Nutriclube ensina jovens a ter alimentação mais saudável

Nutriclube é uma atividade destinada a jovens e que tem como objetivo educar para uma alimentação mais saudável e sustentável. A atividade está a ser desenvolvida pelo Centro Juvenil e pela Unidade de Cuidados pela Comunidade de Montemor-o-Novo.

Anabela Ferreira, coordenadora da atividade “Nutriclube”, explica que estas são “sessões de culinária para jovens”, sendo objetivo principal da atividade, “tomar consciência alimentar, ter noção de que nutrientes são importantes para o crescimento”, dos jovens.

Para facilitar a aprendizagem, nestas sessões que se realizam de forma quinzenal, foi “criado um livro de receitas que vai sendo acrescentado a cada dia que passa”, estando nestas contidas, “informação nutricional do prato que estamos a confecionar”, explica a coordenadora.

Anabela Ferreira realça a importância da colaboração com “a UCC, tanto eu como a doutora Dina Sardinha e as suas estagiárias de nutrição”, disponibilizam receitas e guias nutricionais aos jovens cozinheiros.

Aliado ao fator da educação alimentar pretende-se “criar um pouco mais de consciência ambiental” permitindo aos jovens “a prova de alimentos da época, comprados localmente”, adianta Anabela.

De forma a complementar o “Nutriclube”, está a ser desenvolvido “duas vezes por mês, na Escola EB 2,3, o “Já Comeste Fruta Hoje?” e a ideia é dar a provar vários tipos de frutas, de várias formas diferentes”, incentivando os jovens à ingestão de mais frutas, principalmente locais e da época.

O Nutriclube decorre hoje, no Centro Juvenil. Para participar é necessário realizar inscrição que deve ser feita para o email juventude@cm-montemornovo.pt.