Avis regressa aos tempos medievais este fim de semana

Avis está de regresso, já este fim de semana, aos tempos da idade média, com a realização da tradicional Feira Medieval.

Os visitantes, garante o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva, vão ser convidados a entrar “numa viagem no tempo”, cruzando-se com centenas de figurantes que, entre esta sexta-feira, 13 de maio, e domingo, dia 15, dão vida a figuras do povo, do clero e da nobreza.

“Temos um palco privilegiado para eventos desta natureza”, assegura o autarca, adiantando que, com a pandemia a obrigar a uma paragem forçada de dois anos, foram muitos os artesãos que se quiseram inscrever, para participar no evento, de tal forma que o município foi obrigado a fazer uma seleção. “Julgo que temos todo o espaço devidamente decorado e os visitantes vão ter oportunidade de degustar os sabores inspirados nos produtos das nossas tradições, nas nossas tasquinhas”, acrescenta.

O evento, que para o concelho se assume “de grande importância”, procura, ano após anos, recriar episódios da história, com base no legado documental. Desta feita, o grande destaque é dado a D. João I e à Ínclita Geração, com as guerras, as alianças e a paz.

Durante os três dias da feira não faltarão “música, danças, lutas, brincadeiras dos saltimbancos, a que se juntam uma série de espetáculos de malabares de fogo, tiro ao arco, torneio a cavalo e diversas teatralizações, que prometem levar os visitantes às vivências de outros tempos”.

Na esperança que o público possa regressar, em força, a Avis, para esta feira medieval, o município tem asseguradas todas as condições de segurança. Quanto a números, relativamente à possível afluência, Nuno Silva não se arrisca a fazer previsões, mas espera que, e tendo em conta que as entradas são gratuitas, o evento receba “um número bastante simpático de visitantes”.