“O Tapete está na Rua” tem como objetivo promover – salvaguardar, divulgar e dar a conhecer – os “saberes e saberes fazer”, que numa região, as gentes souberam ou puderam expressar, é mais valia necessária e indispensável a todo e qualquer processo de desenvolvimento integrado, seja qual o âmbito a que circunscreve (local, regional ou nacional).
“O Tapete está na Rua” é um evento promovido pelo Município de Arraiolos e integra um conjunto de atividades culturais, nomeadamente exposições, animação cultural, colóquios e debates, com especial destaque para a “Mostra de Tapetes de Arraiolos” no Centro Histórico da Vila.
Esta iniciativa pretende dinamizar a economia local e dar a conhecer o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais.
Este certame pretende salvaguardar, preservar e divulgar a qualidade e diversidade da identidade arraiolense e alentejana, valorizando o artesanato mais genuíno “O Tapete de Arraiolos”.
A valorização do Tapete de Arraiolos e a promoção desta arte terá um espaço privilegiado no encontro Património Cultural Imaterial no Alentejo: Da Recolha e Inventariação à UNESCO”, mais um passo no caminho para a inscrição do “Tapete de Arraiolos” por parte da UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.
Os largos e as ruas abrem-se em mostras e exposições que refletem a diversidade cultural dos que o Alentejo viu nascer ou daqueles que encontraram nestas terras fonte de inspiração.
Os tapetes de Arraiolos, têxteis bordados de qualidade são, de há séculos, imagem de marca da qual a vila e o concelho são indissociáveis.
Arte antiga feita de muitos “saberes” e um mesmo “saber fazer” que artesãs exímias souberam construir.
O evento é um contributo para a defesa do Tapete de Arraiolos, de forma a que as empresas produtoras e as bordadeiras do nosso concelho possam exercer a sua atividade com dignidade.
De 8 a 12 de junho o concelho de Arraiolos convida-vos a visitar a história, a cultura, a gastronomia, o artesanato e um conjunto de atividades e exposições que o programa do “Tapete está na Rua 2022” lhe pode facultar, bem como usufruir duma estada tranquila na nesta terra que está no coração do Alentejo e ficará no seu.


Os vinhos de Borba “Adega de Borba Reserva Branco 2019”, da Adega de Borba, e “Visconde de Borba Branco Reserva 2020”, de Marcolino Sebo Wines and Oils, Lda., foram premiados com “Medalha de Ouro”, no II Concurso – Cidades do Vinho 2022, em Setúbal.
A Semana Europeia de Geoparques é uma iniciativa que decorre em 94 territórios UNESCO de 28 países. Ao longo desta semana são diversas as atividades que estão programadas com o objetivo de celebrar as paisagens naturais e humanas mais bonitas, reconhecidas pela UNESCO e que potenciam um desenvolvimento mais sustentável.
Francisca Jorge passou, esta manhã, aos quartos de final, vencendo a tenista francesa Julie Belgraver, no Montemor Ladies Open.
Foi na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, que andámos a Caminhar pela Saúde em Santiago do Escoural.
O projeto musical Nomad, de Paulo Monteiro e Fábio Antão, que mistura sonoridades ecléticas de lugares remotos, diferentes etnias e culturas, numa mistura de ritmos dançáveis e eletrónicos, atua hoje, à meia-noite, no Anfiteatro do Castelo de Mértola.
As Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo estão a promover um workshop de cerâmica que se realiza no sábado, dia 21 de maio, no Mercado Municipal, das 10 horas às 13 horas.
Decorre amanhã, às 17 horas, a 3ª Sessão do “Ciclo de Sessões | Ética na ESTeSL”, com o tema “Aspetos éticos no ensino e na investigação: desafios para o estudante e para o professor” promovida pela Comissão de Ética da ESTeSL.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a preparar um plano para os postos de fronteiras, nos aeroportos, entre julho e setembro.
A 12ª edição da Festa dos Contos começa hoje, em Montemor-o-Novo, com uma programação que decorre até sábado, promovida pela Trimagisto.
As tenistas lusas Inês Murta e Ana Filipa Santos, qualificaram-se, hoje, para os oitavos de final desta 19.ª edição do Montemor Ladies Open, depois de vencerem a canadiana Ana Grubor e a indiana Ashmithia Easwaramurthi, respetivamente.