Foros de Vale de Figueira recebe Fado Popular no Ciclo da Primavera

Fado Popular atua amanhã no Centro Cultural dos Foros de Vale de Figueira, pelas 21.30 horas, um espetáculo inserido na programação do Ciclo da Primavera.

Este é um grupo de música tradicional alentejana e fado popular, constituído por seis elementos: bateria, acordeão, viola, baixo, cavaquinho/bandolim e voz.

O espetáculo é gratuito e destina-se a público de todas as idades. Pode ouvir o grupo Fado Popular aqui.

Tocadores do Comércio pelas ruas de S. Cristóvão

As ruas de São Cristóvão vão receber os Tocadores do Comércio, um projeto itinerante, que conta com um repertório de temas clássicos do estilo dixie.

O espetáculo começa no Largo 25 de Abril, amanhã, às 17 horas, seguindo depois pelas ruas desta freguesia.

Esta é uma apresentação itinerante inserida na programação do Ciclo da Primavera, para o público de todas as idades. Pode ouvir os Tocadores do Comércio aqui.

Ana Catarina Grilo apresenta “Fado Entre Nós” no Ciborro

A fadista montemorense Ana Catarina Grilo regressa ao concelho de Montemor-o-Novo com o projeto “Fado Entre Nós”, um concerto inserido no Ciclo da Primavera. O espetáculo está programado para amanhã, no Centro Cultural e Recreativo do Ciborro, às 21:30 horas.

Esta apresentação conta com a participação de Joaquim Grilo e Sofia Grilo que vão interpretar alguns fados a solo e outros em conjunto.

O concerto é gratuito e destina-se ao público de todas as idades. Pode ouvir Ana Catarina Grilo aqui.

Criação de skate no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

Centro Juvenil de Montemor-o-Novo irá promover até 11 de junho, um Workshop de Construção de Skates, com Hugo Almeida.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nesta atividade os jovens podem construir de raiz uma prancha de skate, a partir do aproveitamento de paletes.

A atividade destina-se a jovens maiores de 14 anos e decorre das 15 horas às 18 horas. A próxima atividade é amanhã, dia 14 de maio.

[/shc_shortcode]

Giulia Gatto-Monticone a mais cotada do Ladies Open

A experiente jogadora italiana Giulia Gatto-Monticone encabeça a lista de inscritas na 19.ª edição do Montemor Ladies Open, prova que irá decorrer até 22 de Maio nos courts do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo.

Para além da transalpina, atual 282.ª na hierarquia mundial, destaque igualmente para a chinesa Xiaodi You (297.ª), ou a turca Pemra Ozgen (325.ª).

Destaque igualmente para outras participantes confirmadas como a francesa Alice Robbe, a indiana Riya Bhatia, a dinamarquesa Olga Helmi ou a sueca Jacqueline Cabaj Awad. A japonesa Mei Yamaguchi é a jogadora mais forte do qualifying, ela que já foi feliz em Portugal, conquistando no ano passado o Amarante Ladies Open.

A portuguesa Francisca Jorge surge na quarta posição das tenistas mais cotadas e tem uma palavra a dizer, ela que regressou ao circuito após uma lesão abdominal. Para além de Kika, estarão igualmente presentes as portuguesas Matilde Jorge, Inês Murta, Elizabet Hamaliy, Ana Filipa Santos, Sara Lança, Sana Garakani, Beatriz Neves, Maria Beatriz Teixeira e Carolina Azadinho.

Festa das Ervas Alimentares, Aromáticas e Medicinais este fim de semana em Orada

A Festa das Ervas Alimentares, Aromáticas e Medicinais regressa à Orada, ao Largo da Igreja, este fim de semana, dias 14 e 15 de maio, e a animação não vai faltar.

O presidente da Câmara de Borba, António Anselmo revela que este certame, e à semelhança do que aconteceu com a feira do queijo, em Rio de Moinhos, “pretende promover e divulgar as ervas aromáticas que têm grande tradição na freguesia de Orada, onde ao mesmo de tempo se promove a freguesia em si, contando com, passeios de bicicleta, animação musical, provas de vinhos e de chás”, entre outros.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para além de todas essas iniciativas, no sábado, às 11.30 horas,  haverá o Encontro de Produtores e Processadores de Plantas Aromáticas e Medicinais e a apresentação do Guia de Colheita Sustentável de PAM Silvestres realizado no quadro do projeto da Escola Superior Agrária de Elvas. António Anselmo considera que “a programação é bastante interessante e foi feita com todo o gosto, dando destaque às ervas aromáticas da nossa região, em particular da freguesia de Orada”.

O evento começa com o passeio pedestre “As nossas Ervas”, este sábado, às 8.30 horas, junto à Igreja da Orada. Às 10 horas, abre o Mercado “Ervas & Companhia”, com animação para crianças. Meia hora depois, são inauguradas as exposições de fotografias antigas “De Sol a Sol” e “Moinhos do Guadiana”, promovidas pela “Memórias do Alentejo”, na Casa do Povo da Orada.

Pelas 11.30 horas decorre o Encontro de Produtores e Processadores de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) do projeto COOP4PAM (POCTEP). Às 15 horas, há torneio de sueca, com organização da Associação Jovem da Orada. Pelas 15.30 horas, é apresentado o “Guia de colheita sustentável de PAM silvestres”, pela professora Orlanda Póvoa, da Escola Superior Agrária de Elvas. A partir das 17.30 horas, há prova de sopas tradicionais com os “Tomba Lombos”, de Redondo. Pelas 22.30 horas, atuam os Adiafa.

Domingo, pelas 9 horas, há passeio de BTT, organizado pelo Clube 33CL Bike; pelas 10.30 horas decorre um peddy paper, promovido pelo CLDS de Borba; e às 11.30 horas há prova de vinhos, nas Adegas de Borba.

Durante a tarde, e a partir das 15 horas, há prova de chás pela aldeia de Orada; às 16 horas, um shoow cooking com o chef João Couto e, a partir das 18 horas, numa “tarde cultural”, atuam o Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, Os Garridos e Grupo Coral Vila Morena de Grândola.

[/shc_shortcode]

“As Estrelas Lavam os Teus Pés” vai estar em palco em Lavre

Sara Anjo e Madalena Palmeirim apresentam hoje, “As Estrelas Lavam os Teus Pés”, na Casa do Povo de Lavre, em Lavre.

Sinopse: “As Estrelas Lavam os Teus Pés é um espetáculo que propõe uma visão para a infância do universo intrigante e desafiador do pintor Hieronymus Bosch, através do seu quadro Jardim das Delícias”.

Esta apresentação de dança e música, conta com duas sessões, uma às 10.30 horas e outra às 14.30 horas, destinando-se ao público escolar.

Empresa montemorense RM Vinhos marca presença na ProWein este fim-de-semana

A empresa montemorense RM Vinhos vai marcar presença num dos maiores eventos vínicos do mundo. A ProWein tem como objetivo reunir num só local, vários produtores e criadores de forma a que estes consigam expandir negócio.

Este ano, o evento acontece de 15 a 17 de maio, em Düsseldorf, na Alemanha, onde estarão presentes diversos países, incluindo Portugal.

Joelma Rodrigues Santanita, CEO da RM Vinhos revela que “em 2017, um ano após a criação da empresa”, houve a possibilidade de participar na “ProWein e foi uma feira que nos deu muitos frutos naquele ano, fechámos a exportação para a Alemanha, para a Holanda e aumentámos a nossa exportação para o Brasil”, mercado onde já integravam.

Após uma interrupção devido à pandemia e a alguns investimentos que ambos os sócios, Joelma Rodrigues Santanita e José Carlos Santanita , decidiram realizar, a empresa regressa este ano a esta feira internacional, “com a sensação de triunfo porque temos muitas marcas”, algumas delas premiadas.

Apesar da experiência a trabalhar para outras empresas, Joelma Rodrigues Santanita explica que a participação, pela primeira vez, nesta feira, “poderia ter dado mais frutos se tivéssemos feito o trabalho de casa antes”, ou seja, “marcar na feira reuniões, com todas as pessoas do mundo”, até porque este é um grande encontro de negócios.

Para este ano, e já contando com a experiência anterior “enviámos convite para muitos dos nossos parceiros e também para novos que podem vir a trabalhar no futuro”, como é o caso de países como Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Brasil, país onde ainda há poucas vendas na região sul.

Com a possibilidade de participar na ProWein, Joelma Rodrigues Santanita acredita que haverá a possibilidade de exportar cada vez mais vinho. A RM Vinhos estará no stand português, “na parte do Alentejo”, considerando a CEO que esta representação na ProWein “é muito boa para o concelho”.

A ProWein é um evento que já se realiza há 25 anos, sendo que, para além desta feira na Alemanha, o evento já passou por Shanghai, Singapore, Hong Kong, São Paulo e Mumbai.

Conde Ferreira em Montemor recebe “Cientista Regressa à Escola”

“Cientista Regressa à Escola é um projeto que se realiza hoje, na Escola Básica nº2 – Conde Ferreira, em Montemor-o-Novo, que pretende promover a ciência e o conhecimento científico nos alunos do 1º ciclo.

As atividades iniciam às 10.45 horas com a receção da cientista e bióloga Ana Tavares, na escola. A partir das 11 horas acontece a 1ª Oficina na EB nº2.

A 2ª oficina está marcada para as 14 horas, terminando o dia na Oficina da Criança, pelas 16 horas.