de sábado, dia 11, integrada no plano de atividades da Escola de Natação do Município, a 14.ª edição da prova de Águas Abertas na Barragem dos Minutos. Com tempo quente, a Barragem dos Minutos e as suas margens encheram-se de nadadores, técnicos e familiares, que se juntaram para fazer desta iniciativa um sucesso, proporcionando excelentes momentos de natação e convívio.

Com 149 nadadores inscritos e a presença de 26 clubes, a iniciativa destinada a nadadores federados e não federados contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e Associação de Natação do Alentejo.

Na classificação da prova de 1500 metros Federados, David Cristino (Sociedade Filarmónica União Artística Piedense), com o tempo de 18 minutos e 12,50 segundos. Em femininos, a primeira a chegar à meta foi Mariana Coelho Santos (Lagoa Clube), que completou a prova em 19 minutos e 18,61 segundos.

Já nos 1500 metros Não Federados, na geral masculina, Diogo Bernardo Tomé (Clube Náutico de Salvaterra de Magos), conclui a prova em 17 minutos e 48,73 segundos, o melhor tempo da manhã. Na geral feminina dos 1500 metros Não Federados, a primeira classificada foi Rita Bernardo Tomé (Clube Náutico de Salvaterra de Magos), com um tempo de 23 minutos e 5,15 segundos, que assim bisou na prova, pois alcançou o 1.º lugar pelo segundo ano consecutivo.

O sucesso da iniciativa, que incluiu uma prova de promoção de 400 metros e de estafetas e uma prova de 1500 metros, também foi possível pelo trabalho da equipa de trabalhadores do Município de Montemor-o-Novo, que madrugaram para que tudo estivesse pronto para receber os participantes.