Música Popular no Centro Cultural Recreativo e Popular 1º Maio

O Centro Cultural, Recreativo e Popular 1.º Maio em São Geraldo celebrou, no sábado, 48 anos e para assinalar a data a “Ciranda – Música Popular”, apresentou-se com um espetáculo no Ciclo da Primavera.

Este é um projeto musical fundado em 2021, que pretende valorizar a música tradicional portuguesa, apresentando diversas sonoridades desde a guitarra, estendendo-se até ao saxofone, procurando mostrar a sua visão em relação a diversos temas populares portugueses.

Delta Cafés e StartUp Nam inauguram quinta urbana em Cascais

A Delta Cafés e a StartUp Nam inauguraram, esta tarde de terça-feira, 7 de junho, a quinta urbana de economia circular, Nãm Urban Farm, no mercado da vila de Cascais.

Este projeto baseia-se na recolha controlada e certificada da borra de café e, na sua utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos, que são posteriormente vendidos.

Após a abertura da primeira quinta urbana em Marvila, Lisboa, o projeto de economia circular chegou agora a Cascais.

O presidente executivo do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, refere que, depois do desafio do município de Cascais, decidiram dar este passo de expandir a Nam, afirmando que “foi com orgulho e com vontade fazer mais e até uma expansão para fora de Lisboa, sendo um primeiro passo numa caminhada que será de sucesso”.

Ivan Nabeiro, membro do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro – Delta Cafés considera que, com esta quinta urbana é dado mais um passo na expansão deste negócio de economia circular. “É uma ideia que achámos muito interessante, desde o início, e que se tem vindo a concretizar ao longo dos últimos três ou quatro anos, sendo que, hoje, é dado mais um passo na expansão deste modelo de negócio, em que daqui vão sair os cogumelos, produzidos dentro da cidade, para os consumidores locais”.

Para Natan Jacquemin, fundador da StartUp Nam, é importante “demonstrar que se pode reaproveitar o que, à partida é um desperdício, em algo com valor”.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, esteve na inauguração desta quinta urbana, em Cascais, e destaca que “este projeto é um exemplo e, espero que seja uma inspiração para mais projetos de economia circular, porque tem só benefícios, usa o que era um resíduo, transforma-o num recurso e cria valor, prologando a vida útil dos resíduos”, acrescentando que “este é o tipo de projetos que faz todo o sentido valorizar”.

18ª Festa da Primavera em Aguiar (Viana do Alentejo)

Em altura de Santos Populares, a freguesia de Aguiar, no concelho de Viana do Alentejo, vai estar em festa de 9 a 12 de junho, de quinta-feira a domingo, onde não vai faltar sardinha assada e animação pelas noites dentro.

A par da música, o desporto, os jogos tradicionais, o cante alentejano e a dança são alguns dos ingredientes da 18ª edição da Festa da Primavera, organizada pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Junta de Freguesia de Aguiar e que tem como cabeças de cartaz Ivo Lucas, Miguel Azevedo & Banda e Ciganos D’Ouro.

Aliada à altura do ano, com festas e arraiais por todo o país, a Festa da Primavera é propícia ao convívio para desfrutar com a família ou amigos. Nesta festa de cariz popular, os bailes, os comes e bebes, a sardinhada que junta dezenas de famílias à volta da mesa, no domingo, e o espaço infantil, sinónimo de sucesso entre os mais novos, são alguns dos ingredientes que durante quatro dias vão animar a freguesia de Aguiar.

Torneio Inter-Escolas de xadrez em Santiago do Escoural

Decorreu ontem em Santiago do Escoural o Torneio Inter-Escolas EB São Cristóvão/EB Santiago do Escoural – Montemor-o-Novo.

Integrado nas atividades do Plano Municipal de Xadrez de Montemor-o-Novo, promovido pelo Município de Montemor-o-Novo em parceria com a A.XAT – Associação Xadrez A Torre e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, decorreu durante essa manhã o derby alentejano – EB São Cristóvão vs EB Santiago do Escoural.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Apresentaram-se 16 jogadores, sete deles de São Cristóvão, os restantes nove de Santiago do Escoural -Turma B.

Foram realizadas quatro rondas com os pequenos xadrezistas a mostrar toda a sua garra, no entanto os mais crescidos levaram a melhor.

Filipe Martins (EB São Cristóvão) venceu o torneio ao terminar com quatro pontos em quatro possíveis, Rafael Fialho (2º), João Águas (3º) e André Rodrigues (4º) (todos da EB São Cristóvão), terminaram todos com três pontos, mas por esta ordem devido aos critérios de desempate.

Da EB Santiago do Escoural, Tiago Miguel Pinto foi o melhor classificado da escola e 5º da geral, seguido da Daiana Tomé (6º) e Tiago Caralinda Pinto (7º).

Foi uma manhã diferente na Escola Básica de Santiago do Escoural, onde o Plano Municipal de Xadrez de Montemor-o-Novo, realizou pela primeira vez um torneio de xadrez.

[/shc_shortcode]

Noite de Tunas esta terça-feira na Queima das Fitas de Évora

A Queima das Fitas de Évora, que teve início na passada sexta-feira, dia 3 de junho, chega ao fim no domingo, dia 12.

Organizada pela Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), a festa decorre no campo de futebol e no Jardim do Granito, situados no Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da academia.

Esta terça-feira, em noite de tunas, passam pelo palco principal da Queima das Fitas, o Coro da UE, a TAE, a TESESJD, TAFUE, 6Tetos e TAUE. Amanhã, quarta-feira, dia 8, a festa faz-se ao som de X-Tense e Lon3r Johny, no palco do campo de futebol, e de Dj Grouse, no palco do Jardim do Granito.

Por esta edição da Queima das Fitas já passaram Quim Barreiros, Ivandro, Deejay Telio, Valas, Dillaz e Miguel Azevedo. Até domingo, atuarão ainda Profjam (dia 9), Bispo e Plutónio (dia 10), Luís Trigacheiro e Ana Malhoa (dia 11) e Miguel Bravo (dia 12).

Um dos pontos altos da festa dos estudantes, a cerimónia solene da queima das fitas, organizada pelo Conselho de Notáveis da Universidade de Évora, está marcado para dia 11, nos claustros do Colégio do Espírito Santo. Já o cortejo académico realiza-se no derradeiro dia da Queima das Fitas, a 12 de junho.

39º aniversário da Biblioteca Municipal Almeida Faria

A Biblioteca Municipal Almeida Faria comemora hoje, dia 7 de junho, 39 anos de existência.

A Biblioteca Municipal abriu as suas portas no dia 7 de junho de 1983, no antigo Convento de S. João de Deus. Em 1991, passou a integrar a Rede Nacional de Leitura Pública e em 2001 adotou a denominação de Biblioteca Municipal Almeida Faria, em homenagem ao escritor, natural de Montemor-o-Novo.

Todos os dias, uma equipa de pessoas dá vida à Biblioteca para que todos os que lá entram, seja para requisitar um livro ou um DVD, ter acesso aos computadores, trabalhar, ler, estudar, solicitar uma informação ou outro tipo de ajuda, se sinta o mais confortável e integrado possível.

Projeto Cid em Lavre no Ciclo da Primavera

A Praça da República de Lavre recebeu no dia 4 de junho, o “Projeto Cid”, um espetáculo inserido no Ciclo da Primavera.

A banda montemorense passou em revista muitos dos sucessos de José Cid, num espetáculo feito de boa disposição e que agradou ao público, que era constituído por diversas faixas etárias.

“Mastigar bem os alimentos é fundamental”, diz Pintão Antunes

Geralmente, é recomendável mastigar os alimentos de 25 a 50 vezes, embora isto dependa de fatores como o tamanho, a idade e o sexo da pessoa.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde, com Carlos Falcato e Pintão Antunes, o médico alerta os ouvintes para a necessidade de “uma mastigação bem feita para que a digestão, no estômago, corra bem”.

Comer devagar ajuda a reduzir a acumulação de gordura abdominal, evitando o aparecimento de distensão abdominal e da sensação de enfartamento, que favorecem a acumulação de gordura visceral, que é a gordura mais prejudicial à saúde.

Formação para jovens jornalistas tem candidaturas abertas

No âmbito do programa Juventude para as regiões, a Comissão Europeia está a promover uma formação para jornalistas, com uma idade máxima de 30 anos e que estejam ainda a estudar ou que tenham até dois anos de experiência.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, explica que “os participantes vão contar com uma formação na área das políticas comunitárias e, ao mesmo tempo, receber mentoria de jornalistas mais experientes”.

A formação vai decorrer entre os dias 8 e 14 de outubro, em Bruxelas.

Montemor assina declaração para adaptação às alterações climáticas

Foi assinado entre o Município de Montemor e a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), uma Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas, com o objetivo de garantir serviços de águas, para as gerações futuras.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, explica que este é um compromisso de “adaptação e mitigação das alterações climáticas nos serviços de águas”, tendo as entidades que assinaram este protocolo um compromisso “em trabalhar para se adaptarem e mitigarem as alterações climáticas, nos serviços de águas “.

O autarca acredita que desta forma é possível diminuir a pegada de carbono, acrescentando que Montemor-o-Novo já tem algum trabalho desenvolvido nesta área, “no que diz respeito aos sistemas de macromedição, de controlo das perdas de água”.

Graças aos sistemas de macromedição é possível “prevenir e identificar onde há perdas de água, onde é que há roturas e tendo esta informação o mais cedo possível consegue-se agir” prevenindo gastos de água.

Este documento vai ao encontro dos objetivos definidos nas várias estratégias europeias e nacionais, visa o compromisso na implementação de medidas de adaptação e mitigação, entre as quais as relacionadas com a economia circular e a melhoria da eficiência hídrica e energética.