O Tapete está na Rua em Arraiolos em junho

“O Tapete está na Rua” tem como objetivo promover – salvaguardar, divulgar e dar a conhecer – os “saberes e saberes fazer”, que numa região, as gentes souberam ou puderam expressar, é mais valia necessária e indispensável a todo e qualquer processo de desenvolvimento integrado, seja qual o âmbito a que circunscreve (local, regional ou nacional).

“O Tapete está na Rua” é um evento promovido pelo Município de Arraiolos e integra um conjunto de atividades culturais, nomeadamente exposições, animação cultural, colóquios e debates, com especial destaque para a “Mostra de Tapetes de Arraiolos” no Centro Histórico da Vila.

Esta iniciativa pretende dinamizar a economia local e dar a conhecer o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais.

Este certame pretende salvaguardar, preservar e divulgar a qualidade e diversidade da identidade arraiolense e alentejana, valorizando o artesanato mais genuíno “O Tapete de Arraiolos”.

A valorização do Tapete de Arraiolos e a promoção desta arte terá um espaço privilegiado no encontro Património Cultural Imaterial no Alentejo: Da Recolha e Inventariação à UNESCO”, mais um passo no caminho para a inscrição do “Tapete de Arraiolos” por parte da UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

Os largos e as ruas abrem-se em mostras e exposições que refletem a diversidade cultural dos que o Alentejo viu nascer ou daqueles que encontraram nestas terras fonte de inspiração.

Os tapetes de Arraiolos, têxteis bordados de qualidade são, de há séculos, imagem de marca da qual a vila e o concelho são indissociáveis.

Arte antiga feita de muitos “saberes” e um mesmo “saber fazer” que artesãs exímias souberam construir.

O evento é um contributo para a defesa do Tapete de Arraiolos, de forma a que as empresas produtoras e as bordadeiras do nosso concelho possam exercer a sua atividade com dignidade.

De 8 a 12 de junho o concelho de Arraiolos convida-vos a visitar a história, a cultura, a gastronomia, o artesanato e um conjunto de atividades e exposições que o programa do “Tapete está na Rua 2022” lhe pode facultar, bem como usufruir duma estada tranquila na nesta terra que está no coração do Alentejo e ficará no seu.

Medalha de ouro para Borba no concurso Cidades do Vinho 2022

Os vinhos de Borba “Adega de Borba Reserva Branco 2019”, da Adega de Borba, e “Visconde de Borba Branco Reserva 2020”, de Marcolino Sebo Wines and Oils, Lda., foram premiados com “Medalha de Ouro”, no II Concurso – Cidades do Vinho 2022, em Setúbal.

O concurso realizou-se na Escola de Hotelaria e Turismo em Setúbal e estiveram presentes 346 vinhos de 55 municípios. Estiveram no júri do concurso 30 jurados sendo António Ventura, o diretor do Concurso, e Eduardo Abade o responsável técnico. Foram atribuídas 113 medalhas e premiados 33 municípios, entre eles Borba que pela primeira vez participou no concurso. No total, foram entregues 30 Grandes Medalhas de Ouro e 83 Medalhas de Ouro. A entrega dos prémios é na Feira Nacional da Agricultura, no dia 11 de junho.

O Município de Borba apoiou esta participação através do pagamento da inscrição dos produtores e facultando o transporte das amostras para o concurso. Os vinhos de Borba que foram ao concurso foram os brancos “Adega de Borba Reserva Branco 2019”, da Adega de Borba e “Visconde de Borba Branco Reserva 2020”, de Marcolino Sebo Wines and Oils, Lda., e os tintos “Montes Claros Reserva Tinto 2019”, da Adega de Borba e “Visconde de Borba Tinto 2021”, de Marcolino Sebo Wines and Oils, Lda.

Semana Europeia de Geoparques no Festival da Paisagem

A Semana Europeia de Geoparques é uma iniciativa que decorre em 94 territórios UNESCO de 28 países. Ao longo desta semana são diversas as atividades que estão programadas com o objetivo de celebrar as paisagens naturais e humanas mais bonitas, reconhecidas pela UNESCO e que potenciam um desenvolvimento mais sustentável.

Para celebrar este acontecimento, o Geopark Naturtejo acolhe 25 eventos, desde conferências, visitas, mercados, a atividades para jovens.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

De 20 de maio, a 5 de junho, o Festival da Paisagem Geopark Naturtejo Mundial inicia com o “Projeto Fôlego”, uma intervenção artística para a comunidade, em Oleiros. Arranca ainda, neste primeiro dia, uma ação de formação para professores de Biologia e Geologia, que se entende ao longo de dois dias.

Durante este fim-de-semana tem luga o Festival da Cereja e do Limão de Montes da Senhora, em Proença-a-Nova. No sábado em Oleiros, na Praia de Cambas, acontece  o Mercado do Xisto, com vários produtos locais e, mais tarde, uma visita encenada pela vila. Para o dia seguinte, domingo, o Centro Ciência Viva da Floresta, recebe mais uma edição do BioDivSummit, onde o foco principal é a biodiversidade na era da transição digital e climática.

No início da segunda semana do festival, em Idanha-a-Nova, será apresentada, no Centro Cultural Raiano, a peça de teatro “A maior flor do mundo”. Nos dias seguintes, “Projeto Fôlego”, estará na Escola de Oleios, com a atividade “Pigmentos”.

Dia 25 de maio, celebra-se o Dia de África em Idanha-a-Nova, há uma caminhada noturna em Oleiros, e, a partir deste dia e até ao último dia, acontece o Encontro de Geoparques UNESCO de Portugal, com a participação do Geopark Naturtejo em Arouca.

Para o último fim-de-semana de maio acontece a GeoRota e o Mercado da Bio-Região, em Idanha-a-Nova. Também será promovido um workshop, “Natureza à Mesa”, desenvolvido no âmbito da parceria da Carta Europeia de Turismo Sustentável – Terras de Lince.

Na última semana de festival as crianças são o tema central. Em Castelo Branco, o Dia da Criança é celebrado com o Mercadinho Saudável e mais tarde, dá-se inicio ao Biénio para a Ação Climática nos Geoparques Portugueses. Em Oleiros está programada uma exposição na Galeria Municipal, o Festival de Música Infantil e, para celebrar o Dia Mundial do Ambiente, o projeto “Mão Verde”.

Ao longo deste festival está está patente a exposição “A Natureza em Movimento”, no Museu Municipal de Penamacor.

[/shc_shortcode]

Francisca Jorge passa aos quartos de final do Montemor Ladies Open

Francisca Jorge passou, esta manhã, aos quartos de final, vencendo a tenista francesa Julie Belgraver, no Montemor Ladies Open.

Pedro Couto, responsável pela comunicação, neste evento revela que “a Francisca Jorge está nos quartos de final, é a nossa melhor jogadora portuguesa, está a representar muito bem portugal”, sendo que, segundo Pedro Couto, a atleta “tem feito bons torneios aqui, hoje voltou a mostrar isso mesmo, com uma exibição muito convincente”. Amanhã, a atleta portuguesa irá “jogar os quartos de final com uma tenista alemã por isso vamos esperar que a ela consiga cegar longe nesta prova”.

Para além desta, há ainda duas atletas portuguesas em competição, nas provas de singulares, Inês Murta, “que está neste momento a jogar” e alentejana Ana Filipa Santos, “que joga às 17 horas e vai tentar passar mais uma ronda, ela venceu a primeira, vai tentar passar mais uma ronda e chegar também aos quartos de final”, adianta Pedro Couto.

Francisca Jorge que se apurou, esta manhã, para os quartos de final vai jogar novamente amanhã.

Caminhar pela Saúde em Santiago do Escoural

Foi na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, que andámos a Caminhar pela Saúde em Santiago do Escoural.

Com a crianças, mas também alguns adultos, a caminhada aconteceu pelas ruas da vila, que terminando à Casa do Povo com uma sessão de movimento.

Esta foi uma atividade em colaboração com a Junta de Freguesia, do Centro de Saúde, da GNR, das escolas e população.

Projeto musical Nomad no Festival Islâmico de Mértola

O projeto musical Nomad, de Paulo Monteiro e Fábio Antão, que mistura sonoridades ecléticas de lugares remotos, diferentes etnias e culturas, numa mistura de ritmos dançáveis e eletrónicos, atua hoje, à meia-noite, no Anfiteatro do Castelo de Mértola.

O espetáculo insere-se no Festival Islâmico de Mértola.

Oficina de Cerâmica no Mercado Municipal de Montemor

As Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo estão a promover um workshop de cerâmica que se realiza no sábado, dia 21 de maio, no Mercado Municipal, das 10 horas às 13 horas.

Tal como revela Ana João Almeida, formadora no Centro de Investigação de Cerâmica, de Montemor-o-Novo, “estaremos no Mercado, duas formadoras, em contexto do “Bom Dia Cerâmica”, a dar oficina de roda, em que os participantes poderão livremente participar, ter um contacto com o barro, experimentar trabalhar na roda e a decoração das peças”.

Para participar “basta aparecer, quem estiver a passear no Mercado pode assistir, pode participar, é livre”, acrescentando o convite para que “todos apareçam no Mercado, sábado”.

Bom Dia Cerâmica acontece no sábado, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, uma atividade promovida pelas Oficinas do Convento, totalmente gratuitas.

António Faria Vaz no Ciclo de Sessões de Ética na ESTeSL

Decorre amanhã, às 17 horas, a 3ª Sessão do “Ciclo de Sessões | Ética na ESTeSL”, com o tema “Aspetos éticos no ensino e na investigação: desafios para o estudante e para o professor” promovida pela Comissão de Ética da ESTeSL.

A sessão estará a cargo do orador António Faria Vaz, licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Lisboa (1983), Especialista em Medicina Geral e Familiar (1990), Pós Graduado em Economia de Medicamentos (ISEG/FFL 1995 – 1997), Mestrado em Farmacoepidemiologia (2000 – 2005), Mestrado em Ensaios Clínicos (2005 – 2006) e Mestrado em Bioética (2014 – 2018).

É vice-presidente do Conselho Diretivo do INFARMED I.P., presidente da RedÉtica, presidente da CES da ARS LVT. Foi vice-presidente da CEIC (2005 – 2011).

A sessão decorre em formado online.

SEF prepara plano nos aeroportos entre julho e setembro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a preparar um plano para os postos de fronteiras, nos aeroportos, entre julho e setembro.

Atualmente, o SEF, na direção de fronteiras de Lisboa conta com um efetivo de 215 inspetores, 125 dos quais exercem funções no controlo documental na entrada e saída do país.

No primeiro trimestre do ano no aeroporto de Lisboa, o SEF registou 70 processos-crime, 63 dos quais correspondem a detenções em flagrante delito, representando, um aumento em mais de 100% da criminalidade registada em relação ao período homólogo ao longo da última década.

De acordo com o SEF, 95% das detenções em flagrante delito efetuadas este ano estão relacionadas com fraude documental, designadamente através do uso de documentos falsificados e alheios, auxílio à imigração ilegal e mandados de detenção.

12ª edição da Festa dos Contos arranca com Livre Canto

A 12ª edição da Festa dos Contos começa hoje, em Montemor-o-Novo, com uma programação que decorre até sábado, promovida pela Trimagisto.

Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto explica que “este já se realiza há 13 anos, embora esta seja a 12ª edição, teve um ano de paragem, apenas pela pandemia”, sendo totalmente gratuito e que “tenta tratar da palavra como uma espécie de defesa da condição humana”, numa altura em que o contexto mundial é delicado. Segundo o diretor artístico este é “um festival da palavra cantada, da palavra poética, da palavra dita e da palavra também omitida”, acrescenta.

A programação é vasta, estando planeado, para hoje, às 21 horas, no Pátio dos Contos, na Biblioteca Municipal da cidade, “Livre Canto”, com Pedro Moreira e Lúcia Caroço e de seguida, Stand Up Comedy com Pedro Luzindro. Carlos Marques acrescenta que as apresentações acontecem “na Biblioteca Municipal, no Mercado Municipal e também no Cineteatro Curvo Semedo”, adiantando ainda que para os restantes dias estão programadas atividades como “stand up comedy, stand up poetry, vamos ter muita poesia, vamos ter uma romaria, pelas ruas da cidade, com imensos agentes culturais e musica, caminhando e dizendo poesia, com outras surpresas”, revela Carlos Marques.

Quanto às inscrições, o diretor artístico refere que “não é preciso inscrições, a festa é um lugar de encontro”, convidando todos a visitar “a Biblioteca, que é um lugar quentinho, um lugar onde tentaremos cuidar de toda a gente, com muito amor em volta da palavra”.

Amanhã, o dia começa às 10.30 horas na Biblioteca de Montemor-o-Novo, com várias iniciativas que se estendem até às 18 horas. A partir das 22 horas há uma romaria pelas ruas de Montemor e Stand Up Poetry. Pode ver o programa completo aqui.

Portuguesas avançam para os oitavos de final

As tenistas lusas Inês Murta e Ana Filipa Santos, qualificaram-se, hoje, para os oitavos de final desta 19.ª edição do Montemor Ladies Open, depois de vencerem a canadiana Ana Grubor e a indiana Ashmithia Easwaramurthi, respetivamente.

Se a algarvia Murta não sentiu grandes dificuldades para ultrapassar a sua jovem adversária, derrotando-a por 6-3 e 6-1, a alentejana Pipa, a jogar praticamente em casa, foi obrigada a disputar um terceiro set para levar de vencida a sua oponente por 6-4, 4-6 e 6-1.

Pelo caminho ficaram Matilde Jorge e Sara Lança. A vimaranense não encontrou forma de superar a japonesa Mei Yamaguchi, que venceu por 6-3 e 6-2, enquanto Lança perdia para a indiana Riya Bhatia, por claros 6-0 e 6-2.

Num dos encontros mais equilibrados do dia, a francesa Alice Robbe desembaraçou-se da australiana Kimberly Birrell, por 4-6, 6-3 e 6-3, a britânica Sarah Beth Grey, primeira favorita, foi superior a Julia Camblor, derrotando a espanhola por 6-1 e 6-2, a sueca Jacqueline Cabaj Awad deitou por terra as aspirações de Olga Parres Azcoitia (Espanha) seguir em frente, vencendo por 7-6 e 6-3, e, finalmente, a alemã Kathleen Kanev não dava hipóteses a Ana-Maria Gavrilovici (6-2 e 6-0).

Nos oitavos de final de hoje, Francisca Jorge defronta a francesa Julie Belgraver (segundo jogo das 10 horas), seguindo-se o duelo de Inês Murta com a vencedora do embate que ainda decorre entre a suiça Arlinda Rushiti e a indiana Sowjanya Bavisetti, enquanto Ana Filipa Santos vai fechar o dia medindo forças com a turca Pemra Ozgen (não antes das 17 horas).