Lavre perde nas Sentieiras nas meias finais do Inatel de Santarém

Na tarde deste domingo, 22 de maio, o Grupo Desportivo de Lavre deslocou-se ao Campo de Jogos de Sentieiras, para disputar as meias finais do Campeonato do Inatel de Santarém. Tratou-se de um jogo muito disputado, com muito contacto, em que o futebol foi de fraca qualidade, muito por culpa do terreno de jogo, já que era um pelado de dimensões muito reduzidas. O que fica para a história é a derrota de sabor amargo para o Lavrense por 1-0.

Na 1.ª parte as oportunidades foram escassas, mas a equipa da casa teve por cima, falhando por volta dos 20 minutos, uma grande chance de inaugurar o marcador. O Lavre, nos primeiros 45 minutos nunca conseguiu impor o seu jogo, e somente teve um remate perigoso, efetuado por João Godinho.

Na 2.ª parte a história foi um pouco diferente, com o Lavre a estar sempre por cima e a ter 3/4 boas oportunidades para marcar. João Godinho, em boa posição, rematou muito por cima, e Ruben Martins, pouco depois, rematou ao lado, também em boa posição. As Sentieiras não criavam perigo e o Lavre, aos 75 minutos, de bola parada, por parte de Ruben Martins, tirou tinta ao poste. O tempo ia passando, o jogo era de fraca qualidade e, já no período de descontos, num lance muito duvidoso, com o Lavre a queixar-se que o seu lateral foi puxado, há cruzamento para a área e Hugo Mendes sacode a bola que, infelizmente, vai ter aos pés de um jogador adversário, que só teve de empurrar para a baliza deserta. Até ao final ainda houve uma bola parada perigosa por parte do Lavre mas sem o sucesso desejado.

O Lavre queria fazer história e estar pela primeira vez na final, no entanto, é com esta derrota de sabor amargo, que termina a época para o Lavre.

Ministério antecipa 500 milhões de euros a agricultores

O Ministério da Agricultura e da Alimentação, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), vai antecipar os 500 milhões de euros dos pagamentos do Pedido Único (PU), valor que os agricultores só iriam receber em outubro.

Esta é uma medida de resposta à crise provocada pela invasão militar da Rússia à Ucrânia e que vai permitir aos agricultores portugueses fazer face às necessidades adicionais de liquidez, nomeadamente com os fortes aumentos dos custos das matérias-primas, da energia e que afetou igualmente as cadeias de abastecimento agroalimentar.

O despacho conjunto, assinado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, e pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que antecipa o pagamento de 500 milhões de euros, vai beneficiar os agricultores do Continente que, no ano de 2021, tenham recebido pagamentos de medidas do Sistema Integrado de Gestão e Controlo (SIGC), no âmbito do Pagamento Único, que submetam as suas candidaturas ao PU até 16 de maio de 2022.

Este apoio excecional de crise, que vai ajudar os agricultores a terem condições para produzir, será disponibilizado pelo IFAP, sendo para o efeito necessário a submissão do formulário do Apoio Excecional de Crise até 31 deste mês.

Segurança Social atende por videoconferência

O vídeo-atendimento é um canal de relacionamento do Instituto da Segurança Social, que possibilita aos cidadãos e empresas a comodidade de serem atendidos na data e hora previamente agendadas, sem deslocações e sem terem de permanecer em filas de espera.

Este canal de atendimento, que se constitui como uma alternativa ao atendimento presencial, disponibiliza ainda atendimento assistido aos serviços da Segurança Social Direta, que consiste em dar apoio na realização de serviços online, tais como pedir o subsídio de parentalidade, pensão de velhice, abono de família, prestação social para a inclusão e/ou Estatuto do Cuidador Informal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A marcação do vídeo-atendimento pode ser feita através do portal de marcações SIGA em https://siga.marcacaodeatendimento.pt/ ou da Linha Segurança Social 210 545 400 ou 300 502 502, nos dias úteis, das 9 às 18 horas.

Ao fazer a marcação para vídeo-atendimento, o cidadão recebe no seu email uma mensagem com as instruções, o link de acesso à videoconferência, o código de validação para inserir e o link para cancelamento se não puder comparecer. Para aceder ao vídeo-atendimento nas melhores condições deve usar computador ou portátil, com câmara frontal, altifalante e microfone.

De janeiro de 2021 a abril de 2022, foram realizados um total de 38.800 videoatendimentos. Os temas mais procurados são desemprego (21%), parentalidade (13%), inscrição e identificação na Segurança Social (12%), prestações familiares (12%), contribuições (11%) e pensões (10%).

Entre os principais motivos de contacto estão a obtenção de informações de processos (41%), informações gerais (20%), a alteração e comunicação de dados (14%) e a entrega de requerimentos e documentos (10%).

Com este serviço, o Instituto da Segurança Social reafirma a sua determinação na procura de soluções orientadas para as necessidades das pessoas, de fácil acesso, grande proximidade e maior disponibilidade, sendo este igualmente um instrumento para uma gestão mais eficiente dos recursos da Segurança Social.

[/shc_shortcode]

Silveiras recebe Dona Quixota de Pina Polar no Ciclo da Primavera

Pina Polar volta a atuar amanhã no concelho de Montemor-o-Novo, desta vez no Centro Cultural das Silveiras, às 18 horas, apresentando “Dona Quixota”.

Este é um espetáculo de teatro comédia física, clown e circo baseado no “Don Quixote” de Cervantes, tal como explica Pina, que deixa o convite para que “apareçam para este espetáculo que tem tanta fantasia, com livros, surpresas e muito mais”

Pina é pedagoga de circo e visita localidades escolas com a personagem de palhaço Pina. O objetivo desta atividade é desenvolver algumas brincadeiras com o público, fazendo malabarismo, hulahoops e outras animações.

A apresentação é gratuita e destina-se ao público de todas as idades. Pode ver a apresentação de “Dona Quixota” aqui.

Portalegre comemora 472 anos de cidade

As comemorações dos 472 anos da elevação a cidade de Portalegre decorrem no feriado municipal do concelho, amanhã.

O programa do dia inicia às 9.30 horas, com o hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, com honras militares por uma companhia de guardas provisórios do Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republicana e as participações da Sociedade Musical Euterpe, da Sociedade Recreativa e Musical Alegretense e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portalegre.

Às 10 horas, na Igreja de São Lourenço, é rezada uma missa solene comemorativa da data, presidida pelo bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias.

Por fim, às 14.30 horas, no Centro de Congressos dos Paços do Concelho de Portalegre, decorre a sessão solene comemorativa da elevação de Portalegre a cidade.

Termina o Montemor Ladies Open

Termina hoje o Montemor Ladies Open, um dos maiores torneios de ténis, internacionais e nacionais, que decorreu ao longo de uma semana, no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo.

A presidente do Clube, Dora Sampaio refere que este é um torneio que tem vindo a aumentar o reconhecimento e qualidade deste clube montemorense, “temos conseguido marcar uma posição”, acrescentando ainda que “temos vindo a conseguir subir os prize money” o que, segundo Dora Sampaio acredita ser “um reconhecimento de que sabemos receber”.

Francisca Jorge, a melhor tenista portuguesa no ranking mundial adianta que depois deste torneio, estão várias propostas em aberto, em particular “a Billie Jean King Cup, que eu sendo número um portuguesa, eu esteja convocada, mas nunca é nada certo”.

Graças às apostas feitas nos torneios portugueses, estas modalidades têm vindo a crescer, e, tal como acrescenta Francisca Jorge “tem vindo a existir um crescimento nesse aspeto”, podendo as atletas fazer uma temporada em Portugal. Para Kika, as subidas nos rankings é algo positivo, pois permite que jogadoras venham até ao país “e isso dá-nos mais ritmo, mais experiência e isso é muito importante para nós enquanto jogadoras”.

Montemor Ladies Open que termina hoje com a grande final de singulares.

União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras quer ser Eco-Freguesia

A União das Freguesias de N. Sra. da Vila, Bispo e Silveiras está a candidatar-se, pela primeira vez, a Eco-Freguesia.

André Banha, vogal na União de freguesias explica que este projeto tem “como objetivo trabalhar com as freguesias, para tentar desenvolver eco-comunidades, ou comunidades mais sustentáveis”, contribuindo assim para “a transformação, no sentido, de uma comunidade mais sustentável”.

Esta candidatura feita pela União de Freguesias está a ser desenvolvida para que esta consiga “o galardão de bandeira verde, para despertarmos um bocadinho para as questões ambientais”, revela o vogal.

Já são várias as iniciativas criadas pela União de Freguesias, “a questão dos cinzeiros para o comércio local, 250 árvores plantadas em Silveiras, em conjunto com a Marca, até o próprio “Uma Criança, Um Rei”, que permitem que esta candidatura seja aceite, adianta André Banha, estando esta a ser desenvolvida pela primeira vez.

Para que a candidatura seja aprovada a população deve votar numa sondagem anónima que está disponível no site e facebook da União de Freguesias, tal como explica André Banha.

Eco-Freguesias pretende promover o desenvolvimento sustentável à escala local procurando envolver os cidadãos em geral, e os dirigentes das juntas de freguesias em particular, na construção de uma sustentabilidade participada.