Limite Zero apresenta “Sonhos do Tom” no Encontro Internacional de Marionetas

“Sonhos do Tom” de Limite Zero no 14º Encontro Internacional de Marionetas, em exibição hoje, pelas 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo.

Sinopse: “Tom Sawyer é a combinação de três rapazes que Mark Twain conheceu. É um miúdo aventureiro, destemido, cuja imaginação fértil o guia a aventuras entre pedras, árvores, rios, grutas, sempre com os amigos Huck e Becky. Na nossa história, o Tom tem 50 anos mas continua igual (ou até melhor)”.

Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira online do município de Montemor-o-Novo.

Blackbox do Espaço do Tempo recebe “Para Acabar com o Julgamento de Deus”

Catarina R. Salgueiro “Para Acabar com o Julgamento de Deus”, na Blackbox, do Espaço do Tempo, às 21.30 horas.

Esta é obra-testamento de Antonin Artaud, um poema radiofónico que foi censurado na véspera da sua difusão, a 1 de fevereiro de 1948.

Sinopse: “neste espetáculo, que é emissão de rádio e experiência sensorial para o público, procura-se dar uma resposta a Artaud: amar o poeta e revoltarmo-nos contra ele, no mesmo gesto artístico; recriar “Para acabar com o julgamento de deus” e, ao mesmo tempo acabar com o nosso conceito de génio e de obras-primas.”

Doubleman animam a tarde de hoje em Fazendas do Cortiço

O Ciclo da Primavera promove hoje um concerto com Doubleman, no Pavilhão Multiusos das Fazendas do Cortiço, esta tarde, às 21 horas.

“Doubleman” é um coletivo que nasce da fusão de duas artistas com mais de 10 anos de experiência do mercado. Tendo ambos um amplo conhecimento do que é preciso para animar uma pista de dança, criaram o mais abrangente projeto de música dedicado a eventos e clubs, tocando todo o tipo de música “comercial”: reggaeton, funk, house, pimba e não podem faltar aqueles “GuiltyPleasures”. As máscaras são o aliado perfeito ao desenvolvimento de uma ligação com o público, criando mistério e apelando à curiosidade

O espetáculo é gratuito, estando inserido na programação do Ciclo da Primavera.

Município de Viana celebra Dia Mundial da Criança com muita animação

Cerca de 357 alunos da creche, dos jardins-de-infância e do 1º ciclo do concelho de Viana do Alentejo vão participar nas comemorações do Dia Mundial da Criança, que vão decorrer de 30 de maio a 3 de junho, promovidas pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Rede de Bibliotecas de Viana do Alentejo.

As comemorações prometem um programa recheado de atividades que incluem a Oficina do Feltro dinamizada por Diana Regal que procura, através de técnicas artesanais, reinventar as práticas tradicionais de trabalhar a lã para fazer feltro.

Os mais novos vão ter a oportunidade de assistir, no Cineteatro Vianense, à peça de teatro “História de uma boneca abandonada”, pela Companhia Lendias d’Encantar, no âmbito do FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo.

Encenada por Júlio César Ramírez, a peça conta a história de uma boneca que foi abandonada por uma menina mimada, mas que acaba por encontrar um novo lar. Outra das atividades agendada para as comemorações é a apresentação do livro “Um urso muito assustador” de Mafalda Bernardes da Silva. Educadora de Infância e mestre em educação especial, a autora venceu, em 2014, o Prémio Lusofonia.

O Município de Viana do Alentejo, em parceria com as Juntas de Freguesias, irá oferecer uma lembrança (livros) a cada criança.

Oficinas do Convento com a “Cabeça na Lua”

Cabeça na Lua é a proposta das Oficinas do convento para o dia de hoje, às 18 horas, um evento que promete música ao vivo, workshops e um jantar.

Para além de um Workshop de Canto e diversos concertos, haverá uma banca onde poderá conhecer os diversos artistas que fazem parte deste festival.

As reservas para participar neste evento são obrigatórias e devem ser feitas através do email comunicacao@oficinasdoconvento.com.

Radar 360º apresenta “A Feira” em Montemor-o-Novo

A Feira é um espetáculo de artes de rua, produzido pela companhia Radar 360º que pretende trazer de volta os costumes que existiam na altura os fluxos nómadas e itinerantes das Festas e das Romarias. Esta Feira-Circo estará em Montemor-o-Novo hoje, junto à praça de touros, a partir das nove da noite.

Este foi um espetáculo pensado e trabalhado para ser um fenómeno do espaço público, “porque está na origem de muitos fatores, os económicos, demográficos e os relacionais, criando uma situação de excepção”. Julieta Rodrigues, atriz e diretora artística do projeto revela que “A Feira” tem como objectivo responder a questões históricas, como a forma como surgiram estes eventos sociais, em forma de espertáculo.

Julieta Rodrigues explica que este coletivo é composto por vários artistas de diferentes áreas “do teatro físico, da dança, da acrobacia, da musica”, estando o coletivo junto há 17 anos.

“A Feira” passa por 12 municípios, sendo um deles Montemor-o-Novo, o que, segundo a diretora artística, permite mostrar um lado do “Freak Show, uma das nossas maiores pesquisas deste projeto”.

Ao longo da recolha feita para a produção deste espetáculo, Julieta Rodrigues adianta que também foi feita uma pesquisa histórica que permitiu “revelar a história do território, da história das feiras, como é que se lembram das feiras, que importância tinham”. Desta forma, em cada cidade a companhia trabalha com agendes culturais locais, neste caso, estarão presentes o Grupo Motard de Montemor-o-Novo, a Theatron, a Filhós de Cabrela e os Doces da D. Emília de Santiago do Escoural.

O espetáculo acontece hoje e tem duas sessões, a primeira das 21 horas e a segunda das 22.30 horas, permitindo ao público, não só assistir, como a participar também. Ao longo destas apresentações tem estado a ser recolhido material para ser feito um documentário, realizado por “Patrícia Poção que é uma realizadora sobretudo focada em documentários, para documentar todo o processo, desde a primeira visita”, acrescentando ainda que “neste espetáculo expomos um mini doc, com as entrevistas que fizemos cá”.

O espetáculo é gratuito, no entanto, é necessário fazer reserva do bilhete que pode ser feita através da bilheteira online do município ou no local do espetáculo

Criação de skate no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

Centro Juvenil de Montemor-o-Novo irá promover até 11 de junho, um Workshop de Construção de Skates, com Hugo Almeida.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nesta atividade os jovens podem construir de raiz uma prancha de skate, a partir do aproveitamento de paletes.

A atividade destina-se a jovens maiores de 14 anos e decorre das 15 horas às 18 horas. A próxima atividade é amanhã, dia 28 de maio.

[/shc_shortcode]

Caminhada “Valores que me movem” no dia 29 em Évora

A Direção Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora, em estreita colaboração com a Associação de Atletismo deste distrito, vão realizar, no próximo dia 29, domingo, às 9 horas , a Corrida e Caminhada de Évora “Valores que me movem”. O percurso inicia-se no Complexo Desportivo e terminará na Praça do Sertório, em frente à Câmara Municipal, passando pelos locais mais emblemáticos de Évora, nomeadamente, o Templo de Diana.

Esta iniciativa, integrada nas comemorações do Ano Europeu da Juventude e da presença do stand móvel do Parlamento Europeu em Évora, pretende divulgar junto de toda a população da região, em particular os mais jovens, os valores da União Europeia. Também a divulgação do Ano Europeu da Juventude e dos objetivos que a EU pretende alcançar com estas comemorações, são parte integrante desta iniciativa.

Em Portugal, o IPDJ é a entidade coordenadora do Ano Europeu da Juventude. Para além desta iniciativa, a realizar a 29 de maio, e de muitas outras já efetuadas junto das escolas, jovens, associações juvenis, clubes desportivos e outras entidades de toda a região, o IPDJ Alentejo tem já preparadas novas atividades e eventos, a concretizar de forma descentralizada, tendo em vista abranger o maior número possível de jovens alentejanos.

Peddy Paper no Centro histórico de Montemor-o-Novo

A Celebração do Dia Mundial dos Vizinhos irá ser assinalada em Montemor-o-Novo, no dia 31 de maio, às 18 horas, com começo no Largo das Palmeiras em Montemor-o-Novo, com atividades a pensar na comunidade local.

Esta iniciativa tem como objetivo a aproximação dos moradores do centro histórico, o combate ao isolamento entre a população envelhecida e a promoção de valores como o respeito, a cooperação e a solidariedade.

Integrada no projeto Verde Bairro – sensibilização ambiental e dinamização social no Centro Histórico de Montemor-o-Novo, a iniciativa é coordenada pela Marca ADL, em parceria com a União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e Oficinas do Convento.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e devem ser feitas através do comunicacaomarca-adl.pt, ou pelo contacto, 266 891 222.

Exposição de Dinossauros em tamanho real em Montemor-o-Novo

Os dinossauros vão invadir Montemor-o-Novo com a Exposição de Dinossauros Animatronics, à escala real.

A exposição está patente durante todo o fim-de-semana, tendo sessões das 11 horas às 13 horas e das 16 horas às 19 horas.

Os bilhetes estão disponíveis para compra na entrada do recinto onde decorre o evento.

Los Romeros hoje na Feira de Maio

A Feira de Maio continua hoje, em Montemor-o-Novo, um certame promovido pela Apormor, com a colaboração da Câmara Municipal da cidade.

O dia começa às 10 horas com uma demonstração de Cães Pastores e a partir das 11 horas, a Apormor recebe um painel de convidados para uma conferência sobre “O alimento como condição essencial de soberania”.

O grande evento deste dia acontece das 17 horas às 20 horas, com a II edição do Montemor Golden Wine and Lamb, com mostra e prova de vinhos e outros produtos locais. Ainda durante a tarde, há Showcooking, às 18.30 horas.

Hoje à noite Los Romeros abrem a noite, às 22 horas e, a partir da meia noite, Slowminded continua com a animação musical.

Os Bonecos voltam ao Mercado Municipal de Montemor

A 14ª edição do Encontro Internacional de Marionetas, está a decorrer até dia 5 de junho, em Montemor-o-Novo, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural Alma d’Arame.

Hoje, os Bonecos regressam ao mercado, a partir das 10.30 horas, no Mercado Municipal da cidade, um espetáculo que gira em torno de três contadores de histórias que viajam dentro de uma estrutura ambulante que interage com os visitantes do Mercado Municipal.

Durante a noite, em Montemor-o-Novo, às 21.30 horas, o Curvo Semedo recebe o espetáculo de Limite Zero, com os Sonhos do Tom. Às 21 horas, numa extenção a este espetáculo, em Lisboa, no Teatro Ibérico, os peruanos Hugo e Inês apresentam Cuentos Pequeños.